...
terça-feira ,29 abril 2025
Home / Noticias / Funarte relança vídeos do Projeto Pixinguinha com acessibilidade

Funarte relança vídeos do Projeto Pixinguinha com acessibilidade

Repro­dução: © Divul­gação Ban­co do Brasil

Relançamento será feito hoje no canal da fundação no Youtube


Pub­li­ca­do em 10/02/2022 — 07:12 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

A Fun­dação Nacional de Artes (Funarte) pro­move nes­ta quin­ta-feira (10) o relança­men­to gra­tu­ito, e com recur­sos de aces­si­bil­i­dade, de doc­u­men­tários do Pro­je­to Pixin­guin­ha, em seu canal no YouTube. O pro­du­tor e dire­tor artís­ti­co da Funarte, Paulo César Soares, disse que um dos papéis mais impor­tantes para quem tra­bal­ha na área de artes é per­mi­tir o aces­so ao acer­vo.

“Ago­ra, em que tudo pre­cisa estar viáv­el pela inter­net com um clique, nesse caso adap­ta­do às pes­soas que não tin­ham aces­so, a ini­cia­ti­va é moti­vo de ale­gria. Esta­mos falan­do de inclusão e incluir é cri­ar condições para que pes­soas com algum tipo de defi­ciên­cia pos­sam ter aces­so ao cam­po da arte. Acho que isso é uma vitória”. O dire­tor admi­tiu que a questão da aces­si­bil­i­dade não é nova, mas que quan­do se colo­ca adap­ta­da a um acer­vo, vira nova.

Pub­li­ca­dos com recur­sos de aces­si­bil­i­dade — Libras, closed cap­tion (leg­en­da ocul­ta) e audiode­scrição -, os vídeos doc­u­men­tam a tra­jetória do pro­gra­ma que cele­brou a memória do músi­co Alfre­do da Rocha Vian­na Fil­ho, con­heci­do como Pixin­guin­ha, e que cir­cu­lou pelo Brasil em difer­entes fas­es, de 1977 a 2017.

O relança­men­to ocorre no mês em que se com­ple­tam 49 anos da morte de Pixin­guin­ha, aos 75 anos de idade, no dia 17 de fevereiro de 1973. O músi­co faria 125 anos em 4 de maio deste ano. No con­jun­to de vídeos que será lança­do, o públi­co poderá con­ferir tam­bém, gra­tuita­mente, filme em comem­o­ração aos 120 anos do com­pos­i­tor, divul­ga­do em 2017, com depoi­men­tos dos letris­tas Her­mínio Bel­lo de Car­val­ho e Paulo César Pin­heiro, do fotó­grafo Wal­ter Fir­mo e do arran­jador Paulo Aragão, infor­mou a Funarte.

Vitrine da música

Para Paulo César Soares, o Pro­je­to Pixin­guin­ha con­tin­ua sendo uma vit­rine da músi­ca brasileira. “O pro­je­to mostrou o que a músi­ca brasileira pro­duzia de norte a sul, de leste a oeste”. Ele desta­cou que os tal­en­tos exis­tem em todo o país mas, às vezes, não têm opor­tu­nidade de se mostrar. “E o Pro­je­to Pixin­guin­ha dá essa opor­tu­nidade”.

Segun­do o dire­tor, a Funarte estu­da a pos­si­bil­i­dade de dar segui­men­to ao pro­je­to, com shows artís­ti­cos a preços pop­u­lares, bem dirigi­dos e bem rote­i­riza­dos, com duração de uma hora e quinze min­u­tos, con­tem­p­lan­do os for­matos pres­en­cial e online. A intenção é que seja feito o mais breve pos­sív­el, emb­o­ra sejam necessários recur­sos para trans­for­mar o pro­je­to em real­i­dade.

