...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Cultura / Formação em Cultura Digital estão abertas

Formação em Cultura Digital estão abertas

Repro­dução: docs.google.com/forms/

Ação é uma iniciativa do Ministério da Cultura e da UFRJ


Publicado em 19/05/2024 — 10:24 Por Alana Gandra — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

Estão aber­tas até o dia 1º de jul­ho as inscrições para a ação Redes de For­mação em Cul­tura Dig­i­tal – Lab­ic Brasil, ini­cia­ti­va do Min­istério da Cul­tura (MinC), por meio da Sec­re­taria de For­mação Cul­tur­al, Livro e Leitu­ra (Sefli), e da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da Pró-Reito­ria de Exten­são. A ação tem parce­ria do Lab­o­ratório de Ino­vação Cidadã e da Mídia Nin­ja. O for­mulário de inscrição pode ser aces­sa­do aqui.

Ini­cial­mente, serão sele­ciona­dos 30 pro­je­tos sedi­a­dos no Dis­tri­to Fed­er­al e Entorno, que par­tic­i­parão de encon­tros pres­en­ci­ais e remo­tos, visan­do ao desen­volvi­men­to e à con­strução de redes em cul­tura dig­i­tal. As equipes da Pró-Reito­ria de Exten­são da UFRJ e da Mídia Nin­ja inte­grarão o grupo que fará a seleção dos 30 pro­je­tos da Região Cen­tro-Oeste que par­tic­i­parão da ação.

“A gente tam­bém está mobi­lizan­do par­ceiros que tra­bal­ham com cul­tura dig­i­tal, que con­heçam redes soci­ais e que ten­ham ação nas redes forte. Na seleção, tam­bém, a ideia é pegar pro­je­tos que pos­sam ter essa relação com a ação social, a situ­ação cul­tur­al, mas que ten­ham uma pro­pos­ta para o uso das redes”, disse nes­ta sex­ta-feira (17) à Agên­cia Brasil a pró-reito­ra de Exten­são da UFRJ, Ivana Bentes. Podem se inscr­ev­er ini­cia­ti­vas lig­adas a temas como diver­si­dade, for­mação, sus­tentabil­i­dade, ações cul­tur­ais, livro e leitu­ra, cul­turas indí­ge­nas, meio ambi­ente e usos da inteligên­cia arti­fi­cial para o bem comum.

“Mas a ideia é traz­er a for­mação em cul­tura dig­i­tal, porque esta­mos no con­tex­to das fake news [notí­cias fal­sas], da for­ma como as pes­soas podem usar mel­hor redes, inteligên­cia arti­fi­cial (IA) para o bem comum, para coisa boa, porque muitas pes­soas só pen­sam nes­sas fer­ra­men­tas como algo neg­a­ti­vo. Elas têm um poten­cial enorme de ação”, disse Ivana. Segun­do ela, men­to­rias e ofic­i­nas sobre checagem de notí­cias, segu­rança dig­i­tal e cri­ação de con­teú­do são exem­p­los das for­mações pre­vis­tas.

Impacto social

Nes­sa primeira ação ter­ri­to­r­i­al, podem se inscr­ev­er pro­je­tos, ações, redes, cole­tivos e orga­ni­za­ções de impacto social, lig­a­dos a pro­postas de trans­for­mação social, cidada­nia, diver­si­dade e ampli­ação de dire­itos. Serão aceitas pro­postas de pro­je­tos de todo o Dis­tri­to Fed­er­al. Não é necessário que os pro­po­nentes ten­ham for­mação ou tit­u­lação acadêmi­ca. O obje­ti­vo da for­mação é apoiar ações, redes, cole­tivos, pro­je­tos e pesquisas apli­cadas em diver­sos eixos temáti­cos, entre eles, com­bate à desin­for­mação, edu­cação midiáti­ca, tec­nolo­gias para o bem comum e ações de mídia.

Os tra­bal­hos que resultarem da for­mação poderão ser usa­dos nas comu­nidades, con­sti­tuin­do uma grande rede de impacto nos ter­ritórios, desta­cou Ivana Bentes. De acor­do com ela, a for­mação vai fun­cionar como um cur­so de exten­são da UFRJ. “As men­to­rias, as dis­cussões. Isso é bacana porque ampli­fi­ca esse impacto ter­ri­to­r­i­al”. Os encon­tros serão trans­mi­ti­dos pelo canal do da Pró-Reito­ria de Exten­são da UFRJ no YouTube.

Os 30 pro­je­tos sele­ciona­dos vão rece­ber aju­da de cus­to no val­or de R$ 1 mil para par­tic­i­par do lab­o­ratório. Os recur­sos são ori­un­dos do MinC, por meio da Sefli. As ini­cia­ti­vas sele­cionadas rece­berão apoio de men­tores, pro­fes­sores, empreende­dores, estu­dantes, espe­cial­is­tas e con­vi­da­dos, durante o perío­do de real­iza­ção da ação. Todas as ativi­dades são gra­tu­itas. O resul­ta­do da seleção será divul­ga­do no dia 19 de jul­ho.

Demais regiões

Além do Cen­tro-Oeste, haverá edições nas demais regiões do Brasil, o que está pre­vis­to para ocor­rer entre 2024 e 2025. No total, serão 150 pro­je­tos apoia­dos na ação Redes de For­mação, infor­mou à Agên­cia Brasil o coor­de­nador-ger­al de Artic­u­lação de Políti­cas de Cul­tura e Edu­cação do MinC, Rafael Max­i­mini­ano. Ele ressaltou que os pro­je­tos cul­tur­ais que ten­ham lig­ação com os eixos temáti­cos pro­pos­tos no edi­tal já podem estar em exe­cução.

De acor­do com o coor­de­nador-ger­al, será real­iza­do um encon­tro online dos pro­je­tos sele­ciona­dos no dia 29 de jul­ho e haverá encon­tros pres­en­ci­ais entre os dias 2 e 4 de agos­to, na Nave Nin­ja Brasília, no Lago Norte. Con­forme reforça o secretário de For­mação Cul­tur­al, Livro e Leitu­ra do MinC, Fabi­ano Piú­ba, o Lab­ic Brasil com­põe uma políti­ca de for­mação artís­ti­ca e cul­tur­al, com­preen­den­do o papel do letra­men­to dig­i­tal como com­po­nente estratégi­co para o desen­volvi­men­to de tec­nolo­gias, redes, platafor­mas e mídias, mas, sobre­tu­do, para a for­mação de repertórios cul­tur­ais, estéti­cos, artís­ti­cos, políti­cos e soci­ais na pro­dução de con­teú­dos e de mídias livres, inven­ti­vas, críti­cas e ter­ri­to­ri­ais, inclu­sive para o enfrenta­men­to à desin­for­mação e às fake news.

Labics

Os lab­o­ratórios de Ino­vação Cidadã (Lab­ics) são espaços de exper­i­men­tação, apren­diza­gem e cri­ação de soluções para resolver prob­le­mas e desafios da sociedade. A par­tir de tec­nolo­gias colab­o­ra­ti­vas e do envolvi­men­to da própria comu­nidade, os par­tic­i­pantes propõem proces­sos e pro­je­tos basea­d­os em men­to­rias e tro­cas, que resul­tam em ini­cia­ti­vas ino­vado­ras voltadas para o uso comum.

Os Lab­ics se baseiam na metodolo­gia uti­liza­da pela Sec­re­taria-Ger­al Ibero-Amer­i­cana (Seg­ib), organ­is­mo inter­na­cional que apoia os 22 país­es que con­stituem a comu­nidade ibero-amer­i­cana, sendo 19 da Améri­ca Lati­na de lín­gua espan­ho­la e por­tugue­sa, além da Espan­ha, Por­tu­gal e Andor­ra, na Penín­su­la Ibéri­ca.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025 Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil …