...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Noticias / Forte chuva no DF causa alagamentos e queda de energia

Forte chuva no DF causa alagamentos e queda de energia

Repro­dução: © Keila Santana/Divulgação

Forte chuva no DF causa alagamentos e queda de energia

Vias da cidade ficaram totalmente submersas


Pub­li­ca­do em 09/02/2024 — 22:11 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Uma forte chu­va caiu no Dis­tri­to Fed­er­al, na noite des­ta sex­ta-feira (9), e cau­sou grandes alaga­men­tos em diver­sos pon­tos. Na Asa Norte, local­iza­da na região cen­tral de Brasília pis­tas ficaram total­mente sub­m­er­sas, inter­rompen­do o trân­si­to. Os viadu­tos de aces­so às quadras 209/210 e 109/110, por exem­p­lo, foram total­mente cober­tos pela água. Vídeos dos transtornos cau­sa­dos pela chu­va foram com­par­til­ha­dos nas redes soci­ais. Um deles, inclu­sive, mostra um car­ro boian­do na altura da 711 norte.

Em avenidas impor­tantes da cidade, como a W3, o alaga­men­to do asfal­to inter­rompeu a cir­cu­lação de veícu­los e o trân­si­to pre­cisou ser desvi­a­do. Uma enchente tam­bém atingiu São Sebastião, região admin­is­tra­ti­va do DF. Moradores da cap­i­tal tam­bém relataram que­da de ener­gia. Procu­ra­da, a dis­tribuido­ra Neoen­er­gia infor­mou que hou­ve “inter­rupção pon­tu­al” de ener­gia no DF e que equipes da empre­sa já tra­bal­havam para resta­b­ele­cer ple­na­mente o serviço.

Out­ro local cas­ti­ga­do pela chu­va foi o cam­pus prin­ci­pal da Uni­ver­si­dade de Brasília (UnB). Um vídeo posta­do pelo dep­uta­do dis­tri­tal Max Maciel (PSOL-DF) mostra uma ver­dadeira cor­renteza arran­can­do por­tas e arra­s­tan­do móveis e equipa­men­tos pelos corre­dores. O local se tornou um rio. A reito­ria da UnB infor­mou, por meio de sua asses­so­ria, que o Insti­tu­to de Físi­ca, espe­cial­mente no corre­dor do sub­so­lo, foi a área mais atingi­da. A insti­tu­ição ain­da cal­cu­la os pre­juí­zos. A reito­ra Már­cia Abrahão foi pes­soal­mente ver­i­ficar a situ­ação no local.

 

A chu­va começou por vol­ta das 18h e foi bas­tante inten­sa por mais de uma hora. Pela man­hã, o Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) já havia pub­li­ca­do um aler­ta de tem­pes­tade para o DF, com ven­tos inten­sos (60 a 100 Km/h) e chu­vas que pode­ria chegar 100 milímet­ros, com risco de corte de ener­gia, que­da de árvores, alaga­men­tos e descar­gas elétri­c­as.

A reportagem procurou a Defe­sa Civ­il e o Gov­er­no do Dis­tri­to Fed­er­al (GDF) para obter um bal­anço da situ­ação, mas ain­da não obteve retorno.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Justiça de SP extingue penas de policiais pelo massacre do Carandiru

Repressão policial a uma rebelião resultou na morte de 111 detentos André Richter — Repórter …