A pub­li­cação dos vídeos do Pro­je­to Pixin­guin­ha é uma das ações da Funarte de divul­gação do mate­r­i­al que com­põe o Brasil Memória das Artes (BMA) no Youtube. O pro­je­to de dig­i­tal­iza­ção do acer­vo para aces­so vir­tu­al começou no iní­cio dos anos 2000, com itens vari­a­dos da coleção da Funarte, como fotografias, arquiv­os sonoros, tex­tos e doc­u­men­tos, que fazem parte da memória das artes cêni­cas, das artes plás­ti­cas e da músi­ca brasileira. Paulo César Soares desta­cou a importân­cia do Pro­je­to Pixin­guin­ha pela “robustez de gêneros musi­cais e de músi­cos par­tic­i­pantes”.

Projeto

Em 1977, o pro­du­tor, ani­mador cul­tur­al, poeta e pesquisador musi­cal Her­mínio Bel­lo de Car­val­ho ide­al­i­zou o Pro­je­to Pixin­guin­ha. A ini­cia­ti­va, da Funarte, tornou-se impor­tante capí­tu­lo da tra­jetória da músi­ca pop­u­lar brasileira. O pro­je­to pre­via a cir­cu­lação de intér­pretes, músi­cos e toda a equipe téc­ni­ca pelo país. A ação fun­cio­nou reg­u­lar­mente de 1977 a 1989 e teve dois perío­dos de sus­pen­são, de 1990 a 1992 e de 1997 a 2002.

A retoma­da ocor­reu entre 2004 e 2007, com as duas últi­mas ver­sões em 2009 e em 2017. Can­tores e com­pos­i­tores famosos pas­saram pelo pro­je­to, entre eles Car­to­la, Alceu Valença, Ade­milde Fon­se­ca, Edu Lobo, Clementi­na de Jesus e João Bosco.

Um dos vídeos disponi­bi­liza­dos ago­ra no YouTube com recur­sos de aces­si­bil­i­dade é a primeira audição do Pro­je­to Pixin­guin­ha, na qual gravações raras de 1977 fun­cionam como pon­to de par­ti­da para uma con­ver­sa entre espe­cial­is­tas. O vídeo Pro­je­to Pixin­guin­ha: segun­da parte da audição comen­ta­da mostra, tam­bém com a par­tic­i­pação de espe­cial­is­tas, as atu­ações de Jards Macalé, Carmem Cos­ta, Lúcio Alves e Car­to­la.

De acor­do com dados forneci­dos pela Funarte, out­ros vídeos abor­dam as ori­gens e bases do pro­je­to, com par­tic­i­pação da can­to­ra Dóris Mon­teiro e do dra­matur­go João das Neve. Tam­bém doc­u­men­tam a retoma­da do pro­gra­ma, de 2004 a 2007, incluin­do mate­r­i­al do DVD lança­do sobre a tem­po­ra­da de 2005, com doc­u­men­tário e clipes musi­cais.

Pixinguinha

Até 2016, o dia 23 de abril era con­sid­er­a­do a data de aniver­sário de Pixin­guin­ha. Graças a pesquisa do músi­co Alexan­dre Dias no cartório onde o artista foi reg­istra­do, ver­i­fi­cou-se que a data cor­re­ta do nasci­men­to é 4 de maio de 1897. O com­pos­i­tor, mae­stro, arran­jador e instru­men­tista nasceu no Rio de Janeiro e cresceu na região cen­tral da cap­i­tal flu­mi­nense, com os pais e 13 irmãos.

For­mou o con­jun­to Oito Batu­tas, em 1919, com o irmão Chi­na e os músi­cos Don­ga, Nel­son Alves, Jacob Palmieri e José Alves de Lima. No mes­mo ano, o grupo pas­sou por São Paulo e Minas Gerais, patroci­na­do por Arnal­do Guin­le. Em 1921, excur­sio­nou pela Bahia e Per­nam­bu­co, para faz­er shows e pesquis­ar gêneros musi­cais brasileiros. Pixin­guin­ha é con­sid­er­a­do o pai do choro, gênero musi­cal basea­do na for­mação flau­ta, vio­lão e cavaquin­ho.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mendonça diverge em julgamento e vota pela soltura de Collor

Placar está em 6 a 1 pela manutenção da prisão André Richter — Repórter da …