...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Noticias / Forte chuva no DF causa alagamentos e queda de energia

Forte chuva no DF causa alagamentos e queda de energia

Repro­du­ção: © Kei­la Santana/Divulgação

Forte chuva no DF causa alagamentos e queda de energia

Vias da cidade ficaram totalmente submersas


Publi­ca­do em 09/02/2024 — 22:11 Por Pedro Rafa­el Vile­la — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Uma for­te chu­va caiu no Dis­tri­to Fede­ral, na noi­te des­ta sex­ta-fei­ra (9), e cau­sou gran­des ala­ga­men­tos em diver­sos pon­tos. Na Asa Nor­te, loca­li­za­da na região cen­tral de Bra­sí­lia pis­tas fica­ram total­men­te sub­mer­sas, inter­rom­pen­do o trân­si­to. Os via­du­tos de aces­so às qua­dras 209/210 e 109/110, por exem­plo, foram total­men­te cober­tos pela água. Víde­os dos trans­tor­nos cau­sa­dos pela chu­va foram com­par­ti­lha­dos nas redes soci­ais. Um deles, inclu­si­ve, mos­tra um car­ro boi­an­do na altu­ra da 711 nor­te.

Em ave­ni­das impor­tan­tes da cida­de, como a W3, o ala­ga­men­to do asfal­to inter­rom­peu a cir­cu­la­ção de veí­cu­los e o trân­si­to pre­ci­sou ser des­vi­a­do. Uma enchen­te tam­bém atin­giu São Sebas­tião, região admi­nis­tra­ti­va do DF. Mora­do­res da capi­tal tam­bém rela­ta­ram que­da de ener­gia. Pro­cu­ra­da, a dis­tri­bui­do­ra Neo­e­ner­gia infor­mou que hou­ve “inter­rup­ção pon­tu­al” de ener­gia no DF e que equi­pes da empre­sa já tra­ba­lha­vam para res­ta­be­le­cer ple­na­men­te o ser­vi­ço.

Outro local cas­ti­ga­do pela chu­va foi o cam­pus prin­ci­pal da Uni­ver­si­da­de de Bra­sí­lia (UnB). Um vídeo pos­ta­do pelo depu­ta­do dis­tri­tal Max Maci­el (PSOL-DF) mos­tra uma ver­da­dei­ra cor­ren­te­za arran­can­do por­tas e arras­tan­do móveis e equi­pa­men­tos pelos cor­re­do­res. O local se tor­nou um rio. A rei­to­ria da UnB infor­mou, por meio de sua asses­so­ria, que o Ins­ti­tu­to de Físi­ca, espe­ci­al­men­te no cor­re­dor do sub­so­lo, foi a área mais atin­gi­da. A ins­ti­tui­ção ain­da cal­cu­la os pre­juí­zos. A rei­to­ra Már­cia Abrahão foi pes­so­al­men­te veri­fi­car a situ­a­ção no local.

 

A chu­va come­çou por vol­ta das 18h e foi bas­tan­te inten­sa por mais de uma hora. Pela manhã, o Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Mete­o­ro­lo­gia (Inmet) já havia publi­ca­do um aler­ta de tem­pes­ta­de para o DF, com ven­tos inten­sos (60 a 100 Km/h) e chu­vas que pode­ria che­gar 100 milí­me­tros, com ris­co de cor­te de ener­gia, que­da de árvo­res, ala­ga­men­tos e des­car­gas elé­tri­cas.

A repor­ta­gem pro­cu­rou a Defe­sa Civil e o Gover­no do Dis­tri­to Fede­ral (GDF) para obter um balan­ço da situ­a­ção, mas ain­da não obte­ve retor­no.

Edi­ção: Mar­ce­lo Bran­dão

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Bolsonaro volta a pedir afastamento de Moraes de inquérito sobre golpe

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Recurso deverá ser apreciado pelo presidente do STF Publi­ca­do em …