...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Noticias / Fiocruz estimula ciência entre alunas de escolas públicas do Rio

Fiocruz estimula ciência entre alunas de escolas públicas do Rio

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

É para festejar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência


Pub­li­ca­do em 08/01/2023 — 13:24 Por Viní­cius Lis­boa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz) abrirá suas por­tas nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro para meni­nas estu­dantes de esco­las públi­cas do ensi­no médio no esta­do do Rio de Janeiro. É para comem­o­rar o Dia Inter­na­cional das Mul­heres e Meni­nas na Ciên­cia, cel­e­bra­do em 11 de fevereiro. 

O perío­do de inscrições começou no últi­mo dia 2 e vai até 22 de janeiro, e as regras podem ser con­sul­tadas no site do pro­gra­ma. A coor­de­nado­ra de divul­gação cien­tí­fi­ca da Fiocruz, Cristi­na Araripe, enco­ra­ja a inscrição de meni­nas de todas as partes do Rio, morado­ras do inte­ri­or, Baix­a­da Flu­mi­nense, fave­las e comu­nidades tradi­cionais, matric­u­ladas em esco­las munic­i­pais, estad­u­ais e fed­erais.

“A gente tem uma expec­ta­ti­va de rece­ber muitas inscrições. Temos 100 vagas, e a gente vai ado­tar, com certeza, critérios lig­a­dos à diver­si­dade”, disse Cristi­na, que adi­anta que o pro­gra­ma vai ser real­iza­do primeiro no Rio de Janeiro, mas depois será lev­a­do aos 10 esta­dos em que a Fiocruz tem cen­tros de pesquisa.

A coor­de­nado­ra pede que as meni­nas se inscrevam inde­pen­den­te­mente de suas condições finan­ceiras, porque poderá ser pos­sív­el esta­b­ele­cer parce­rias com esco­las e sec­re­tarias de Edu­cação para via­bi­lizar sua par­tic­i­pação. Pro­fes­so­ras que saibam do pro­gra­ma tam­bém são enco­ra­jadas a estim­u­lar a inscrição de suas alu­nas.

Além de preencher as infor­mações necessárias e enviar autor­iza­ção dos respon­sáveis, as can­di­datas dev­erão respon­der às seguintes per­gun­tas, com 100 palavras cada: “Qual a importân­cia das mul­heres na ciên­cia?”; e “Quais são as prin­ci­pais áreas de con­hec­i­men­to do seu inter­esse?”

Visitas a laboratórios

A escol­ha será fei­ta pela coor­de­nação do Pro­gra­ma Fiocruz Mul­heres e Meni­nas na Ciên­cia. A decisão será divul­ga­da online no próx­i­mo dia 27 de janeiro.

As sele­cionadas vão con­hecer o cam­pus da Fiocruz em Man­guin­hos, na zona norte do Rio, vis­i­tar lab­o­ratórios, viven­ciar ativi­dades de pesquisa e con­ver­sar com mul­heres cien­tis­tas.

O pro­gra­ma bus­ca des­per­tar entre as estu­dantes o inter­esse nas áreas de ciên­cia, tec­nolo­gia e ino­vação em saúde públi­ca, desta­can­do a tra­jetória de mul­heres cien­tis­tas da Fiocruz.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …