...
quarta-feira ,29 novembro 2023
Home / Esportes / Fortaleza e LDU decidem título da Copa Sul-Americana

Fortaleza e LDU decidem título da Copa Sul-Americana

Repro­dução: © Mateus Lotif/Fortaleza EC/Direitos Reser­va­dos

Clube nordestino busca conquista inédita da competição


Pub­li­ca­do em 28/10/2023 — 07:00 Por * Agên­cia Brasil — unde­fined

ouvir:

Chegou a hora de con­hecer o campeão da Copa Sul-Amer­i­cana. Para isso, For­t­aleza e LDU (Equador) medem forças, a par­tir das 17h (horário de Brasília) deste sába­do (28) no Está­dio Domin­go Bur­gueño Miguel, em Mal­don­a­do (Uruguai). A equipe brasileira bus­ca um títu­lo inédi­to da com­petição, enquan­to os equa­to­ri­anos jogam pelo bicam­pe­ona­to (já levan­tou a taça em 2009). A Rádio Nacional trans­mite o con­fron­to deci­si­vo ao vivo.

O For­t­aleza chega con­fi­ante ao due­lo. O elen­co do Leão teve fol­ga nes­ta sem­ana, pois o jogo con­tra o Botafo­go pelo Campe­ona­to Brasileiro foi adi­a­do. No Brasileirão a equipe nordes­ti­na ocu­pa a 9ª colo­cação com 42 pon­tos.

Na cam­pan­ha que o lev­ou à final da Sul-Amer­i­cana, o For­t­aleza pas­sou em primeiro no Grupo H, que con­ta­va com San Loren­zo (Argenti­na), Palesti­no (Chile) e Estu­di­antes de Méri­da (Venezuela). No mata-mata a equipe brasileira deixou pelo cam­in­ho o paraguaio Lib­er­tad (oitavas), o Améri­ca-MG (quar­tas) e o Corinthi­ans (semi­fi­nais).

Ago­ra o time nordes­ti­no procu­ra faz­er uma grande apre­sen­tação neste sába­do para se sagrar campeão. E, em caso de títu­lo, alcançará um feito inédi­to, se tonará a primeira equipe Nordeste a con­quis­tar um títu­lo inter­na­cional (em 1999 o CSA bateu na trave ao perder a final da Copa Con­mebol para o argenti­no Talleres).

Definir os pilares do plantel tri­col­or pode ser uma tare­fa difí­cil, pois a equipe inteira se aju­da den­tro de cam­po. Porém, podem ser desta­ca­dos os volantes Zé Weli­son e Caio Alexan­dre, o meia Yago Pikachu e os ata­cantes Thi­a­go Gal­har­do, Mar­in­ho e Lucero. Os volantes aju­dam muito na mar­cação e man­tém inten­si­dade e pega­da no meio de cam­po. Pikachu cumpre mais uma tem­po­ra­da reg­u­lar com a camisa do Leão do Pici. Thi­a­go Gal­har­do tem joga­do de meia, crian­do jogadas. Mar­in­ho, que chegou do Fla­men­go em jun­ho, se mostrou deci­si­vo e voltou a lem­brar seu auge no San­tos, quan­do foi eleito Rei da Améri­ca durante sua par­tic­i­pação na Lib­er­ta­dores. E no ataque o argenti­no Lucero reina abso­lu­to, com 21 gols na tem­po­ra­da.

Em caso de suces­so, este será o maior títu­lo da história do For­t­aleza. Entre as con­quis­tas do clube se desta­cam o Campe­ona­to Brasileiro Série B de 2018 e duas Copas do Nordeste, alcançadas em 2019 e em 2022.

Do out­ro lado do gra­ma­do estará uma LDU foca­da em traz­er mais um títu­lo para o Equador. O atu­al campeão da Sul-Amer­i­cana é do país, o Inde­pen­di­ente Del Valle, que con­quis­tou o títu­lo em 2022 ao bater o São Paulo na decisão. A equipe con­ta com vel­hos con­heci­dos do fute­bol brasileiro, como os cen­troa­vantes Pao­lo Guer­rero e Jan Hur­ta­do, além do meia Jho­jan Julio.

O pon­to forte da equipe equa­to­ri­ana é a defe­sa. Nos últi­mos cin­co jogos a LDU não foi vaza­da, ten­do sofri­do o últi­mo gol há mais de um mês. No Campe­ona­to Equa­to­ri­ano ocu­pa a 2ª colo­cação, um pon­to atrás do líder Barcelona de Guayaquil.

A tra­jetória da LDU na Sul-Amer­i­cana começou ain­da na primeira fase, com vitória sobre o Delfín (Equador) por 4 a 0 e clas­si­fi­cação para a fase de gru­pos. Assim, pas­sou em primeiro no Grupo A, que tin­ha Botafo­go, Mag­a­l­lanes (Chile) e César Valle­jo (Peru). Nas oitavas de final tirou o Ñublense (Chile) nos pênaltis. Tam­bém nas penal­i­dades máx­i­mas super­ou o São Paulo nas quar­tas de final. Nas semi­fi­nais con­seguiu uma grande vitória por 3 a 0 sobre o Defen­sa y Jus­ti­cia (Argenti­na) na ida e empa­tou em 0 a 0 na vol­ta, assim se clas­si­f­i­can­do para a final.

Transmissão da Rádio Nacional

Rádio Nacional trans­mite a decisão entre For­t­aleza e LDU com a nar­ração de André Mar­ques, comen­tários de Waldir Luiz, reportagem de Mauri­cio Cos­ta e plan­tão de Rodri­go Cam­pos. Você acom­pan­ha o Show de Bola Nacional aqui:

* Colab­o­ração de Pedro Dabés (estag­iário) sob super­visão de Paulo Gar­ri­tano.

Edição: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Rio de Janeiro (RJ), 12/11/2023- Candidatos aguardam abertura dos portões para o segundo dia provas do Enem 2023, na Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca, zona norte da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Rio: estudantes lidam com ansiedade e calor forte no 2º dia do Enem

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil Transporte público é desafio para quem mora longe dos locais …