...
domingo ,8 setembro 2024
Home / Noticias / Frente fria deve trazer queda acentuada da temperatura no RS Chuvas vão diminuir, mas Inmet pede atenção aos termômetros

Frente fria deve trazer queda acentuada da temperatura no RS Chuvas vão diminuir, mas Inmet pede atenção aos termômetros

Repro­dução: © @CristineRochol/PMPA

Chuvas vão diminuir, mas Inmet pede atenção aos termômetros


Publicado em 12/05/2024 — 15:01 Por Alana Gandra — repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

O Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) emi­tiu um aler­ta laran­ja, “de peri­go”, para o declínio acen­tu­a­do da tem­per­atu­ra na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul. O fenô­meno deve ser perce­bido entre segun­da (13) e quar­ta (15) e pode levar os ter­mômet­ros a reg­is­trarem tem­per­at­uras cin­co graus Cel­sius (°C) menores.

Segun­do o Inmet, as chu­vas neste domin­go (12) foram mais con­cen­tradas em grande parte do Rio Grande do Sul e em San­ta Cata­ri­na. Já a par­tir da noite, a con­cen­tração será na metade norte do esta­do gaú­cho, incluin­do a cap­i­tal Por­to Ale­gre. “E na parte mais ao sul do esta­do, já começam a cair as tem­per­at­uras a par­tir de hoje”, disse à Agên­cia Brasil o mete­o­rol­o­gista do Inmet, Herá­clio Alves.

Herá­clio Alves afir­mou que essa que­da nas tem­per­at­uras decorre da frente fria que vai se for­mar aman­hã (13). Na medi­da em que ela avança pelo oceano, a leste da região Sud­este, ela vai trazen­do chu­va tam­bém para o leste de São Paulo. Ele desta­cou que logo depois da pas­sagem da frente fria, vem o ar mais frio e seco. “Ele reduz a chu­va e provo­ca que­da nas tem­per­at­uras. Na quar­ta-feira (15), toda a região Sul, além do sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul terão declínio da tem­per­atu­ra bas­tante acen­tu­a­do”.

Nos três esta­dos do Sul, a tem­per­atu­ra deve ficar mais baixa. No Rio Grande do Sul, o mete­o­rol­o­gista apon­tou que a tem­per­atu­ra pode ficar abaixo dos 4º nos próx­i­mos dias, prin­ci­pal­mente nas madru­gadas e man­hãs. “Então, a chu­va já diminui a par­tir de aman­hã, prin­ci­pal­mente no Rio Grande do Sul, mas vai ter a frente fria que vai se for­mar durante a madru­ga­da. Ain­da chove no norte do esta­do mas, no decor­rer do dia, a chu­va avança para San­ta Cata­ri­na e Paraná e e vai dan­do espaço a essa mas­sa mais fria, e com pou­ca chu­va, mas com tem­per­atu­ra muito baixa. Tem o frio”, aler­tou Herá­clio Alves.

Na tarde deste domin­go (12), em grande parte do Rio Grande do Sul, a tem­per­atu­ra máx­i­ma já fica abaixo dos 25º, enquan­to no extremo sul do esta­do, na fron­teira com o Uruguai, será em torno de 12º a 15º. “À noite, já começa (a tem­per­atu­ra baixa) a se espal­har para out­ras áreas do esta­do. Hoje, já tem uma que­da bas­tante expres­si­va da tem­per­atu­ra, tan­to por con­ta da chu­va, mas tam­bém por uma mas­sa mais fria que vai avançan­do sobre a Argenti­na, o Uruguai, e chegan­do ao Rio Grande do Sul”, disse o espe­cial­ista.

A par­tir dessa segun­da-feira (13), na madru­ga­da e no decor­rer do dia, a chu­va fica mais con­cen­tra­da no norte gaú­cho e começa a avançar por San­ta Cata­ri­na e Paraná, entre a segun­da e terça-feira. As tem­per­at­uras vão cair tam­bém nas demais áreas do Rio Grande do Sul, em San­ta Cata­ri­na, Paraná e tam­bém no sul e oeste do Mato Grosso do Sul.

 

 

Edição: Vini­cius Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hoje é Dia: setembro amarelo e alfabetização são destaques

Repro­dução: ©Divul­gação Confira as principais datas da semana entre 8 e 14 de setembro de …