...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Direitos Humanos / Fotógrafos da Agência Brasil vencem Prêmio de Direitos Humanos

Fotógrafos da Agência Brasil vencem Prêmio de Direitos Humanos

Imagens retratam repressão a protesto e soltura de jovem preso

EBC
Pub­li­ca­do em 26/11/2024 — 20:17
Brasília
Rio de Janeiro (RJ) 25/07/2024 – Carlos Vitor Guimarães abraça sua família no lado de fora do Presídio Evaristo de Moraes. O jovem negro de 25 anos, morador de São Gonçalo, esteve preso durante um ano e meio ao ser condenado por roubo de carga apenas com reconhecimento por foto, e está absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça após pedido da Defensoria Pública do Estado. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Dois fotó­grafos da Agên­cia Brasil vence­r­am a 41ª edição do Prêmio Dire­itos Humanos de Jor­nal­is­mo, orga­ni­za­do pelo Movi­men­to de Justiça e Dire­itos Humanos (MJDH), em parce­ria com Ordem dos Advo­ga­dos do Brasil — RS (OAB-RS).

A foto “7x1”, do fotó­grafo Paulo Pin­to, que reg­istrou a repressão poli­cial durante man­i­fes­tação do Movi­men­to Passe Livre (MPL), em São Paulo, lev­ou o primeiro lugar.

Já o fotó­grafo Fer­nan­do Frazão lev­ou o segun­do lugar com “Ten­ho Min­ha Vida de Vol­ta”, que reg­istrou o momen­to em que o jovem Car­los Vitor Guimarães, de 25 anos, reen­con­tra a sua família após ficar pre­so injus­ta­mente por um ano e meio no Presí­dio Evaris­to de Moraes, no Rio de Janeiro. O tema da pre­mi­ação em 2024, foi Democ­ra­cia.

“Mais um prêmio recon­hece o tra­bal­ho de excelên­cia dos profis­sion­ais da EBC, com sua con­tribuição rel­e­vante para a comu­ni­cação públi­ca e a democ­ra­cia brasileira”, afir­mou o dire­tor-pres­i­dente da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), Jean Lima.

7x1, por Paulo Pinto

Em janeiro deste ano, o Movi­men­to Passe Livre (MPL) fez uma man­i­fes­tação em São Paulo con­tra o aumen­to do preço da pas­sagem de trens e metrôs. Antes mes­mo do ato ter iní­cio, poli­ci­ais realizaram diver­sas prisões den­tro da estação Repúbli­ca do Metrô, na cap­i­tal paulista. Um dos jovens deti­dos teve o pescoço aper­ta­do con­tra o chão pelos agentes do Batal­hão de Ações Espe­ci­ais de Polí­cia (Baep) – que uti­lizavam bal­a­cla­va, o que impos­si­bili­ta a iden­ti­fi­cação de seus ros­tos. A fotografia de Paulo tam­bém foi vence­do­ra do Prêmio Vladimir Her­zog de Dire­itos Humanos.

São Paulo SP 18/01/2023 Manifestação no centro da cidade contra o aumento das tarifas do metrô, CPTM e EMTU e contra as privatizações do governo Tarcísio. Policiais no Metro Republicas detém um cidadão .Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil
Repro­dução: São Paulo — Repressão a man­i­fes­tação con­tra aumen­to de tar­i­fas de trans­porte em São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Paulo Pin­to começou a fotogra­far em seus tem­pos de ado­lescên­cia, quan­do vivia em sua cidade natal: San­tana do Livra­men­to (RS), e cobria even­tos para o jor­nal local.

Com sua curiosi­dade, olhar aten­to e facil­i­dade em ini­ciar con­ver­sas, Paulo Pin­to foi tam­bém receben­do a ori­en­tação de grandes profis­sion­ais. Tra­bal­hou na Agên­cia Esta­do e con­sagrou-se como um dos grandes nomes do foto­jor­nal­is­mo brasileiro, com diver­sos tra­bal­hos pre­mi­a­dos e repro­duzi­dos pelo mun­do.

Tenho Minha Vida de Volta, por Fernando Frazão

Car­los Vitor Fer­nan­des Guimarães, jovem negro de 25 anos, foi solto em jul­ho, após ter fica­do pre­so injus­ta­mente no Presí­dio Evaris­to de Moraes, em São Cristóvão (RJ) por um ano e meio. Ele foi con­de­na­do por roubo de car­ga ape­nas com recon­hec­i­men­to por foto, e pos­te­ri­or­mente absolvi­do pelo Supe­ri­or Tri­bunal de Justiça depois de um pedi­do da Defen­so­ria Públi­ca do Esta­do.

Rio de Janeiro (RJ) 25/07/2024 – Carlos Vitor Guimarães abraça sua família no lado de fora do Presídio Evaristo de Moraes. O jovem negro de 25 anos, morador de São Gonçalo, esteve preso durante um ano e meio ao ser condenado por roubo de carga apenas com reconhecimento por foto, e está absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça após pedido da Defensoria Pública do Estado. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: Rio de Janeiro (RJ) 25/07/2024 – Car­los Vitor Guimarães abraça a família no lado de fora do Presí­dio Evaris­to de Moraes. Foto: Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Com mais de 18 anos de exper­iên­cia na impren­sa brasileira, o foto­jor­nal­ista Fer­nan­do Frazão tra­bal­ha há 11 anos na equipe de reportagem fotográ­fi­ca da Agên­cia Brasil. Tam­bém tra­bal­hou nas redações de O GloboLance! e Veja Rio. Pela EBC, já par­ticipou de cober­turas históri­c­as como as man­i­fes­tações de 2013, os Jogos Olímpi­cos Rio 2016 e a crise ambi­en­tal e human­itária cau­sa­da pela min­er­ação ile­gal na Ter­ra Indí­ge­na Yanoma­mi, na Flo­res­ta Amazôni­ca.

Suas fotografias são ampla­mente dis­tribuí­das pela Agên­cia Brasil e pub­li­cadas inter­na­cional­mente, ten­do sido expostas na sede da Unesco em Paris, na Haus der Pho­togra­phie na Ale­man­ha e na sede do Mer­co­sul no Uruguai.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Governo deve implantar seis unidades para atender mulher indígena

Casas serão construídas conforme cada bioma do país Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil …