...
segunda-feira ,20 janeiro 2025
Home / Meios de comunicação / Festival Visões Periféricas começa dia 2 de março de forma híbrida

Festival Visões Periféricas começa dia 2 de março de forma híbrida

Repro­dução: © Divulgação/Festival Visões Per­iféri­c­as

Serão exibidos 78 filmes de longa, média e curta-metragem


Pub­li­ca­do em 25/02/2023 — 16:00 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Começa na próx­i­ma quin­ta-feira (2) a 16ª edição do Fes­ti­val Visões Per­iféri­c­as, de for­ma híbri­da – nos for­matos pres­en­cial e online — e gra­tui­ta para todo o Brasil. O fes­ti­val é uma platafor­ma de difusão de filmes de cur­ta, média e lon­ga-metragem e de desen­volvi­men­to de pro­je­tos audio­vi­suais pro­duzi­dos nas per­ife­rias brasileiras.

A exibição pres­en­cial será de 2 a 6 de março nos cin­e­mas Estação Net Rio, Estação Net Botafo­go, Cine Teatro Eduar­do Coutin­ho (Bib­liote­ca Par­que Man­guin­hos) e CineCar­i­o­ca Nova Brasília, todos no Rio de Janeiro. Os filmes da Mostras Fron­teiras Imag­inárias, Panorâmi­ca e Viso­ra­ma serão exibidos no site do Visões Per­iféri­c­as, nos dias 7 e 8 de março. Ness­es dois dias, a com­petição será online, com votação dos inter­nau­tas.

O fes­ti­val real­iza tam­bém este ano a Mostra Itaú Cul­tur­al Play, com exibição de dez filmes, entre lon­gas e cur­tas-metra­gens, total­mente de graça, para todo o Brasil, no site do Itaú Cul­tur­al.

Con­sid­er­a­do van­guardista por ter sido o primeiro fes­ti­val no Brasil a ofer­e­cer ao públi­co a sua exibição em for­ma­to híbri­do, em 2014, o Visões Per­iféri­c­as é pio­neiro, tam­bém, em priv­i­le­giar, por meio de sua curado­ria e temáti­ca, filmes pro­duzi­dos por real­izadores que vivem nas per­ife­rias do país.

Filmes

Este ano, o fes­ti­val exibirá, ao todo, 78 filmes de lon­ga, média e cur­ta-metragem, dis­tribuí­dos nas mostras Fron­teiras Imag­inárias, incluin­do filmes de até 30 min­u­tos, pro­duzi­dos por real­izadores inde­pen­dentes de todo o Brasil; Cin­e­ma da Gema, com filmes de até 30 min­u­tos pro­duzi­dos no esta­do do Rio de Janeiro; Panorâmi­ca, com filmes com duração de pelo menos 40 min­u­tos (média e lon­ga metra­gens); Viso­ra­ma, con­tendo filmes de até 15 min­u­tos, pro­duzi­dos em pro­je­tos de for­mação audio­vi­su­al no ensi­no bási­co e médio ou pro­je­tos do ter­ceiro setor, na Mostra Hom­e­nagem e na Mostra Itaú Cul­tur­al Play, além dos lon­gas de aber­tu­ra e de encer­ra­men­to do fes­ti­val.

O filme de aber­tu­ra é A Invenção do Out­ro, de Bruno Jorge. A sessão será no dia 2 de março, às 19h, no Estação Net Rio (Sala 5). Será a primeira exibição do filme no Rio de Janeiro. O doc­u­men­tário foi o grande vence­dor do 55º Fes­ti­val de Brasília e traz o reg­istro inédi­to do indi­genista Bruno Pereira, assas­si­na­do no ano pas­sa­do, lid­eran­do a expe­dição da Fun­dação Nacional dos Povos Indí­ge­nas (Funai) na Amazô­nia para ten­tar encon­trar e esta­b­ele­cer o primeiro con­ta­to com um grupo de indí­ge­nas iso­la­dos da etnia dos Korubo, em esta­do de vul­ner­a­bil­i­dade.

