...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Noticias / Força Nacional do SUS reforça apoio a estados afetados por queimadas

Força Nacional do SUS reforça apoio a estados afetados por queimadas

Repro­dução: © Mayang­di Inzaulgarat/Ibama

Depois de SP, equipes seguem para o Acre, Amazonas e Rondônia


Publicado em 14/09/2024 — 20:27 Por Agência Brasil — Brasília

ouvir:

A Força Nacional do Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS) vai ampli­ar a atu­ação nos esta­dos e municí­pios afe­ta­dos pelas queimadas. A par­tir des­ta segun­da-feira (16), serão real­izadas vis­i­tas de equipes nos esta­dos do Acre, Ama­zonas e Rondô­nia. A mobi­liza­ção é uma deman­da do Min­istério da Saúde e tem como obje­ti­vo avaliar a situ­ação e apoiar gestores estad­u­ais e munic­i­pais.

De acor­do com nota divul­ga­da neste sába­do pelo min­istério, o apoio da Força Nacional ocor­rerá em três níveis. O primeiro deles envolve a ori­en­tação e orga­ni­za­ção da rede assis­ten­cial, reforçan­do os serviços, espe­cial­mente nas Unidades Bási­cas de Saúde (UBS), onde a maior parte dos prob­le­mas pode ser resolvi­da.

O segun­do nív­el de apoio inclui a expan­são da ofer­ta a par­tir de pon­tos de hidratação. Já o ter­ceiro nív­el, se necessário, pre­vê o uso de estru­turas maiores, com espaços otimiza­dos den­tro das próprias Unidades Bási­cas de Saúde ou a par­tir de estru­turas exter­nas, como hos­pi­tais de cam­pan­ha, caso a rede colapse, o que não é o cenário atu­al.

São Paulo

Na sex­ta-feira (13), a min­is­tra da Saúde, Nísia Trindade, e a min­is­tra do Meio Ambi­ente e Mudança do Cli­ma, Mari­na Sil­va, par­tic­i­param de reunião com o gov­er­nador de São Paulo, Tar­cí­sio de Fre­itas, para tratar da crise climáti­ca que atinge o esta­do.

Téc­ni­cos da Sec­re­taria de Atenção Espe­cial­iza­da em Saúde (SAES) do Min­istério da Saúde foram para Ribeirão Pre­to, no inte­ri­or de São Paulo, para apoiar os gestores na con­strução de planos de ação.

De acor­do com Nísia Trindade, tan­to o Min­istério da Saúde quan­to o Min­istério do Meio Ambi­ente têm a palavra pre­venção como chave. “Ire­mos tra­bal­har jun­to com o gov­er­no de São Paulo e com out­ros gov­er­nos para ações mais estru­tu­rantes para o plano de adap­tação, mit­i­gação e mes­mo de trans­for­mação na lin­ha que o pres­i­dente Lula vem exter­nan­do”, ressaltou a min­is­tra.

Sala de situação

Em jul­ho, foi cri­a­da a Sala de Situ­ação Nacional de Emergên­cia Climáti­ca em Saúde do Min­istério da Saúde, jun­ta­mente com rep­re­sen­tantes de esta­dos e municí­pios e do Dis­tri­to Fed­er­al, além de insti­tu­ições de saúde e meio ambi­ente.

Além das ori­en­tações para a pop­u­lação, os informes já pub­li­ca­dos pelo Min­istério trazem as recomen­dações de ações a serem imple­men­tadas pelos profis­sion­ais da vig­ilân­cia em saúde ambi­en­tal. Uma das ini­cia­ti­vas foi a pub­li­cação de ori­en­tações para a pro­teção e mon­i­tora­men­to da saúde dos brigadis­tas flo­restais.

O Min­istério da Saúde man­tém mon­i­tora­men­to das áreas afe­tadas pelas queimadas e incên­dios flo­restais por meio da Vig­ilân­cia em Saúde Ambi­en­tal e Qual­i­dade do Ar (VigiAr). A qual­i­dade da água tam­bém é mon­i­tora­da através do VigiÁgua, e em colab­o­ração com out­ros órgãos ori­en­ta as áreas afe­tadas em relação ao provi­men­to de água potáv­el.

Edição: Juliana Cézar Nunes

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Central de atendimento telefônico do INSS não funciona neste sábado

Feriado nacional suspende atendimento pelo canal 135 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 12/10/2024 — 08:33 Brasília …