...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Noticias / Forças Armadas atuarão na segurança do G20

Forças Armadas atuarão na segurança do G20

Exército deve empregar cerca de 7.500 homens e mulheres

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 10/11/2024 — 11:08
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 06/11/2023 – Forças Armadas atuam no Porto do Rio de Janeiro após decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) começar a valer. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

O Coman­do Mil­i­tar do Leste infor­mou que a oper­ação para a Cúpu­la dos Líderes do G20 — nos dias 18 e 19 de novem­bro — envolverá meios da Mar­in­ha do Brasil, do Exérci­to e da Força Aérea, em coop­er­ação com o gov­er­no do esta­do, a prefeitu­ra, agên­cias diver­sas e órgãos de segu­rança públi­ca.

O Exérci­to empre­gará aprox­i­mada­mente 7.500 home­ns e mul­heres, que atu­arão em ativi­dades como: escol­ta de autori­dades; segu­rança de perímet­ros; pro­teção de infraestru­turas críti­cas; patrul­hamen­to de vias e áreas; ações de con­trater­ror­is­mo; guer­ra eletrôni­ca; defe­sa cibernéti­ca; defe­sa anti­aérea; pro­teção con­tra drones; e defe­sa quími­ca, biológ­i­ca, radi­ológ­i­ca e nuclear. Será usa­dos meios espe­cial­iza­dos e helicópteros.

A Mar­in­ha vai faz­er a segu­rança marí­ti­ma, con­trolan­do o aces­so aos por­tos da cidade e asse­gu­ran­do que as áreas costeiras este­jam pro­te­gi­das, além de pro­te­ger infraestru­turas críti­cas e atu­ar em ações ter­restres.

A Força Aérea ficará respon­sáv­el pelo con­t­role do espaço aéreo e a segu­rança em ter­mi­nais de embar­que e desem­bar­que, além das vias e áreas con­tíguas aos aero­por­tos do Galeão e San­tos Dumont.

“O prin­ci­pal ati­vo é a com­ple­men­tari­dade entre todas as insti­tu­ições, agên­cias e órgãos que atu­arão em bene­fí­cio de mais um grande even­to inter­na­cional no Rio de Janeiro, a fim de pro­je­tar a imagem do país no con­cer­to das nações”, infor­mou o Coman­do Mil­i­tar do Leste.

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va decre­tou o emprego das Forças Armadas para a Garan­tia da Lei e da Ordem (GLO) , no Rio de Janeiro, durante a Cúpu­la de Líderes do G20. O even­to ocor­rerá nos dias 18 e 19 de novem­bro.

A cúpu­la con­tará com a pre­sença de aprox­i­mada­mente 60 del­e­gações estrangeiras, incluin­do mais de 40 chefes de esta­do, o que exige um ele­va­do nív­el de coor­de­nação visan­do à inte­gração e a com­ple­tação de esforços para a pro­teção das autori­dades.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …