...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Educação / Forças devem garantir lisura de concurso unificado, diz ministra

Forças devem garantir lisura de concurso unificado, diz ministra

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Uma das metas é evitar qualquer tipo de fraude


Pub­li­ca­do em 17/01/2024 — 09:23 Por Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A min­is­tra da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos, Esther Dweck (foto), disse nes­ta quar­ta-feira (17), em Brasília, que uma rede coor­de­na­da pela Sec­re­taria Nacional de Segu­rança Públi­ca, do Min­istério da Justiça, vai atu­ar para garan­tir a lisura do Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do, pop­u­lar­mente chama­do de Enem dos Con­cur­sos.  

Ao par­tic­i­par de entre­vista a emis­so­ras de rádio durante o pro­gra­ma Bom dia, Min­is­tra, pro­duzi­do pelo Canal Gov, da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), ela desta­cou que a rede inclui a Polí­cia Fed­er­al, a Polí­cia Rodoviária Fed­er­al e a Agên­cia Brasileira de Inteligên­cia (Abin), além das forças de segu­rança dos esta­dos: polí­cia mil­i­tar, polí­cia civ­il, bombeiros e Defe­sa Civ­il.

“Todo mun­do vai atu­ar jun­to para garan­tir total lisura na real­iza­ção da pro­va, evi­tar qual­quer tipo de fraude ou qual­quer tipo de coisa que pos­sa ameaçar o con­cur­so”, disse.

Igualdade de condições

“Com isso, a gente vai con­seguir uma igual­dade de condições para toda a pop­u­lação brasileira que quis­er se inscr­ev­er no con­cur­so pos­sa realizar essa pro­va da maneira mais fácil pos­sív­el e com toda a segu­rança e lisura no proces­so para não ter nen­hum tipo de ques­tion­a­men­to e de prob­le­ma”, obser­vou.

A min­is­tra citou ain­da que a exper­iên­cia do gov­er­no fed­er­al com a real­iza­ção de diver­sas edições do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) con­tribuiu para o plane­ja­men­to e a real­iza­ção do con­cur­so em um pra­zo de cer­ca de seis meses entre a decisão e a apli­cação das provas.

“O Enem real­mente foi uma grande esco­la para apren­der a faz­er provas nes­sa dimen­são. Toda a exper­tise do Enem está sendo apli­ca­da ago­ra tam­bém no Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do, que é o nos­so Enem dos con­cur­sos, como o pes­soal gos­ta de chamar”, final­i­zou.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática

Esta é a primeira vez que Brasil participa do estudo Mar­i­ana Tokar­nia – Repórter da …