...
terça-feira ,15 outubro 2024
Home / Noticias / Força-tarefa define ação para normalizar abastecimento de água no Rio

Força-tarefa define ação para normalizar abastecimento de água no Rio

Repro­dução: © Agên­cia Brasil

Cinco municípios são afetados


Publicado em 06/04/2024 — 09:51 Por Douglas Corrêa — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A força-tare­fa cri­a­da para definir medi­das que via­bi­lizem a retoma­da da pro­dução de água no Sis­tema Imu­nana-Laran­jal, par­al­isa­do há mais de 48 horas, dev­i­do à con­t­a­m­i­nação do man­an­cial por tolueno ain­da não con­seguiu nor­malizar o abastec­i­men­to de água nos cin­co municí­pios afe­ta­dos.

O plano de ação cri­a­do para con­ter o der­ra­ma­men­to do com­pos­to quími­co no Rio Guapi­açu, em Guapimir­im, que atingiu cin­co cidades: Niterói, São Gonça­lo, parte de Mar­icá, Itab­o­raí e a Ilha de Paque­tá envolve as sec­re­tarias de Esta­do do Ambi­ente e Sus­tentabil­i­dade, da Polí­cia Civ­il, da Polí­cia Mil­i­tar, o Insti­tu­to Estad­ual do Ambi­ente (Inea), a Cedae, a Petro­bras e as con­ces­sionárias Águas do Brasil e Águas do Rio. O vaza­men­to foi detec­ta­do na quar­ta-feira (3) pela man­hã e está afe­tan­do quase 2 mil­hões de pes­soas.

O secretário estad­ual de Meio Ambi­ente, Bernar­do Rossi, disse que “esta­mos unin­do esforços para encon­trar uma solução con­jun­ta, com a con­tribuição de cada insti­tu­ição. Nos­so obje­ti­vo é nor­malizar a dis­tribuição de água o mais rápi­do pos­sív­el”, avaliou.

A Petro­bras, o Insti­tu­to Estad­ual do Ambi­ente (Inea) e a Com­pan­hia Estad­ual de Águas e Esgo­tos do Rio de Janeiro (Cedae) ced­er­am maquinário para realizar a sucção do polu­ente que está con­t­a­m­i­nan­do a água dos rios. A Petro­bras e a Transpetro se com­pro­m­e­ter­am a disponi­bi­lizar equipa­men­tos como bar­reiras de con­tenção para recol­her óleo e man­tas absorventes. A Cedae já instalou bar­reira num canal onde foi con­stata­da a con­t­a­m­i­nação, o que reduz­iu o índice de tolueno na água. Téc­ni­cos avaliaram que será necessário fechar o aces­so de um segun­do canal onde tam­bém há indí­cio de der­ra­ma­men­to do pro­du­to.

Bernar­do Rossi disse que é impor­tante a revisão das licenças de uti­liza­ção de tolueno, assim como a iden­ti­fi­cação da respon­s­abil­i­dade sobre o ter­reno no entorno do rio, em Guapimir­im.

Os exam­es de qual­i­dade da água estão sendo real­iza­dos a cada uma hora e são feitos no Lab­o­ratório Biológi­co de Ras­trea­men­to Ambi­en­tal (Libra) e, segun­do a Cedae con­ta com equipa­men­tos japone­ses ultra­mod­er­nos e capaz de realizar em 30 min­u­tos anális­es físi­co-quími­cas e micro­bi­ológ­i­cas, com a capaci­dade de iden­ti­ficar cian­otox­i­nas, car­bono orgâni­co volátil e geosmi­na, além de alguns pes­ti­ci­das.

Niterói

Em nota, a Sec­re­taria Munic­i­pal de Edu­cação e a Fun­dação Munic­i­pal de Edu­cação de Niterói infor­maram que, nes­ta sex­ta (5), 16 unidades tiver­am as ativi­dades sus­pen­sas, 46 tiver­am fun­ciona­men­to par­cial (ape­nas no turno da man­hã) e out­ras 32 unidades de edu­cação tiver­am aulas nor­mal­mente. Na cidade, o estoque de água min­er­al já está prati­ca­mente zer­a­do no municí­pio. Car­ros-pipa estão sendo cedi­dos pela dis­tribuido­ra Águas do Rio para abaste­cer hos­pi­tais, mater­nidades e esco­las da região.

Os con­domínios de Niterói estão econ­o­mizan­do o máx­i­mo de água pos­sív­el. Os car­ros-pipa subi­ram os preços em quase 100%. Os con­domínios abrem a água por meia hora e depois fecham os reg­istros para econ­o­mizar.

Carros-pipas

Por meio de nota, a Águas do Rio disse que o serviço de dis­tribuição de águia con­tin­ua sus­pen­so nas cin­co cidades e, segun­do infor­mações da Cedae, “ain­da não tem pra­zo para que o Sis­tema Imu­nana-Laran­jal volte a oper­ar nor­mal­mente”.

A empre­sa disse ain­da que “para o abastec­i­men­to dos serviços essen­ci­ais, como hos­pi­tais, estão sendo usa­dos 32 cam­in­hões-pipas, abaste­ci­dos com água de out­ros man­an­ciais. Na oper­ação estão sendo usadas duas bal­sas-tanque, uma com 350 mil litros e out­ra com 450 mil litros para abaste­cer a Ilha de Paque­tá e o municí­pio de São Gonça­lo”.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Rio Paraguai registra mínima histórica em ano mais seco no Pantanal

Nível do rio atingiu marca de 62 cm abaixo da cota de referência Guil­herme Jerony­mo — …