...
domingo ,23 março 2025
Home / Eleições 2022 / Forças Armadas vão apoiar TSE na segurança das eleições

Forças Armadas vão apoiar TSE na segurança das eleições

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Tropas também apoiarão logística de distribuição das urnas


Pub­li­ca­do em 20/09/2022 — 19:18 Por Agên­cia Brasil — Agên­cia Brasília
Atu­al­iza­do em 20/09/2022 — 19:58

Ouça a matéria:

O Min­istério da Defe­sa infor­mou hoje (20) que vai apoiar o Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE) com o envio de tropas para garan­tir a logís­ti­ca de dis­tribuição das urnas e a segu­rança das eleições. O primeiro turno será real­iza­do no dia 2 de out­ubro.

O tra­bal­ho será real­iza­do por meio do aciona­men­to dos coman­dos mil­itares do Norte, Nordeste, Oeste, Leste, Planal­to e da Amazô­nia. O Coman­do de Oper­ações Aeroe­s­pa­ci­ais (COMAE) e Coman­do de Defe­sa Cibernéti­ca (COMDCIBER) tam­bém vão par­tic­i­par da oper­ação.

No sába­do (17), o pres­i­dente do tri­bunal, min­istro Alexan­dre de Moraes, aten­deu ao pedi­do de tri­bunais region­ais eleitorais e autor­i­zou o envio de mil­itares das Forças Armadas para reforçar a segu­rança do pleito em 568 local­i­dades de 11 esta­dos. A medi­da foi ref­er­en­da­da, por una­n­im­i­dade, pelo plenário do TSE em sessão de hoje (20) à noite.

Tropas

De acor­do com a pas­ta, mil­itares da Mar­in­ha, do Exérci­to e da Aeronáu­ti­ca vão garan­tir a segu­rança de zonas eleitorais e aux­il­iar na logís­ti­ca de dis­tribuição das urnas eletrôni­cas e do trans­porte de pes­soal para comu­nidades local­izadas em áreas rurais, indí­ge­nas e ribeir­in­has.

As forças devem atu­ar em 167 local­i­dades do esta­do do Rio de Janeiro, con­forme solic­i­tação do Tri­bunal Region­al Eleitoral (TRE-RJ). Já o Maran­hão solic­i­tou apoio em 97 local­i­dades.

Tam­bém serão envi­adas forças de segu­rança para o Acre, Alagoas, Ama­zonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocan­tins. Entre as solic­i­tações dos TREs destes esta­dos estão apoio logís­ti­co, inclu­sive em ter­ras indí­ge­nas.

A decisão será encam­in­ha­da ao Min­istério da Defe­sa, órgão que será respon­sáv­el pela logís­ti­ca de dis­tribuição das tropas.

O envio de tropas fed­erais ocorre quan­do um municí­pio infor­ma à Justiça Eleitoral que não tem capaci­dade de garan­tir a nor­mal­i­dade do pleito com o efe­ti­vo poli­cial local.

Nas eleições de 2018, 513 local­i­dades de 11 esta­dos con­taram com a pre­sença de mil­itares durante o pleito.

Em agos­to, o decre­to pres­i­den­cial 11.172 autor­i­zou o emprego da Forças Armadas para garan­tia da votação e da apu­ração das eleições.

*Matéria atu­al­iza­da às 19h58, para acrésci­mo de infor­mações sobre a decisão do plenário do TSE toma­da na noite de hoje, e às 20h38 para atu­al­iza­ção do número de local­i­dades que rece­berão os mil­itares.

Edição: Vitor Abdala

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

ONU alerta sobre impactos da mudança climática nas geleiras

Países em desenvolvimento nas montanhas precisam de US$ 187 bi anuais Fabío­la Sin­im­bú — Repórter …