...
segunda-feira ,22 julho 2024
Home / Noticias do Mundo / Fórum de favelas para o G20 será lançado no Rio nesta segunda-feira

Fórum de favelas para o G20 será lançado no Rio nesta segunda-feira

Repro­dução: Agên­cia Brasil / EBC

F20 é formado por lideranças de comunidades da cidade


Publicado em 06/07/2024 — 13:16 Por Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Lid­er­anças de fave­las lançam nes­ta segun­da-feira (8) o fórum para dis­cu­tir e apre­sen­tar questões rela­cionadas a essas comu­nidades para o G20. Chama­do de F20, o grupo pre­tende entre­gar ao gov­er­no brasileiro um doc­u­men­to com suas recomen­dações para a reunião de cúpu­la que reúne os país­es com as maiores econo­mias do mun­do, que acon­tece em novem­bro, no Rio de Janeiro.

No entendi­men­to dos ide­al­izadores do F20, muitas das políti­cas dis­cu­ti­das no G20 têm impactos dire­tos sobre as condições de vida nas fave­las, entre eles desen­volvi­men­to econômi­co, aces­so a serviços bási­cos, dire­itos humanos e sus­tentabil­i­dade ambi­en­tal.

O lança­men­to do F20 na comu­nidade do Vidi­gal, no Rio de Janeiro, terá a par­tic­i­pação de lid­er­anças de out­ras comu­nidades da cidade impor­tantes, como Vila Kennedy, Man­guin­hos, Rocin­ha, Com­plexo do Alemão, Maré, Acari, Caju, Fumacê e Jacarez­in­ho.

O F20 se estru­tu­ra em cin­co gru­pos de tra­bal­ho que visam abor­dar questões críti­cas enfrentadas pelas pop­u­lações das fave­las e apre­sen­tar soluções sus­ten­táveis e inclu­si­vas para elas.

Os gru­pos são com­bate às desigual­dades, pobreza, fome e pro­moção da saúde men­tal; aces­so à água potáv­el, sanea­men­to e higiene pes­soal; com­bate à crise climáti­ca e pro­moção da tran­sição energéti­ca jus­ta; com­bate ao risco de desas­tres ambi­en­tais; e trans­for­mação, inclusão dig­i­tal e cul­tur­al.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Conflito: China manifesta preocupação e pede calma aos envolvidos

Repro­dução: © REUTERS/Ronen Zyu­lun País pede que comunidade internacional atue em prol da paz na …