...
quarta-feira ,28 fevereiro 2024
Home / Educação / Forças devem garantir lisura de concurso unificado, diz ministra

Forças devem garantir lisura de concurso unificado, diz ministra

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

Uma das metas é evitar qualquer tipo de fraude


Publi­ca­do em 17/01/2024 — 09:23 Por Pau­la Labois­siè­re – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

A minis­tra da Ges­tão e da Ino­va­ção em Ser­vi­ços Públi­cos, Esther Dweck (foto), dis­se nes­ta quar­ta-fei­ra (17), em Bra­sí­lia, que uma rede coor­de­na­da pela Secre­ta­ria Naci­o­nal de Segu­ran­ça Públi­ca, do Minis­té­rio da Jus­ti­ça, vai atu­ar para garan­tir a lisu­ra do Con­cur­so Públi­co Naci­o­nal Uni­fi­ca­do, popu­lar­men­te cha­ma­do de Enem dos Con­cur­sos.  

Ao par­ti­ci­par de entre­vis­ta a emis­so­ras de rádio duran­te o pro­gra­ma Bom dia, Minis­tra, pro­du­zi­do pelo Canal Gov, da Empre­sa Bra­sil de Comu­ni­ca­ção (EBC), ela des­ta­cou que a rede inclui a Polí­cia Fede­ral, a Polí­cia Rodo­viá­ria Fede­ral e a Agên­cia Bra­si­lei­ra de Inte­li­gên­cia (Abin), além das for­ças de segu­ran­ça dos esta­dos: polí­cia mili­tar, polí­cia civil, bom­bei­ros e Defe­sa Civil.

“Todo mun­do vai atu­ar jun­to para garan­tir total lisu­ra na rea­li­za­ção da pro­va, evi­tar qual­quer tipo de frau­de ou qual­quer tipo de coi­sa que pos­sa ame­a­çar o con­cur­so”, dis­se.

Igualdade de condições

“Com isso, a gen­te vai con­se­guir uma igual­da­de de con­di­ções para toda a popu­la­ção bra­si­lei­ra que qui­ser se ins­cre­ver no con­cur­so pos­sa rea­li­zar essa pro­va da manei­ra mais fácil pos­sí­vel e com toda a segu­ran­ça e lisu­ra no pro­ces­so para não ter nenhum tipo de ques­ti­o­na­men­to e de pro­ble­ma”, obser­vou.

A minis­tra citou ain­da que a expe­ri­ên­cia do gover­no fede­ral com a rea­li­za­ção de diver­sas edi­ções do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem) con­tri­buiu para o pla­ne­ja­men­to e a rea­li­za­ção do con­cur­so em um pra­zo de cer­ca de seis meses entre a deci­são e a apli­ca­ção das pro­vas.

“O Enem real­men­te foi uma gran­de esco­la para apren­der a fazer pro­vas nes­sa dimen­são. Toda a exper­ti­se do Enem está sen­do apli­ca­da ago­ra tam­bém no Con­cur­so Públi­co Naci­o­nal Uni­fi­ca­do, que é o nos­so Enem dos con­cur­sos, como o pes­so­al gos­ta de cha­mar”, fina­li­zou.

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Prefeitura do Rio proíbe uso de celulares em sala de aula e no recreio

Repro­du­ção: © Rove­na Rosa/Agência Bra­sil Decreto foi assinado nesta sexta-feira Publi­ca­do em 02/02/2024 — 10:24 …