...
quarta-feira ,19 março 2025
Home / Justiça / Forças Armadas vão atuar em 32 cidades do Rio durante eleições

Forças Armadas vão atuar em 32 cidades do Rio durante eleições

Militares vão reforçar segurança e dar apoio logístico

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 03/10/2024 — 07:28
Rio de Janeiro
Brasília (DF), 22/08/2024 - Solenidade comemorativa ao Dia do Soldado, no Quartel-General do Exército, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

As Forças Armadas vão atu­ar em 32 dos 92 municí­pios flu­mi­nens­es durante as eleições munic­i­pais do próx­i­mo domin­go (6). Os mil­itares atu­arão em cer­ca de 500 locais de votação e nas prin­ci­pais vias expres­sas.

As ações foram apre­sen­tadas em reunião de alin­hamen­to do Gabi­nete Extra­ordinário de Segu­rança Insti­tu­cional (Gae­si) do Tri­bunal Region­al Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O grupo é for­ma­do por rep­re­sen­tantes de forças de segu­rança que atu­am na pre­venção e repressão de con­du­tas crim­i­nosas que pos­sam colo­car em risco a nor­mal­i­dade das eleições. Os mil­itares reforçarão a segu­rança e darão apoio logís­ti­co.

A pre­sença dos mil­itares nas eleições do Rio de Janeiro foi solic­i­ta­da pelo TRE ao Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE), em parce­ria com o gov­er­no do esta­do.

O pres­i­dente do TRE-RJ, desem­bar­gador Hen­rique Car­los de Andrade Figueira, reit­er­ou a con­fi­ança no suces­so das logís­ti­cas opera­cionais e de segu­rança das eleições, resul­ta­do de min­u­cioso plane­ja­men­to. Segun­do ele, tudo foi feito com muito cuida­do, pen­san­do no bem-estar do eleitor, na lisura e na isono­mia da dis­pu­ta entre os can­didatos. “Nós alter­amos 53 locais de votação por motivos de segu­rança, o que sim­pli­fi­cou a oper­ação logís­ti­ca. Assim, os eleitores votarão em locais mais pro­te­gi­dos, livres de influên­cias e pressões exter­nas, e o exce­dente de efe­ti­vo mobi­liza­do para ess­es locais será otimiza­do, com dis­tribuição ori­en­ta­da pela inteligên­cia”, afir­mou.

A Polí­cia Mil­i­tar fará a segu­rança e dis­tribuição das urnas nos 4.974 locais de votação de todo o esta­do e dará apoio à fis­cal­iza­ção eleitoral. Os poli­ci­ais atu­arão ain­da nas escoltas preparatórias das urnas eletrôni­cas, com o apoio da Polí­cia Rodoviária Fed­er­al e da Polí­cia Fed­er­al.

Na cidade do Rio, a Guar­da Munic­i­pal dará apoio à segu­rança de 99 seções e atu­ará na ori­en­tação do trân­si­to, garan­ti­n­do a livre cir­cu­lação de eleitores durante o perío­do de votação.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …