...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Noticias / Forças federais atuam na segurança de desfiles de 7 de setembro

Forças federais atuam na segurança de desfiles de 7 de setembro

Repro­dução: © Antônio Cruz/Agência Brasil

Em Brasília, Esplanada dos Ministérios estará sob monitoramento


Publicado em 06/09/2024 — 18:14 Por Daniella Almeida — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

A Agên­cia Brasileira de Inteligên­cia (Abin), forças fed­erais e estad­u­ais atu­am em con­jun­to nes­ta sex­ta-feira (6) e no sába­do (7) para garan­tir a segu­rança durante os des­files do Dia da Inde­pendên­cia, em diver­sas partes do país.

A Abin mobi­li­zou o cen­tro de inteligên­cia e mon­i­tora­men­to, em Brasília, para atu­ar de maneira integra­da com as super­in­tendên­cias estad­u­ais do órgão e com par­ceiros do Sis­tema Brasileiro de Inteligên­cia (Sis­bin), com o gov­er­no do Dis­tri­to Fed­er­al e a Presidên­cia da Repúbli­ca. O obje­ti­vo é iden­ti­ficar ameaças e even­tu­ais inci­dentes que pos­sam colo­car em risco a segu­rança de autori­dades e demais par­tic­i­pantes dos even­tos.

Den­tro da estraté­gia de segu­rança, as super­in­tendên­cias estad­u­ais da Abin tra­bal­ham no envio de infor­mações con­sid­er­adas rel­e­vantes ao cen­tro de inteligên­cia, em Brasília.

Segurança da Presidência

O Gabi­nete de Segu­rança Insti­tu­cional da Presidên­cia da Repúbli­ca (GSI/PR) empre­gará cer­ca de 600 inte­grantes para garan­tir a segu­rança das autori­dades fed­erais durante o des­file cívi­co-mil­i­tar neste feri­ado, na Esplana­da dos Min­istérios, em Brasília.

De acor­do com o GSI, o efe­ti­vo é maior do que em anos ante­ri­ores em função do aumen­to da exten­são do des­file, com mais arquiban­cadas, exigin­do o reforço do pes­soal empre­ga­do.

Os mil­itares inte­gram o Coman­do Mil­i­tar do Planal­to, respon­sáv­el pelas tropas sedi­adas no Dis­tri­to Fed­er­al, Goiás, Tocan­tins e no Triân­gu­lo Mineiro.

Atuação

Antes do des­file em Brasília, os agentes do GSI/PR farão uma varredu­ra eletrôni­ca e anti­bom­bas nos pré­dios da Esplana­da dos Min­istérios e arredores e ocu­parão locais estratégi­cos para obser­vação.

No dia do des­file, o GSI/PR con­tro­la as arquiban­cadas lat­erais e frontais mais próx­i­mas à tri­buna das autori­dades. Nes­sas arquiban­cadas, os con­vi­da­dos pas­sam por rígi­do con­t­role de aces­so, via pór­ti­cos detec­tores de metais, após apre­sen­tação do con­vite de aces­so. Todo o itin­erário de deslo­ca­men­to de autori­dades é guarneci­do por agentes de segu­rança.

Espaço aéreo

O espaço aéreo próx­i­mo à Esplana­da estará inter­di­ta­do e somente drones cadastra­dos poderão voar na área cen­tral de Brasília. Blo­queadores de drones estáti­cos e móveis e arma­men­to portátil antidrone serão aciona­dos para pro­te­ger autori­dades. As equipes do GSI/PR tam­bém uti­lizarão drones de vig­ilân­cia, mon­i­tora­dos por agentes de análise de risco.

Toda a Esplana­da estará sob mon­i­tora­men­to de segu­rança, por meio de câmeras de vig­ilân­cia dis­tribuí­das em toda a aveni­da.

Trânsito

Os órgãos de segu­rança públi­ca do Dis­tri­to Fed­er­al farão o con­t­role de trân­si­to para aces­so à Esplana­da dos Min­istérios, que a par­tir das 23h des­ta sex­ta-feira estará fecha­da para os veícu­los.

No sába­do, os agentes con­tro­larão o aces­so à área de segu­rança, com revista do públi­co para evi­tar a entra­da no espaço de itens proibidos pelos órgãos de segu­rança públi­ca.

Entre os itens proibidos para levar ao des­file da Inde­pendên­cia, estão fogos de artifí­cio e sim­i­lares; artefatos explo­sivos; sub­stân­cias inflamáveis armas de fogo em ger­al; armas bran­cas ou qual­quer out­ro obje­to que pos­sa causar fer­i­men­tos, mes­mo que rep­re­sen­tem uten­sílios de tra­bal­ho ou cul­tur­ais; armas de brin­que­do, répli­cas; latas, copos, gar­rafas, cool­ers e iso­pores; apon­ta­dor a laser ou sim­i­lares; bol­sas e mochi­las com mais de 100 cm na soma das dimen­sões dos três lados (altura, largu­ra e pro­fun­di­dade); sprays e aerossóis; ani­mais em ger­al, exce­to cães-guias; entre out­ros.

 

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Central de atendimento telefônico do INSS não funciona neste sábado

Feriado nacional suspende atendimento pelo canal 135 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 12/10/2024 — 08:33 Brasília …