...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Noticias / Fragata que participou de força-tarefa no Líbano retorna ao Brasil

Fragata que participou de força-tarefa no Líbano retorna ao Brasil

A fragata Independência(F44) retorna ao Brasil, na Base Naval do Rio de Janeiro, após concluir missão de paz na Força-Tarefa Marítima(FTM) da UNIFIL, no Líbano.
A fra­ga­ta Independência(F44) retor­na ao Bra­sil, na Base Naval do Rio de Janei­ro, após con­cluir mis­são de paz na For­ça-Tare­fa Marítima(FTM) da UNIFIL, no Líba­no. © Tânia Rêgo/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Militares brasileiros permanecerem por 9 meses no Líbano


Publicado em 26/12/2020 — 13:27 Por Cristina Indio do Brasil — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

A Fra­ga­ta Inde­pen­dên­cia, que inte­grou a For­ça-Tare­fa Marí­ti­ma da For­ça Inte­ri­na das Nações Uni­das no Líba­no (FTM-Uni­fil), che­gou hoje (26) à Base Naval do Rio de Janei­ro. A bor­do esta­vam cer­ca de 200 mili­ta­res, que ini­ci­a­ram a vol­ta ao Bra­sil no dia 2 de dezem­bro, depois de per­ma­ne­ce­rem por 9 meses no Líba­no. Segun­do a Mari­nha, nes­se perío­do os mili­ta­res rea­li­za­ram fis­ca­li­za­ções e ins­pe­ções e, prin­ci­pal­men­te, par­ti­ci­pa­ram das ações para redu­zir os efei­tos da des­trui­ção cau­sa­da pelas explo­sões que acon­te­ce­ram no iní­cio de agos­to, em Bei­ru­te. Os inte­gran­tes da mis­são par­ti­ci­pa­ram tam­bém de patru­lha­men­to nas pro­xi­mi­da­des do por­to em apoio ao gover­no liba­nês.

Ao desem­bar­car, o coman­dan­te da Inde­pen­dên­cia, capi­tão de fra­ga­ta André Car­va­lho, foi rece­bi­do pelo Coman­dan­te de Ope­ra­ções Navais da Mari­nha, almi­ran­te Alí­pio Jor­ge.

O mili­tar assu­miu o coman­do da fra­ga­ta no dia 21 de janei­ro do ano pas­sa­do e no dia 8 de mar­ço par­tiu da Base Naval do Rio de Janei­ro em dire­ção ao Líba­no. “Des­de esse momen­to, eu sabia da res­pon­sa­bi­li­da­de que eu tinha como coman­dan­te do navio e como res­pon­sá­vel de levar os 200 mili­ta­res para o Líba­no, cum­prir a mis­são da Uni­fil e retor­nar, como retor­na­mos hoje. É uma satis­fa­ção mui­to gran­de, um sen­ti­men­to de dever cum­pri­do em ter con­se­gui­do retor­nar depois de 293 dias em ope­ra­ção. Foram nove meses, no total de 160 dias de mar e 33 mil milhas nave­gá­veis. Den­tro das 23 patru­lhas que fize­mos foram 110 dias no mar, sen­do qua­tro delas em águas liba­ne­sas. O sen­ti­men­to que tenho é de orgu­lho, de satis­fa­ção e de dever cum­pri­do por par­te da tri­pu­la­ção da fra­ga­ta inde­pen­dên­cia”, dis­se ao desem­bar­car.

O coman­dan­te da fra­ga­ta dis­se que o mai­or desa­fio que enfren­tou na mis­são foi con­du­zir o navio em meio a uma con­jun­tu­ra mun­di­al total­men­te dife­ren­te por cau­sa da pan­de­mia da covid-19. “Quan­do saí­mos do Bra­sil, tínha­mos um caso no Bra­sil e alguns na Euro­pa. Quan­do dei­xa­mos o Por­to de Natal em dire­ção a Bei­ru­te, a Euro­pa come­ça­va a fechar para pro­te­ção dos cida­dãos da con­ta­mi­na­ção da covid, então, nes­se momen­to, vimos que era uma con­jun­tu­ra nun­ca vis­ta antes”.

Segun­do André Car­va­lho, ao che­gar em Bei­ru­te, no Líba­no, a cida­de já esta­va fecha­da com medi­das de iso­la­men­to. “Tive­mos que con­du­zir toda a ope­ra­ção ao lon­go de seis meses cum­prin­do todos os pro­to­co­los da Orga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de para man­ter a segu­ran­ça e a saú­de dos tri­pu­lan­tes. Acre­di­to que esse tenha sido o mai­or desa­fio e a tri­pu­la­ção da Fra­ga­ta Inde­pen­dên­cia ven­ceu”, dis­se.

Para man­ter os pro­to­co­los de segu­ran­ça, o encon­tro da tri­pu­la­ção com suas famí­li­as ocor­reu den­tro dos seus car­ros no esta­ci­o­na­men­to da Base Naval.

Participação

Nos últi­mos nove anos, a Mari­nha do Bra­sil (MB) par­ti­ci­pou da FTM-Uni­fil com um navio. No total, mais de 3.600 mili­ta­res atu­a­ram em ações de pre­ven­ção à entra­da de ilí­ci­tos, arma­men­to e equi­pa­men­tos não auto­ri­za­dos por via marí­ti­ma; trei­na­men­to da mari­nha liba­ne­sa; e na vigi­lân­cia das áre­as marí­ti­mas e ter­ri­to­ri­ais.

“Nes­se perío­do, a FTM fis­ca­li­zou mais de 71.200 navi­os e indi­cou cer­ca de 14.100 des­ses às auto­ri­da­des liba­ne­sas para ins­pe­ção, no mar ou em ter­ra, atu­an­do em Área Marí­ti­ma de Ope­ra­ções com cer­ca de 17 mil km qua­dra­dos”, infor­mou a Mari­nha.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

Agên­cia Bra­sil / EBC


 

Você pode Gostar de:

Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 03 – 07 – 10 – …