...
quinta-feira ,10 julho 2025
Home / Esportes / Fluminense vence e mantém Brasil invicto na Copa do Mundo de Clubes

Fluminense vence e mantém Brasil invicto na Copa do Mundo de Clubes

Tricolor bate Ulsan, da Coreia do Sul, e fica perto de vaga às oitavas

Lin­coln Chaves — Repórter da EBC
Pub­li­ca­do em 21/06/2025 — 21:55
São Paulo
Estados Unidos, 21/06/2025 - Lance de jogo entre Fluminense e Ulsan HD, pela Copa do Mundo de Clubes. Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC
Repro­dução: © Marce­lo Gonçalves/Fluminense FC

O Brasil con­tin­ua invic­to na Copa do Mun­do de Clubes da Fed­er­ação Inter­na­cional de Fute­bol (Fifa). Mais que isso: ter­mi­nou a segun­da roda­da do torneio com 100% de aproveita­men­to. Após vitórias de Palmeiras, Botafo­go e Fla­men­go, o Flu­mi­nense venceu o Ulsan HD, da Cor­eia do Sul, neste sába­do (21), por 4 a 2, no Metlife Sta­di­um, em Nova Jer­sey, nos Esta­dos Unidos.

O Tri­col­or, que tin­ha empata­do sem gols com o Borus­sia Dort­mund na estreia, foi aos mes­mos qua­tro pon­tos dos alemães, mas fica na lid­er­ança do Grupo F pelo sal­do de gols (dois a um). Os sul-core­anos, der­ro­ta­dos na primeira roda­da por 1 a 0 pelo Mamelo­di Sun­downs, da África do Sul, não têm mais chances de irem às oitavas de final.

A últi­ma roda­da do grupo será na quar­ta-feira (25), com os jogos ini­cian­do às 16h (horário de Brasília). Ao Flu­mi­nense, bas­ta um empate com o Mamelo­di no Hard Rock Sta­di­um, em Mia­mi, para se clas­si­ficar à próx­i­ma fase. Se quis­er avançar como líder da chave, o Tri­col­or tem de torcer por um tropeço do Dort­mund con­tra o Ulsan no TQL Sta­di­um, em Cin­ci­nat­ti, ou ter sal­do de gols mel­hor que o dos alemães — caso eles der­rotem os sul-core­anos.

Tricolor bobeia no 1º tempo

Para o jogo deste sába­do, Rena­to Gaú­cho pro­moveu cin­co mudanças no Flu­mi­nense. O treinador escalou Guga, Gabriel Fuentes, Paulo Hen­rique Gan­so, Kevin Ser­na e Ger­mán Cano — este últi­mo recu­per­a­do de uma lesão no joel­ho — nos lugares de Samuel Xavier, Renê, Nona­to, Agustín Canob­bio e Ever­al­do, respec­ti­va­mente.

Assim como diante dos alemães, o Tri­col­or coman­dou as ações ofen­si­vas da primeira eta­pa. A equipe brasileira teve 61% de posse de bola e final­i­zou 14 vezes, qua­tro delas em direção à meta do Ulsan. Em uma das opor­tu­nidades, aos 26 min­u­tos, Jhon Arias cobrou fal­ta com per­feição, no ângu­lo, abrindo o mar­cador. Os car­i­o­cas quase ampli­aram em chutes de Fuentes e Ser­na, que Jo Hyeon-Woo espal­mou.

Os sul-core­anos, porém, foram extrema­mente efi­cientes nas duas chances que tiver­am nos primeiros 45 min­u­tos. Aos 36, Thi­a­go Sil­va lançou Gan­so na entra­da da área. O meia ten­tou um passe de cal­can­har, mas foi desar­ma­do. No con­tra-ataque, Dar­i­jan Bojan­ic encon­trou Um Won-Sang pela dire­i­ta. O meia cru­zou rasteiro e Lee Jin-Hyun apare­ceu livre pela esquer­da para deixar tudo igual.

Pouco antes do inter­va­lo, aos 47 min­u­tos, já nos acrésci­mos, out­ra bola des­perdiça­da pelo Flu­mi­nense ger­ou um con­tra-ataque mor­tal do Ulsan. Após Bojan­ic inter­cep­tar a posse no meio-cam­po, na sequên­cia de um lat­er­al cobra­do por Guga, Juan Freytes afas­tou mal, Jin-Hyun domi­nou pela esquer­da e cru­zou para Won-Sang, de cabeça e sem mar­cação, colo­car os sul-core­anos à frente.

Insistência e virada

Com o Flu­mi­nense em desvan­tagem, Rena­to colo­cou Ever­al­do no lugar de Gan­so na vol­ta do inter­va­lo, pas­san­do a jog­ar com dois cen­troa­vantes e qua­tro home­ns de frente. A for­mação — mais ofen­si­va, mas defen­si­va­mente des­or­ga­ni­za­da — dava espaços para o Ulsan con­tra-atacar em veloci­dade, como aos dez min­u­tos, quan­do Won-Sang rece­beu de Bojan­ic na área e, com espaço, final­i­zou rente à trave.

Aos poucos, porém, o Tri­col­or reto­mou o coman­do das ações ofen­si­vas. O empate saiu dos pés de jogadores que foram a cam­po durante a eta­pa final. Aos 20 min­u­tos, Nona­to (que sub­sti­tu­iu Mar­tinel­li) tomou a bola pelo meio e tocou para Cano. O argenti­no abriu na esquer­da para Keno (que entrou no lugar de Ser­na) cruzar. A zaga não tirou bem e sobra ficou com Nona­to, que man­dou para o gol.

Com o Ulsan esgo­ta­do fisi­ca­mente, o Flu­mi­nense inten­si­fi­cou a pressão e con­seguiu a vira­da aos 37. Após escant­eio cobra­do por Fuentes pela dire­i­ta, Cano ten­tou finalizar, não pegou bem na bola, mas o chute serviu como assistên­cia para Freytes con­cluir para as redes. Já aos 46, o Tri­col­or liq­uidou a par­ti­da com Keno, que com­ple­tou, de cabeça, o cruza­men­to de Arias pela dire­i­ta. Fes­ta e alívio da tor­ci­da brasileira em Nova Jer­sey.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Enem 2025: Inep publica resultados de recursos de atendimento especial

Consulta deve ser feita na Página do Participante do exame Daniel­la Almei­da — Repórter da …