...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Esportes / Final da Copa do Brasil terá campanha de combate ao racismo

Final da Copa do Brasil terá campanha de combate ao racismo

Repro­dução: @Agência Brasil / EBC

Ação contará com presença de ministros no Morumbi


Pub­li­ca­do em 24/09/2023 — 07:50 Por Luciano Nasci­men­to – Repórter da Agên­cia Brasil — São Luís

ouvir:

Antes da bola rolar na final da Copa do Brasil, dis­puta­da entre Fla­men­go e São Paulo, neste domin­go (24), os torce­dores pre­sentes no está­dio do Morumbi e os que vão acom­pan­har o jogo pela tele­visão terão sua atenção volta­da para uma cam­pan­ha para enfrentar o racis­mo nos cam­pos de fute­bol. Bati­za­da de Com Racis­mo Não Tem Jogo, a ação divul­gará canal de denún­cias para enfrenta­men­to ao racis­mo no cenário esporti­vo.

Campanha contra racismo no futebol
Repro­dução: Gov­er­no fed­er­al aproveitará vis­i­bil­i­dade da final da Copa do Brasil para divul­gar cam­pan­ha con­tra o racis­mo — Min­istério dos Dire­itos Humanos/Divulgação

A ação con­tará com as pre­senças dos min­istros Sil­vio Almei­da (Dire­itos Humanos e da Cidada­nia), Anielle Fran­co (Igual­dade Racial) e André Fufu­ca (Esporte). Na ocasião, haverá a exibição de um balão infláv­el do Disque 100 – Disque Dire­itos Humanos, canal pelo qual a pop­u­lação pode faz­er denún­cias con­tra a vio­lação de dire­itos humanos, den­tre elas o racis­mo durante as par­tidas de fute­bol.

No cen­tro do gra­ma­do do Morumbi, os min­istros tam­bém entre­garão camise­tas aos jogadores com men­sagem con­tra o racis­mo. A cam­pan­ha faz parte das ações do gov­er­no fed­er­al para com­bat­er o racis­mo.

“O gov­er­no fed­er­al está empen­hado em pro­mover ações para coibir e reprim­ir atos de intol­erân­cia, dis­crim­i­nação e pre­con­ceito racial em are­nas esporti­vas tan­to no Brasil quan­to no exte­ri­or”, disse o Min­istério dos Dire­itos Humanos e Cidada­nia em nota.

A pas­ta lem­bra ain­da os episó­dios de racis­mo, na Espan­ha, envol­ven­do o jogador Vini­cius Jr., ata­cante do Real Madri e con­vo­ca­do para a seleção brasileira. Em maio, Vini­cius Jr. foi alvo, mais uma vez, de racis­mo, durante uma par­ti­da do seu time con­tra o Valen­cia.

No episó­dio, torce­dores do Valen­cia chama­ram Vini­cius de maca­co des­de a chega­da do ônibus no está­dio. O com­por­ta­men­to foi repeti­do ao lon­go do jogo, fazen­do com que a par­ti­da fos­se inter­romp­i­da quan­do o ata­cante apon­tou torce­dores imi­tan­do sons e fazen­do gestos de maca­cos.

Em respos­ta, o Ita­ma­raty, o Min­istério dos Dire­itos Humanos e Cidada­nia e o Min­istério da Igual­dade Racial, em con­jun­to com out­ras Pas­tas, divul­gar­am uma nota con­vo­can­do as autori­dades gov­er­na­men­tais e esporti­vas da Espan­ha a tomarem providên­cias para punir os autores dos atos e evi­tar repetições.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dois jogos do Campeonato Baiano serão transmitidos pela TV Brasil

Partidas de futebol serão realizadas neste domingo EBC Pub­li­ca­do em 17/01/2025 — 11:52 Brasília Ver­são …