...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Noticias / Força especial da Polícia Civil do Rio também usará câmera corporal

Força especial da Polícia Civil do Rio também usará câmera corporal

Repro­du­ção: © Tomaz Silva/Agência Bra­sil

Medida entra em vigor a partir de 22 de janeiro


Publi­ca­do em 11/01/2024 — 09:06 Por Viní­cius Lis­boa — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

Depois do Bata­lhão de Ope­ra­ções Espe­ci­ais da Polí­cia Mili­tar (Bope), os poli­ci­ais da Coor­de­na­do­ria de Recur­sos Espe­ci­ais (Core) da Polí­cia Civil do Rio de Janei­ro tam­bém rece­be­rão câme­ras ope­ra­ci­o­nais por­tá­teis em seus uni­for­mes (body cam). A medi­da foi publi­ca­da pelo Secre­tá­rio de Esta­do de Polí­cia Civil na edi­ção do Diá­rio Ofi­ci­al do esta­do des­ta quin­ta-fei­ra (11).

O uso de câme­ras cor­po­rais segue deter­mi­na­ção do Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF) e teve iní­cio na segun­da-fei­ra para as for­ças espe­ci­ais da Polí­cia Mili­tar do Rio.

Segun­do o ato do secre­tá­rio de Polí­cia Civil, os poli­ci­ais civis do Core deve­rão usar as câme­ras no exer­cí­cio de ati­vi­da­des ope­ra­ci­o­nais de sua atri­bui­ção a par­tir de 22 de janei­ro.

A Sub­se­cre­ta­ria de Pla­ne­ja­men­to e Inte­gra­ção Ope­ra­ci­o­nal será a res­pon­sá­vel pelo cro­no­gra­ma de trei­na­men­to para o uso do equi­pa­men­to.

Além da ins­ta­la­ção das câme­ras, a deci­são do Supre­mo que deter­mi­na o uso esta­be­le­ce que as ima­gens cap­ta­das sejam arma­ze­na­das e com­par­ti­lha­das com o Minis­té­rio Públi­co, a Defen­so­ria Públi­ca e víti­mas de vio­lên­cia poli­ci­al, quan­do soli­ci­ta­das.

 

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bolsonaro volta a pedir afastamento de Moraes de inquérito sobre golpe

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Recurso deverá ser apreciado pelo presidente do STF Publi­ca­do em …