...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Noticias / Força Nacional começa a atuar a partir de hoje no Amazonas

Força Nacional começa a atuar a partir de hoje no Amazonas

2020-02-21t224503z_1140205600_rc2a5f9xgpfp_rtrmadp_3_brazil-violence

Repro­du­ção: © Reuters/Direitos Reser­va­dos

Desde sábado Manaus e outras cidades são alvos de ataques criminosos


Publi­ca­do em 08/06/2021 — 06:50 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Mili­ta­res da For­ça Naci­o­nal de Segu­ran­ça Públi­ca (FNSP) deve­rão ser des­lo­ca­dos para o Ama­zo­nas, em apoio ao gover­no do esta­do, nas ações de com­ba­te ao cri­me orga­ni­za­do em Manaus e muni­cí­pi­os do inte­ri­or. A por­ta­ria do Minis­té­rio da Jus­ti­ça e Segu­ran­ça Públi­ca, auto­ri­zan­do o empre­go da FNSP, está publi­ca­da no Diá­rio Ofi­ci­al da União des­ta ter­ça-fei­ra (8).

De acor­do com a por­ta­ria, os mili­ta­res atu­a­rão em ati­vi­da­des e ser­vi­ços impres­cin­dí­veis à pre­ser­va­ção da ordem públi­ca e da inco­lu­mi­da­de das pes­so­as e do patrimô­nio, por 30 dias, a con­tar de hoje, data de publi­ca­ção do docu­men­to. As ações serão em cará­ter epi­só­di­co e pla­ne­ja­do.

O docu­men­to diz ain­da que a ope­ra­ção terá o apoio logís­ti­co do gover­no ama­zo­nen­se, que deve­rá dis­por da infra­es­tru­tu­ra neces­sá­ria à For­ça Naci­o­nal de Segu­ran­ça Públi­ca. “O con­tin­gen­te a ser dis­po­ni­bi­li­za­do obe­de­ce­rá ao pla­ne­ja­men­to defi­ni­do pela dire­to­ria da For­ça Naci­o­nal”.

Ataques em Manaus

Des­de a noi­te de sába­do (5), cri­mi­no­sos ini­ci­a­ram uma série de ata­ques a pré­di­os públi­cos em Manaus, entre eles uma Uni­da­de Bási­ca de Saú­de (UBS). Os mar­gi­nais tam­bém ati­ra­ram con­tra a sede do Sin­di­ca­to das Empre­sas de Trans­por­te de Pas­sa­gei­ros do Esta­do do Ama­zo­nas (Sine­tram) e incen­di­a­ram ao menos um cai­xa ele­trô­ni­co na capi­tal ama­zo­nen­se.

Novos ata­ques acon­te­ce­ram na madru­ga­da de domin­go (6), quan­do ao menos 14 ôni­bus, duas via­tu­ras poli­ci­ais, um esta­be­le­ci­men­to comer­ci­al e um trans­for­ma­dor de ener­gia elé­tri­ca foram incen­di­a­dos na capi­tal ama­zo­nen­se e pré­di­os públi­cos e veí­cu­los depre­da­dos em outras cida­des do esta­do.

Nes­sa segun­da-fei­ra (7), o gover­no do Ama­zo­nas infor­mou a pri­são de 31 sus­pei­tos de envol­vi­men­to nos ata­ques cri­mi­no­sos. De acor­do com a Secre­ta­ria de Segu­ran­ça Públi­ca, acu­sa­dos de lide­rar os ata­ques estão entre os pre­sos.

Nas ações de poli­ci­a­men­to, foram apre­en­di­das uma arma de fogo e uma metra­lha­do­ra. Além dis­so, 40 bar­rei­ras de fis­ca­li­za­ção foram mon­ta­das na capi­tal para rea­li­za­ção de abor­da­gens e vis­to­ri­as de veí­cu­los. Cer­ca de 250 equi­pes das polí­ci­as Civil e Mili­tar estão rea­li­zan­do ron­das no esta­do.

Na noi­te de domin­go, o gover­na­dor do Ama­zo­nas, Wil­son Lima, pediu ao Minis­té­rio da Jus­ti­ça o envio de tro­pas da For­ça Naci­o­nal para refor­çar o tra­ba­lho de com­ba­te ao cri­me orga­ni­za­do no esta­do.

 

Edi­ção: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 03 – 07 – 10 – …