...
quarta-feira ,17 abril 2024
Home / Noticias / Fiocruz estimula ciência entre alunas de escolas públicas do Rio

Fiocruz estimula ciência entre alunas de escolas públicas do Rio

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil

É para festejar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência


Publi­ca­do em 08/01/2023 — 13:24 Por Viní­cius Lis­boa — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

A Fun­da­ção Oswal­do Cruz (Fio­cruz) abri­rá suas por­tas nos dias 8, 9 e 10 de feve­rei­ro para meni­nas estu­dan­tes de esco­las públi­cas do ensi­no médio no esta­do do Rio de Janei­ro. É para come­mo­rar o Dia Inter­na­ci­o­nal das Mulhe­res e Meni­nas na Ciên­cia, cele­bra­do em 11 de feve­rei­ro. 

O perío­do de ins­cri­ções come­çou no últi­mo dia 2 e vai até 22 de janei­ro, e as regras podem ser con­sul­ta­das no site do pro­gra­ma. A coor­de­na­do­ra de divul­ga­ção cien­tí­fi­ca da Fio­cruz, Cris­ti­na Ara­ri­pe, enco­ra­ja a ins­cri­ção de meni­nas de todas as par­tes do Rio, mora­do­ras do inte­ri­or, Bai­xa­da Flu­mi­nen­se, fave­las e comu­ni­da­des tra­di­ci­o­nais, matri­cu­la­das em esco­las muni­ci­pais, esta­du­ais e fede­rais.

“A gen­te tem uma expec­ta­ti­va de rece­ber mui­tas ins­cri­ções. Temos 100 vagas, e a gen­te vai ado­tar, com cer­te­za, cri­té­ri­os liga­dos à diver­si­da­de”, dis­se Cris­ti­na, que adi­an­ta que o pro­gra­ma vai ser rea­li­za­do pri­mei­ro no Rio de Janei­ro, mas depois será leva­do aos 10 esta­dos em que a Fio­cruz tem cen­tros de pes­qui­sa.

A coor­de­na­do­ra pede que as meni­nas se ins­cre­vam inde­pen­den­te­men­te de suas con­di­ções finan­cei­ras, por­que pode­rá ser pos­sí­vel esta­be­le­cer par­ce­ri­as com esco­las e secre­ta­ri­as de Edu­ca­ção para via­bi­li­zar sua par­ti­ci­pa­ção. Pro­fes­so­ras que sai­bam do pro­gra­ma tam­bém são enco­ra­ja­das a esti­mu­lar a ins­cri­ção de suas alu­nas.

Além de pre­en­cher as infor­ma­ções neces­sá­ri­as e envi­ar auto­ri­za­ção dos res­pon­sá­veis, as can­di­da­tas deve­rão res­pon­der às seguin­tes per­gun­tas, com 100 pala­vras cada: “Qual a impor­tân­cia das mulhe­res na ciên­cia?”; e “Quais são as prin­ci­pais áre­as de conhe­ci­men­to do seu inte­res­se?”

Visitas a laboratórios

A esco­lha será fei­ta pela coor­de­na­ção do Pro­gra­ma Fio­cruz Mulhe­res e Meni­nas na Ciên­cia. A deci­são será divul­ga­da onli­ne no pró­xi­mo dia 27 de janei­ro.

As sele­ci­o­na­das vão conhe­cer o cam­pus da Fio­cruz em Man­gui­nhos, na zona nor­te do Rio, visi­tar labo­ra­tó­ri­os, viven­ci­ar ati­vi­da­des de pes­qui­sa e con­ver­sar com mulhe­res cien­tis­tas.

O pro­gra­ma bus­ca des­per­tar entre as estu­dan­tes o inte­res­se nas áre­as de ciên­cia, tec­no­lo­gia e ino­va­ção em saú­de públi­ca, des­ta­can­do a tra­je­tó­ria de mulhe­res cien­tis­tas da Fio­cruz.

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 26-03-2024 Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, falando sobre a decisão da CCJ durante coletiva. Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Lira critica Padilha; ministro reage com vídeo de Lula

Repro­du­ção: © Lula Marques/ Agên­cia Bra­sil Deputado fez declaração ao ser questionado sobre prisão de …