...
terça-feira ,19 março 2024
Home / Educação / FNDE prorroga prazo para renovação de contratos do Fies

FNDE prorroga prazo para renovação de contratos do Fies

Fundo de Financiamento Estudantil,Fies
Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil

Novo prazo passa para 30 de setembro


Publi­ca­do em 20/07/2021 — 10:39 Por Andreia Ver­dé­lio – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O Fun­do Naci­o­nal de Desen­vol­vi­men­to da Edu­ca­ção (FNDE) pror­ro­gou até 30 de setem­bro o pra­zo para reno­va­ção semes­tral dos con­tra­tos assi­na­dos com o Fun­do de Finan­ci­a­men­to Estu­dan­til (Fies). A medi­da foi publi­ca­da hoje (20) no Diá­rio Ofi­ci­al da União e vale para con­tra­tos sim­pli­fi­ca­dos e não sim­pli­fi­ca­dos do pri­mei­ro semes­tre de 2021.

O pro­ces­so de reno­va­ção deve ser fei­to por meio do sis­te­ma Sis­Fi­es. O perío­do vem sen­do esten­di­do para garan­tir que todos os estu­dan­tes pos­sam rea­li­zar os adi­ta­men­tos nes­te perío­do de pan­de­mia da covid-19.

No caso de adi­ta­men­to não sim­pli­fi­ca­do, quan­do há alte­ra­ção nas cláu­su­las do con­tra­to, como mudan­ça de fia­dor, por exem­plo, o estu­dan­te pre­ci­sa levar a docu­men­ta­ção com­pro­ba­tó­ria ao ban­co para fina­li­zar a reno­va­ção. Já nos adi­ta­men­tos sim­pli­fi­ca­dos, a reno­va­ção é for­ma­li­za­da a par­tir da vali­da­ção do estu­dan­te no sis­te­ma.

A autar­quia res­pon­sá­vel pela exe­cu­ção de polí­ti­cas edu­ca­ci­o­nais do Minis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC) tam­bém esten­deu o pra­zo, até 30 de setem­bro, para os estu­dan­tes inte­res­sa­dos pedi­rem a trans­fe­rên­cia de cur­so ou de ins­ti­tui­ção de ensi­no e a dila­ta­ção do perío­do de uti­li­za­ção do finan­ci­a­men­to estu­dan­til refe­ren­te ao pri­mei­ro semes­tre do ano.

Os con­tra­tos do Fies devem ser reno­va­dos semes­tral­men­te. O pedi­do de adi­ta­men­to é fei­to ini­ci­al­men­te pelas ins­ti­tui­ções de ensi­no e, em segui­da, os estu­dan­tes devem vali­dar as infor­ma­ções inse­ri­das pelas facul­da­des no Sis­Fi­es.

A pror­ro­ga­ção fei­ta pelo FNDE vale para con­tra­tos assi­na­dos até dezem­bro de 2017. Os con­tra­tos do Novo Fies, fir­ma­dos a par­tir de 2018, têm cro­no­gra­ma defi­ni­do pela Cai­xa.

O Fies é o pro­gra­ma do gover­no fede­ral que tem como meta faci­li­tar o aces­so ao cré­di­to para finan­ci­a­men­to de cur­sos de ensi­no supe­ri­or ofe­re­ci­dos por ins­ti­tui­ções pri­va­das. Cri­a­do em 1999, ele é ofer­ta­do em duas moda­li­da­des des­de 2018, por meio do Fies e do Pro­gra­ma de Finan­ci­a­men­to Estu­dan­til (P‑Fies).

O pri­mei­ro é ope­ra­do pelo gover­no fede­ral, sem inci­dên­cia de juros, para estu­dan­tes que têm ren­da fami­li­ar de até três salá­ri­os míni­mos por pes­soa. O per­cen­tu­al máxi­mo do valor do cur­so finan­ci­a­do é defi­ni­do de acor­do com a ren­da fami­li­ar e os encar­gos edu­ca­ci­o­nais cobra­dos pelas ins­ti­tui­ções de ensi­no.

Já o P‑Fies fun­ci­o­na com recur­sos dos fun­dos cons­ti­tu­ci­o­nais e dos ban­cos pri­va­dos par­ti­ci­pan­tes, o que impli­ca cobran­ça de juros.

Ouça na Radi­o­a­gên­cia Naci­o­nal:

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Carolina Maria de Jesus

Catadora de papel e escritora, Carolina de Jesus faria 110 anos hoje

Repro­du­ção: © Audá­lio Dan­tas Site com obras da autora é ponto de encontro de leitores …