...
segunda-feira ,18 março 2024
Home / Esportes / Finalistas da Copa Verde homenageiam onça-pintada e arara-azul

Finalistas da Copa Verde homenageiam onça-pintada e arara-azul

Finalistas da Copa Verde homenageiam onça-pintada e arara-azul Patchs a serem usados por Remo e Brasiliense farão alusão às espécies

© Divulgação/Associação Onça­fa­ri (Repro­du­ção)

Remo e Brasiliense decidem título amanhã, com transmissão da TV Brasil


Publi­ca­do em 23/02/2021 — 08:00 Por Lin­coln Cha­ves — Repór­ter da TV Bra­sil e Rádio Naci­o­nal — São Pau­lo

As cami­sas do joga­do­res de Remo e Bra­si­li­en­se no últi­mo jogo da final da edi­ção 2020 da Copa Ver­de terão pat­ches (apli­ques) alu­si­vos às fau­nas da Amazô­nia e do Pan­ta­nal, bio­mas pre­sen­tes nas regiões cujos times par­tic­pam da com­pe­ti­ção. A ini­ci­a­ti­va visa incen­ti­va a pre­ser­va­ção das espé­ci­es. A deci­são do títu­lo da Copa Ver­de será ama­nha (24), às 16h (horá­rio de Bra­sí­lia), no Maguei­rão, em Belém, com trans­mis­são ao vivo da TV Bra­sil.  No últi­mo domin­go (20), par­ti­da de ida, o Bra­si­li­en­se ven­ceu o Remo em casa, por 2 a 1, e tem a van­ta­gem do empa­te nes­ta quar­ta-fei­ra (24) levar o títu­lo. Já o Remo terá de que ganhar, ao menos, por dois gols de dife­ren­ça para ser cam­peão no tem­po regu­la­men­tar.. Se o pla­car agre­ga­do ter­mi­nar igual, o títu­lo será defi­ni­do nos pênal­tis.

pat­ch do Remo home­na­ge­a­rá a onça-pin­ta­da, espé­cie em extin­ção. Segun­do a Asso­ci­a­ção Não-Gover­na­men­tal (ONG) Onça­fa­ri, o Bra­sil abri­ga 50% da popu­la­ção de onças-pin­ta­das no mun­do. Ain­da de acor­do com a ONG, o mai­or refú­gio des­tes ani­mais é jus­ta­men­te a Amazô­nia, mas o des­ma­ta­men­to e a caça têm ame­a­ça­do a sobre­vi­vên­cia deles. Pan­ta­nal, Mata Atlân­ti­ca, Cer­ra­do e Caa­tin­ga tam­bém são bio­mas bra­si­lei­ros com pre­sen­ça de onças-pin­ta­das, mas em situ­a­ções que vari­am de “qua­se ame­a­ça­da” para “cri­ti­ca­men­te ame­a­ça­da”.

Finalistas da Copa Verde homenageiam onça-pintada e arara-azul Patchs a serem usados por Remo e Brasiliense farão alusão às espécies
Segun­do a ONG Onça­fa­ri o Bra­sil abri­ga 50% da popu­la­ção de onças-pin­ta­das do mun­do. A espé­cie se encon­tra em extin­ção– Divulgação/Associação Onça­far (Repro­du­ção)

O Bra­si­li­en­se, por sua vez, terá um pat­ch alu­si­vo à ara­ra-azul. DE acor­do com o Ins­ti­tu­to Ara­ra Azul, mais de dez mil aves des­ta espé­cie foram reti­ra­das da natu­re­za até os anos de 1980, devi­do à cap­tu­ra para comer­ci­a­li­za­ção, des­ca­rac­te­ri­za­ção do ambi­en­te e cole­ta de penas para sou­ve­nirs. A ONG rea­li­za um pro­je­to de con­ser­va­ção da espé­cie com o moni­to­ra­men­to de ninhos (natu­rais e arti­fi­ci­ais) no Pan­ta­nal e ações de edu­ca­ção ambi­en­tal. Segun­do o ins­ti­tu­to, a popu­la­ção de ara­ras-azuis tri­pli­cou, mas segue sob aten­ção, devi­do à fra­gi­li­da­de das aves.

Finalistas da Copa Verde homenageiam onça-pintada e arara-azul Patchs a serem usados por Remo e Brasiliense farão alusão às espécies

Nos aos de 1980, de acor­do com o Ins­ti­tu­to Ara­ra Azul, mais de dez mil aves da espé­cie foram reti­ra­das da natu­re­za devi­do à cap­tu­ra para comer­ci­a­li­za­ção e cole­ta de penas para sou­ve­nirs.- Divulgação/Associação Onça­fa­ri (Repro­du­ção)

O ven­ce­dor da Copa Ver­de será agra­ci­a­do com três taças. Além da tra­di­ci­o­nal, o cam­peão rece­be­rá um tro­féu vivo, com mudas para serem plan­ta­das na sede do clu­be, e outro fei­to de madei­ra cer­ti­fi­ca­da, ide­a­li­za­do pelo artis­ta Pau­lo Alves. As mudas são refe­ren­tes aos bio­mas das regiões dos fina­lis­tas: bacu­pa­ri da Amazô­nia e puruí do Cer­ra­do. O atle­ta que for elei­to o melhor em cam­po tam­bém será pre­mi­a­do com um tro­féu de madei­ra cer­ti­fi­ca­da, ide­a­li­za­do pela desig­ner Rober­ta Ram­paz­zo.

A com­pe­ti­ção reú­ne times do Espí­ri­to San­to e das regiões Nor­te e Cen­tro-Oes­te e ocor­re des­de 2014. Cui­a­bá (2015 e 2019) e Pay­san­du (2016 e 2018), com dois títu­los cada, são os mai­o­res ven­ce­do­res, segui­dos por Bra­sí­lia (2014) e Luver­den­se (2017).

Edi­ção: Cláu­dia Soa­res Rodri­gues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Desmatamento no Cerrado cai 48% em janeiro, mostra instituto

Repro­du­ção: © REUTERS/Amanda Perobelli/Direitos Reser­va­dos É o menor nível registrado em 11 meses Publi­ca­do em …