A Mostra Hom­e­nagem, da edição 2023 do fes­ti­val, pres­ta, no dia 4 de março, às 19h, no Estação Net Botafo­go (Sala 3), hom­e­nagem ao cineas­ta indí­ge­na Takumã Kuikuro e à Kait­su Filmes Pro­duções – Cole­ti­vo Kuikuro. Será exibido o filme As Hiper-Mul­heres, de Takumã Kuikuro, Leonar­do Sette e Faus­to Car­los, com real­iza­ção de debate após a exibição do doc­u­men­tário, que con­tará com a pre­sença do cineas­ta.

As sessões pres­en­ci­ais das mostras com­pet­i­ti­vas no Estação Net Botafo­go con­tarão com debates com os real­izadores, após a sessão.

Premiação

No dia 6 de março, haverá cer­imô­nia e sessão de pre­mi­ação do fes­ti­val, às 19h, no Estação Net Botafo­go (Sala 1), com exibição do doc­u­men­tário, inédi­to no Rio de Janeiro, Man­da­do, de Bren­da Melo Moraes e João Paulo Reys, que con­ta com entre­vis­tas de moradores da Maré e da vereado­ra Marielle Fran­co, assas­si­na­da no dia 14 de março de 2018, aos 38 anos.

O ide­al­izador do fes­ti­val e um de seus curadores, Mar­cio Blan­co, disse que os filmes das mostras com­pet­i­ti­vas serão avali­a­dos por um júri téc­ni­co e pre­mi­a­dos com troféu, prestação de serviços na área de pro­dução e pós-pro­dução e bol­sas de estu­dos em cur­sos de audio­vi­su­al. O filme com maior votação online por parte do públi­co em cada mostra com­pet­i­ti­va será pre­mi­a­do.

Segun­do Mar­cio Blan­co, em 16 anos de real­iza­ção, o Fes­ti­val Visões Per­iféri­c­as se con­soli­dou como pro­je­to úni­co e ino­vador de difusão audio­vi­su­al no país e de for­mação de rede e inserção do jovem real­izador de per­ife­ria no cir­cuito nacional de fes­ti­vais no mer­ca­do audio­vi­su­al.

“O Visões tem o méri­to de ter sido o primeiro fes­ti­val no Brasil a assumir a mis­são de rev­e­lar uma ger­ação de jovens real­izadores com origem nas per­ife­rias brasileiras”, disse.

O con­ceito de per­ife­ria no fes­ti­val é abrangente, incluin­do filmes de real­izadores de comu­nidades quilom­bo­las, aldeias indí­ge­nas, fave­las, negros e mul­heres. “Além dis­so, esta­mos sem­pre dis­cutin­do a per­ife­ria a par­tir dos filmes, sele­cio­nan­do aque­les que trazem um olhar ino­vador e esteti­ca­mente potente”, disse Mar­cio Blan­co.

Laboratório

Além das mostras, o fes­ti­val pro­move o Visões Lab, um lab­o­ratório de desen­volvi­men­to de pro­je­tos de lon­gas de ficção que vão rece­ber men­to­ria nas áreas de roteiro, direção e pro­dução exec­u­ti­va. Os pro­je­tos sele­ciona­dos este ano, pas­sarão por uma roda­da de pitch­ing (exposição clara do pro­je­to a ser ven­di­do) com rep­re­sen­tantes do mer­ca­do. Os pro­je­tos vence­dores rece­berão prêmios em din­heiro e prestação de serviço.

Par­tic­i­pam da ban­ca as empre­sas Vit­rine Filmes, Elo Com­pa­ny, Globo Filmes, Canal Brasil, Prime Box Brasil, Gale­ria Dis­tribuido­ra e Pro­du­to­ra e Têm­Dendê Pro­duções.

O Fes­ti­val Visões Per­iféri­c­as tem patrocínio do Itaú Uni­ban­co, por meio da Lei Rouanet, e apoio da RioFilme, órgão que inte­gra a Sec­re­taria de Cul­tura da prefeitu­ra car­i­o­ca.

Os esta­dos com filmes con­tem­pla­dos nes­ta edição do fes­ti­val são Rio de Janeiro, São Paulo, Espíri­to San­to, Minas Gerais, Ama­zonas, Acre, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Paraí­ba, Maran­hão, Per­nam­bu­co, Piauí, Rio Grande do Sul e San­ta Cata­ri­na.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Apresentador Léo Batista morre no Rio de Janeiro, aos 92 anos

Dono de voz marcante, ele enfrentava um câncer no pâncreas Bruno de Fre­itas Moura — …