...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Saúde / Fiocruz prevê produção de 1 milhão de vacinas por dia até final do mês

Fiocruz prevê produção de 1 milhão de vacinas por dia até final do mês

Fiocruz inicia envase do primeiro lote de IFA da vacina Covid-19
© Bio-Man­gui­nhos/­Fi­o­cruz (Repro­du­ção)

Ministro da Saúde fez visita técnica à fundação nesta segunda-feira


Publi­ca­do em 08/03/2021 — 21:56 Por Vla­di­mir Pla­to­now — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

A Fun­da­ção Oswal­do Cruz (Fio­cruz) espe­ra pro­du­zir um milhão de doses da vaci­na con­tra a covid-19 por dia até o final de mar­ço. A esti­ma­ti­va foi divul­ga­da nes­ta segun­da-fei­ra (8), duran­te a visi­ta téc­ni­ca do minis­tro da Saú­de, Edu­ar­do Pazu­el­lo, quan­do foi anun­ci­a­do o iní­cio da pro­du­ção em lar­ga esca­la.

Duran­te o encon­tro, repre­sen­tan­tes da Fio­cruz pre­vi­ram a entre­ga de 3,8 milhões de doses para o mês de mar­ço. A pro­du­ção dos lotes de pré-vali­da­ção e vali­da­ção foram fina­li­za­das no últi­mo domin­go (7), com tes­tes de con­sis­tên­cia e esta­bi­li­da­de den­tro dos parâ­me­tros dese­ja­dos. Esses lotes pode­rão ser incor­po­ra­dos ao Pro­gra­ma Naci­o­nal de Imu­ni­za­ção (PNI), medi­an­te apro­va­ção da Agên­cia Naci­o­nal de Vigi­lân­cia Sani­tá­ria (Anvi­sa). Com o iní­cio da ope­ra­ção des­sa pri­mei­ra linha nes­ta segun­da-fei­ra, a Fio­cruz ini­ci­a­rá o esca­lo­na­men­to gra­du­al da pro­du­ção.

“A pri­mei­ra linha em fun­ci­o­na­men­to hoje está pro­du­zin­do cer­ca de 300 mil doses por dia. Ain­da esta sema­na, caso a pro­du­ção ocor­ra den­tro do pre­vis­to, uma segun­da linha de pro­du­ção deve­rá entrar em ope­ra­ção para aumen­tar a capa­ci­da­de pro­du­ti­va. A expec­ta­ti­va é che­gar, até o final de mar­ço, com as duas linhas em fun­ci­o­na­men­to, com uma pro­du­ção de cer­ca de um milhão de doses por dia”, infor­mou a Fio­cruz em nota publi­ca­da em sua pági­na na inter­net.

Assis­ta na TV Bra­sil:

Anvisa

Nes­ta segun­da-fei­ra tam­bém foram envi­a­dos à Anvi­sa os docu­men­tos res­tan­tes para a obten­ção do regis­tro defi­ni­ti­vo da vaci­na. A expec­ta­ti­va é de que o regis­tro pos­sa ser con­ce­di­do ain­da esta sema­na.

“A Fio­cruz se man­tém ati­va na bus­ca por alter­na­ti­vas para o for­ne­ci­men­to de vaci­nas ao PNI. Até o momen­to, já foram for­ne­ci­das qua­tro milhões de doses pro­du­zi­das pelo Ins­ti­tu­to Serum e pre­pa­ra­das para dis­tri­bui­ção pelo Ins­ti­tu­to de Tec­no­lo­gia em Imu­no­bi­o­ló­gi­cos (Bio-Man­gui­nhos/­Fi­o­cruz), das 12 milhões de doses já acor­da­das com a Astra­Ze­ne­ca. Além dis­so, a Fio­cruz irá tam­bém apoi­ar tec­ni­ca­men­te o rece­bi­men­to das vaci­nas da ini­ci­a­ti­va do Covax Faci­lity, o que pode­rá repre­sen­tar cer­ca de 2,9 milhões de doses de vaci­nas pron­tas ain­da em mar­ço”, infor­mou a Fio­cruz.

Segun­do a fun­da­ção, cada lote de vaci­nas pre­ci­sa pas­sar por tes­tes de con­tro­le de qua­li­da­de, que veri­fi­cam a esta­bi­li­da­de e a este­ri­li­da­de. Esses tes­tes levam de 15 a 20 dias. Des­ta for­ma, as vaci­nas que serão pro­du­zi­das esta sema­na serão libe­ra­das em até 20 dias, a depen­der da con­clu­são dos tes­tes.

Até 31 de mar­ço, só pode­rão ser con­si­de­ra­das aptas para entre­ga ao PNI a pro­du­ção rea­li­za­da, no míni­mo, 15 dias antes. As demais doses pro­du­zi­das em mar­ço só serão entre­gues no mês seguin­te. Em abril, já vai haver um flu­xo con­tí­nuo de pro­du­ção e entre­gas sema­nais das doses pro­du­zi­das duas sema­nas antes.

Edi­ção: Ali­ne Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Júlio César Teixeira, ginecologista, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Novo teste de HPV no SUS pode antecipar diagnóstico em até 10 anos

Repro­du­ção: © Rena­to Araújo/Agência Bra­sil Vírus é o principal causador de câncer de colo de …