...
domingo ,14 julho 2024
Home / Esportes / Futebol de 5 brasileiro fatura o pentacampeonato na Tóquio 2020

Futebol de 5 brasileiro fatura o pentacampeonato na Tóquio 2020

Repro­dução: © Ale Cabral/CPB/Direitos Reser­va­dos

Brasil chega a 22 medalhas de ouro e supera Londres 2012


Pub­li­ca­do em 04/09/2021 — 10:43 Por Rafael Mon­teiro — Repórter da Rádio Nacional — Rio de Janeiro

Com gol de Nona­to, a seleção brasileira de fute­bol de 5 con­quis­tou neste sába­do (4) o pen­ta­cam­pe­ona­to par­alímpi­co na Par­alimpía­da de Tóquio. A final foi dis­puta­da con­tra a Argenti­na, com vitória brasileira por 1 a 0 no Par­que de Esportes Urbanos de Aomi, na cap­i­tal japone­sa.

O fute­bol de 5 lev­ou a 22ª medal­ha de ouro para o Brasil na Tóquio 2020, superan­do Lon­dres 2012, quan­do o país havia esta­b­ele­ci­do a mel­hor mar­ca, com 21 ouros.

A final con­tra os viz­in­hos sul-amer­i­canos reed­i­tou a decisão de Ate­nas 2004, quan­do a modal­i­dade esporti­va começou a faz­er parte do pro­gra­ma par­alímpi­co. À época, a seleção brasileira venceu, nos pênaltis, por 3 a 2 os argenti­nos. De lá para cá, o Brasil colo­cou a medal­ha de ouro em Pequim 2008, Lon­dres 2012, Rio 2016 e, ago­ra, Tóquio 2020.

Além dis­so, a seleção verde-amarela jamais perdeu uma par­ti­da na história dos Jogos. Ao todo, foram 27 par­tidas, ten­do obti­do 21 vitórias e seis empates.

Em Tóquio 2020, estre­ou com vitória con­tra a Chi­na por 3 a 0. Nas duas últi­mas par­tidas da fase de gru­pos, os brasileiros emen­daram duas goleadas: por 4 a 0, nos con­fron­tos com o anfitrião Japão e França. A semi­fi­nal foi com­ple­ta­mente difer­ente da fase ante­ri­or. No due­lo com o Mar­ro­cos, o Brasil venceu pelo placar mín­i­mo de 1 a 0.

Na sequên­cia, os mar­ro­quinos se reabil­i­taram e der­ro­taram a Chi­na por 4 a 0. Com esta vitória, a seleção africana ficou com o bronze.

A vice-campeã Argenti­na con­tou com Espinil­lo, o artil­heiro da com­petição com sete gols mar­ca­dos. Já Nona­to foi o vice-artil­heiro, ten­do bal­ança­do seis vezes a rede adver­sária.

banner_toquio2021

Edição: Gus­ta­vo Faria

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Thiago Braz não consegue índice para disputar os Jogos de Paris

Repro­dução: © Reuters/Dylan Martinez/Direitos Reser­va­dos Campeão olímpico no salto com vara disputou o Troféu Brasil …