...
sábado ,15 novembro 2025
Home / Noticias / Fiscalização apreende mais de 7 mil garrafas de bebidas em São Paulo

Fiscalização apreende mais de 7 mil garrafas de bebidas em São Paulo

Estado tem 14 casos confirmados de intoxicação por metanol

Guil­herme Jerony­mo — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 05/10/2025 — 13:31
São Paulo
São Paulo- 05/10/2025- Governo de SP intensifica fiscalizações contra falsificação de bebidas e ultrapassa 7 mil garrafas apreendidas. Foto: Pablo Jacob/Governo de São Paulo
Repro­dução: © PABLO JACOB/governo de São Paulo

O gov­er­no do esta­do de São Paulo con­fir­mou a apreen­são mais de 7 mil gar­rafas de bebidas para fis­cal­iza­ção des­de a últi­ma segun­da-feira (29), na cap­i­tal e no inte­ri­or.

O esta­do tem 14 casos con­fir­ma­dos de intox­i­cação por metanol, sendo dois óbitos. Out­ros 148 casos são inves­ti­ga­dos, sendo sete mortes.

As ações incluíram fis­cal­iza­ção em bares, ade­gas e fes­tas uni­ver­sitárias, além de um bar onde bebeu uma das pes­soas que mor­reram, Mar­cos Antônio Jorge Júnior, 46, que foi enter­ra­do ontem (4) na zona leste da cap­i­tal.

Out­ras 50 mil gar­rafas foram recol­hi­das ao lon­go do ano em todo o esta­do. Des­de o iní­cio de 2025, 41 pes­soas foram pre­sas por adul­ter­ação de bebidas, sendo 19 na sem­ana pas­sa­da.

Emergência médica

A intox­i­cação por metanol é uma emergên­cia médi­ca de extrema gravi­dade. A sub­stân­cia, quan­do ingeri­da, é metab­o­liza­da no organ­is­mo em pro­du­tos tóx­i­cos (como formaldeí­do e áci­do fór­mi­co), que podem levar à morte.

Os prin­ci­pais sin­tomas da intox­i­cação são: visão tur­va ou per­da de visão (poden­do chegar à cegueira) e mal-estar gen­er­al­iza­do (náuse­as, vômi­tos, dores abdom­i­nais, sudorese).

Em caso de iden­ti­fi­cação dos sin­tomas, bus­car ime­di­ata­mente os serviços de emergên­cia médi­ca e con­tatar pelo menos uma das insti­tu­ições a seguir:

  • Disque-Intox­i­cação da Anvisa: 0800 722 6001;
  • CIA­Tox da sua cidade para ori­en­tação espe­cial­iza­da (veja lista aqui);
  • Cen­tro de Con­t­role de Intox­i­cações de São Paulo (CCI): (11) 5012–5311 ou 0800–771-3733 – de qual­quer lugar do país;

É impor­tante iden­ti­ficar e ori­en­tar pos­síveis con­tatos que ten­ham con­sum­i­do a mes­ma bebi­da, recomen­dan­do que pro­curem ime­di­ata­mente um serviço de saúde para avali­ação e trata­men­to ade­qua­do. A demo­ra no atendi­men­to e na iden­ti­fi­cação da intox­i­cação aumen­ta a prob­a­bil­i­dade do des­fe­cho mais grave, com o óbito do paciente.

arte-metanol
Reprodução: Arte/Agência Brasil
LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Defesa Civil alerta população para tempestade no Sul e Centro-Oeste

Estão previstas chuvas acima de 100 mm em 24 horas e queda de granizo Luiz …