...
sábado ,9 novembro 2024
Home / Noticias / Frio leva pessoas em situação de rua a se abrigar no Metrô de SP

Frio leva pessoas em situação de rua a se abrigar no Metrô de SP

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

Temperatura mínima deve ser de 10ºC na próxima madrugada


Pub­li­ca­do em 12/06/2022 — 16:15 Por Cami­la Boehm – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Com a pre­visão de baixas tem­per­at­uras no esta­do de São Paulo, o gov­er­no paulista decid­iu reabrir a estação Pedro II do Metrô, na Lin­ha 3‑Vermelha, para abri­gar pes­soas em situ­ação de rua des­de ontem (11), em nova eta­pa da ação “Noites Solidárias”. Na últi­ma noite, 21 pes­soas foram acol­hi­das no local, sendo 18 home­ns e três mul­heres.

O acol­hi­men­to está pre­vis­to para acon­te­cer, ini­cial­mente, até a segun­da-feira (13), começan­do às 19h e se esten­den­do até as 8h do dia seguinte, com dis­tribuição de colchões, cober­tores, kits de higiene e refeições.

A ini­cia­ti­va man­tém o mes­mo for­ma­to da ação ante­ri­or, real­iza­da entre 17 e 20 de maio e que abrigou 179 pes­soas no total: capaci­dade para abri­gar 100 pes­soas por noite nas dependên­cias da estação Pedro II do Metrô e o fornec­i­men­to de jan­tar às pes­soas por meio de uma unidade do pro­gra­ma Bom Pra­to Móv­el. Na man­hã seguinte, os abri­ga­dos são encam­in­hados à unidade 25 de março do Bom Pra­to para o café da man­hã.

O tem­po mais aber­to durante a madru­ga­da, com pou­cas nuvens, pro­por­cio­nou condições favoráveis para que as tem­per­at­uras ficas­sem mais baixas e inten­si­fi­cas­se a sen­sação de frio, segun­do o Cen­tro de Geren­ci­a­men­to de Emergên­cias (CGE) da prefeitu­ra de São Paulo. Em média, os ter­mômet­ros reg­is­traram 9,9°C, sendo que os menores val­ores abso­lu­tos foram aferi­dos no extremo sul da cap­i­tal.

As estações mete­o­rológ­i­cas do CGE ano­taram 5,9°C em Engen­heiro Mar­si­lac e 6,1°C em Capela do Socor­ro e Par­el­heiros. A máx­i­ma não deve super­ar os 17°C e a sen­sação de frio se man­tém no decor­rer do dia.

Previsão de mais frio

Segun­do o CGE, a tem­per­atu­ra mín­i­ma deve chegar a 10ºC durante a próx­i­ma madru­ga­da e a Defe­sa Civ­il Munic­i­pal man­tém esta­do de aler­ta para baixas tem­per­at­uras para toda cidade. A pre­visão apon­ta que o ar frio polar só começa a perder força a par­tir da próx­i­ma quin­ta-feira (16), quan­do as tem­per­at­uras começam a aumen­tar.

A segun­da-feira (13) deve começar com pou­cas nuvens, ven­to de sud­este e ter­mômet­ros na casa dos 7°C, sendo que, nas regiões mais per­iféri­c­as e próx­i­mas do extremo sul da cidade, o frio será mais inten­so. As tem­per­at­uras máx­i­mas não dev­erão super­ar 16°C.

A madru­ga­da de terça-feira (14) ain­da será gela­da, segun­do o CGE. Os ter­mômet­ros devem reg­is­trar em média 10°C, mas os ven­tos de sud­este poten­cial­izam a sen­sação de frio. O sol deve pre­dom­i­nar ao lon­go do dia, mas as tem­per­at­uras máx­i­mas não devem pas­sar dos 16°C.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

BC comunica exposição de dados de 644 chaves Pix da Caixa

Foram expostas informações cadastrais, como nome e CPF Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil …