...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Saúde / Fiocruz recebe nova remessa de insumo para produção de vacina

Fiocruz recebe nova remessa de insumo para produção de vacina

Doses of AstraZeneca's coronavirus disease (COVID-19) vaccine are seen, as Spain resumes vaccination with AstraZeneca shots after a temporary suspension, inside a COVID-19 vaccination centre at Wanda Metropolitano stadium, in Madrid, Spain, March 24, 2021. REUTERS/Sergio Perez
Repro­du­ção: © Reuters/Sergio Perez/Direitos Reser­va­dos

Estimativa é fabricar 12 milhões de doses da Covishield


Publi­ca­do em 23/05/2021 — 08:43 Por Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

A Fun­da­ção Oswal­do Cruz (Fio­cruz) rece­beu mais uma remes­sa de Ingre­di­en­te Far­ma­cêu­ti­co Ati­vo (IFA), insu­mo mais impor­tan­te para a pro­du­ção da vaci­na con­tra a covid-19. O car­re­ga­men­to desem­bar­cou no Aero­por­to Inter­na­ci­o­nal Tom Jobim, no Rio de Janei­ro, no final da tar­de de ontem (22). Com a nova entre­ga, pode­rão ser fabri­ca­das apro­xi­ma­da­men­te 12 milhões de doses, o que asse­gu­ra os repas­ses pre­vis­tos ao Pro­gra­ma Naci­o­nal de Imu­ni­za­ção (PNI) até a ter­cei­ra sema­na de junho.

Segun­do a Fio­cruz, a pro­du­ção, que foi inter­rom­pi­da na últi­ma quin­ta fei­ra (20), será reto­ma­da na pró­xi­ma ter­ça-fei­ra (25).

Vin­cu­la­da ao Minis­té­rio da Saú­de, a Fio­cruz é res­pon­sá­vel pela pro­du­ção da vaci­na Oxford-Astra­Ze­ne­ca, a Covishi­eld. A vaci­na foi desen­vol­vi­da por meio de uma par­ce­ria entre a Uni­ver­si­da­de de Oxford e a far­ma­cêu­ti­ca ingle­sa Astra­Ze­ne­ca. Ain­da no ano pas­sa­do, elas fir­ma­ram com a ins­ti­tui­ção bra­si­lei­ra um acor­do para trans­fe­rên­cia de tec­no­lo­gia.

A vaci­na já pos­sui o regis­tro defi­ni­ti­vo na Agên­cia Naci­o­nal de Vigi­lân­cia Sani­tá­ria (Anvi­sa) e está sen­do usa­da no con­tro­le da pan­de­mia, seguin­do os cri­té­ri­os do PNI. Os pri­mei­ros lotes da vaci­na que che­ga­ram em janei­ro ao país foram impor­ta­dos da Índia.

A fabri­ca­ção em lar­ga esca­la no Ins­ti­tu­to de Tec­no­lo­gia em Imu­no­bi­o­ló­gi­cos da Fio­cruz (Bio-Man­gui­nhos) teve iní­cio em mar­ço. No entan­to, o IFA ain­da está sen­do impor­ta­do. No iní­cio des­se mês, a Anvi­sa deu aval para que a Fio­cruz tam­bém pos­sa fabri­car o insu­mo. Assim, a expec­ta­ti­va é de que, nos pró­xi­mos meses, a pro­du­ção da Covishi­eld este­ja 100% naci­o­na­li­za­da.

Até o momen­to, a Fio­cruz já entre­gou ao PNI mais de 41 milhões de vaci­nas para dis­tri­bui­ção aos esta­dos e muni­cí­pi­os. A últi­ma remes­sa, de 6,1 milhões de doses, foi repas­sa­da ontem (21).

Edi­ção: Líli­an Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Júlio César Teixeira, ginecologista, professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Novo teste de HPV no SUS pode antecipar diagnóstico em até 10 anos

Repro­du­ção: © Rena­to Araújo/Agência Bra­sil Vírus é o principal causador de câncer de colo de …