...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Cultura / Funarte abre nesta segunda a Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Funarte abre nesta segunda a Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Repro­du­ção: © Arte: Divul­ga­ção

Evento é o mais tradicional do gênero no país e está na 25ª edição


Publi­ca­do em 11/12/2023 — 07:15 Por Ala­na Gan­dra – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

A Fun­da­ção Naci­o­nal de Artes (Funar­te) abre, nes­ta segun­da-fei­ra (11), no Rio de Janei­ro, a 25ª Bie­nal de Músi­ca Bra­si­lei­ra Con­tem­po­râ­nea, que se esten­de­rá até o pró­xi­mo dia 16. Con­si­de­ra­da a mais tra­di­ci­o­nal e repre­sen­ta­ti­va mos­tra do gêne­ro no país, a bie­nal reú­ne obras pre­mi­a­das por meio de edi­tal públi­co e sele­ci­o­na­das por uma comis­são jul­ga­do­ra cri­a­da pela Funar­te e inte­gra­da por pro­fes­so­res e espe­ci­a­lis­tas.

Par­ce­ria com a Esco­la de Músi­ca da Uni­ver­si­da­de Fede­ral do Rio de Janei­ro (UFRJ), o even­to terá trans­mis­são gra­tui­ta, ao vivo, pelo canal Arte de Toda Gen­te, no You­Tu­be.

Os con­cer­tos serão rea­li­za­dos em três pal­cos, todos loca­li­za­dos na região cen­tral do Rio. Na Sala Ceci­lia Mei­re­les serão apre­sen­ta­dos os con­cer­tos orques­trais; no Tea­tro Dul­ci­na, os de músi­ca de câma­ra; e, na Sala Funar­te Sid­ney Mil­ler, os de músi­ca ele­tro­a­cús­ti­ca e acus­má­ti­ca.

Os ingres­sos têm pre­ços popu­la­res de R$ 10 (intei­ra) e R$ 5 (meia-entra­da).

Popularização

“O intui­to é a popu­la­ri­za­ção dos con­cer­tos para ampli­ar a aces­si­bi­li­da­de e atrair novos públi­cos”, dis­se à Agên­cia Bra­sil a dire­to­ra de Músi­ca da Funar­te, Euli­cia Este­ve.

Segun­do Euli­cia, cou­be à Esco­la de Músi­ca da UFRJ arre­gi­men­tar os intér­pre­tes que vão par­ti­ci­par dos con­cer­tos. Resul­ta­do de uma pau­ta soci­al e edu­ca­ci­o­nal das pre­fei­tu­ras, par­ti­ci­pa­rão, por exem­plo, a Orques­tra Sinfô­ni­ca de Bar­ra Man­sa e a Orques­tra de Cor­das de Vol­ta Redon­da, inte­gra­das por alu­nos for­ma­dos pela rede públi­ca de ensi­no.

A pro­gra­ma­ção com­ple­ta do even­to está dis­po­ní­vel no site da Funar­te.

Um dos com­po­si­to­res que serão home­na­ge­a­dos na 25ª Bie­nal de Músi­ca Bra­si­lei­ra Con­tem­po­râ­nea é Edi­no Kri­e­ger, fale­ci­do no ano pas­sa­do, e cri­a­dor do pro­je­to ori­gi­nal que deu ori­gem ao even­to, em 1968.

Edi­ção: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bolsonaro volta a pedir afastamento de Moraes de inquérito sobre golpe

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Recurso deverá ser apreciado pelo presidente do STF Publi­ca­do em …