...
sábado ,19 julho 2025
Home / Cultura / Flip atrai entre 27 mil e 30 mil pessoas a Paraty

Flip atrai entre 27 mil e 30 mil pessoas a Paraty

Taxa de ocupação da rede de hotéis e pousadas chegou a 95%

Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 13/10/2024 — 18:00
Brasília
Rio de Janeiro (RJ) 13/10/2024 - Festa literaria Flip. Foto: Flip/Divulgação
Repro­dução: © Flip/Divulgação

A 22ª Fes­ta Literária Inter­na­cional de Paraty (Flip) chegou ao fim neste domin­go (13), após cin­co dias de uma pro­gra­mação cul­tur­al inten­sa. Segun­do os orga­ni­zadores, o even­to atraiu entre 27 mil e 30 mil pes­soas à cidade históri­ca do litoral sul do Rio de Janeiro.

Car­ro-chefe de uma vas­ta pro­gra­mação para­lela pro­movi­da por empre­sas de difer­entes seg­men­tos, o even­to prin­ci­pal, que se dis­tribui pela estru­tu­ra mon­ta­da ao redor da Praça da Matriz, no cen­tro históri­co, con­tou com 20 mesas de bate-papo que, con­forme os orga­ni­zadores, “troux­er­am para o cen­tro de seus debates a plu­ral­i­dade de visões e sen­si­bil­i­dades que estão em jogo na con­tem­po­ranei­dade, abor­dan­do assun­tos urgentes como emergên­cia climáti­ca, fake news e autori­taris­mo”.

A taxa de ocu­pação da rede de hotéis e pou­sadas chegou a 95%, e as ruas foram tomadas por pes­soas atraí­das pela pre­sença de escritores como a brasileira Car­la Madeira; a mex­i­cana Jazmi­na Bar­rera, o colom­biano Juan Cár­de­nas, o palesti­no Atef Abu Saif, entre out­ros – incluin­do artis­tas, cele­bri­dades, políti­cos e for­madores de opinião, com o influ­en­ci­ador dig­i­tal Felipe Neto, que aca­ba de lançar um livro sobre ódio e polar­iza­ção políti­ca. Ele divid­iu com a jor­nal­ista Patrí­cia Cam­pos Mel­lo, auto­ra de A Máquina do Ódio, uma mesa sobre como enfrentar o ódio.

Além dos debates entre autores, exibidos simultânea e gra­tuita­mente por meio de um telão insta­l­a­do na Praça da Matriz, a pro­gra­mação ofi­cial – que este ano hom­e­na­geou o escritor car­i­o­ca João do Rio (1881–1921) – con­tou com a chama­da Flip+, pro­gra­mação gra­tui­ta com­pos­ta por sessões de cin­e­ma, mais debates literários, lança­men­tos de livros, apre­sen­tações artís­ti­cas e ativi­dades para cri­anças, jovens e edu­cadores.

Mais de 53 mil pes­soas assi­s­ti­ram aos debates da pro­gra­mação prin­ci­pal pelo YouTube – resul­ta­do mais de duas vezes supe­ri­or aos 25 mil inter­nau­tas reg­istra­dos em 2023. Além dis­so, só as ativi­dades educa­ti­vas, segun­do os orga­ni­zadores, envolver­am ao menos 5,5 mil pes­soas. Só na livraria ofi­cial do even­to, foram ven­di­dos cer­ca de 15 mil exem­plares de livros.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Justiça decide que Sambódromo pertence à prefeitura do Rio

Decisão tem caráter liminar Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 19/07/2025 — …