...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Economia / G20: Aeroporto Santos Dumont será fechado nos dias 18 e 19

G20: Aeroporto Santos Dumont será fechado nos dias 18 e 19

Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil

Pub­li­ca­do em 08/11/2024 — 13:02
Rio de Janeiro
Movimento de passageiros no Aeroporto Santos Dumont no primeiro dia de greve dos aeronautas.
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

O Aero­por­to San­tos Dumont ficará fecha­do nos dias 18 e 19 de novem­bro, durante a cúpu­la do G20, que reunirá, no Rio de Janeiro, os chefes de Esta­do das prin­ci­pais econo­mias do mun­do.

A infor­mação foi divul­ga­da ofi­cial­mente nes­ta sex­ta-feira (8), pelo Min­istério de Por­tos e Aero­por­tos e a Agên­cia Nacional de Avi­ação Civ­il (Anac).

A pas­ta infor­mou, em nota, que aten­deu à solic­i­tação da prefeitu­ra do Rio de Janeiro. A decisão, segun­do o prefeito do Rio, Eduar­do Paes, foi moti­va­da por questões de segu­rança e pela neces­si­dade de restringir o aces­so ao entorno do San­tos Dumont, dev­i­do aos blo­queios para a cir­cu­lação de autori­dades e del­e­gações estrangeiras.

O Aero­por­to San­tos Dumont está local­iza­do no cen­tro do Rio, a 550 met­ros do Museu de Arte Mod­er­na (MAM Rio), onde será real­iza­do o encon­tro do G20.

Segun­do o Min­istério de Por­tos e Aero­por­tos, as oper­ações com­er­ci­ais pro­gra­madas para o aero­por­to cen­tral do Rio poderão ser redi­re­cionadas para o Aero­por­to do Galeão, de acor­do com as dire­trizes opera­cionais das com­pan­hias aéreas e a capaci­dade opera­cional daque­le aero­por­to.

Diretos dos passageiros

Diante do fechamen­to tem­porário, a Anac reforçou que as com­pan­hias aéreas dev­erão obser­var ain­da, quan­to ao atendi­men­to aos pas­sageiros que terão seus voos can­ce­la­dos ou alter­ados, as regras pre­vis­tas pela Res­olução nº 400/2016, que tra­ta das condições gerais do trans­porte aéreo no país.

Entre as regras pre­vis­tas está a de que os pas­sageiros dev­erão ser infor­ma­dos das alter­ações com ante­cedên­cia mín­i­ma de 72 horas. Nos casos de can­ce­la­men­to ou fal­ta de comu­ni­cação, poderão ser rea­co­moda­dos, reem­bol­sa­dos e poderão, se for o caso, escol­her out­ra modal­i­dade de trans­porte.

Aeroporto do Galeão

Local­iza­do na Zona Norte da cidade, o Aero­por­to Inter­na­cional Tom Jobim, con­heci­do como Aero­por­to do Galeão, dev­erá absorv­er os voos pre­vis­tos para o San­tos Dumont.

Em nota, o RIO­galeão infor­mou que está prepara­do para a deman­da pre­vista para o G20. Entre os dias 14 e 20 de novem­bro, a expec­ta­ti­va é que o aero­por­to rece­ba mais de 341 mil pas­sageiros, o que rep­re­sen­ta um aumen­to de 76% com­para­do ao mes­mo perío­do de 2023, e 2.534 voos, um aumen­to de 121% com­para­do com 2023.

“A mal­ha aérea será atu­al­iza­da nos próx­i­mos dias. Para aten­der à movi­men­tação, a con­ces­sionária refor­mou o espaço para recepção das del­e­gações, reforçou as equipes de limpeza, manutenção, além de solic­i­tar fro­ta extra de táx­is e car­ros de aplica­tivos no perío­do do even­to”, disse.

G20

Entre os dias 14 e 19 de novem­bro, o Rio de Janeiro sedi­ará uma série de even­tos rela­ciona­dos com o G20, o Urban 20 (U20), o G20 Social e a Cúpu­la dos Líderes do G20.

Segun­do a prefeitu­ra da cidade, os dois primeiros encon­tros devem atrair um públi­co esti­ma­do de 40 mil pes­soas por dia ao Com­plexo Mauá, na área por­tuária, de 14 a 17 de novem­bro. Já nos dias 18 e 19, são aguardadas 55 del­e­gações, de 40 país­es e de 15 organ­is­mos inter­na­cionais, no MAM.

O Grupo dos Vinte (G20) é o prin­ci­pal fórum de coop­er­ação econômi­ca inter­na­cional. É com­pos­to por Argenti­na, Aus­trália, Brasil, Canadá, Chi­na, França, Ale­man­ha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Repúbli­ca da Cor­eia, Méx­i­co, Rús­sia, Arábia Sau­di­ta, África do Sul, Turquia, Reino Unido e Esta­dos Unidos, além da União Europeia.

Os mem­bros do G20 rep­re­sen­tam cer­ca de 85% do Pro­du­to Inter­no Bru­to (PIB, soma de todos os bens e serviços pro­duzi­dos por um país) glob­al, mais de 75% do comér­cio glob­al e cer­ca de dois terços da pop­u­lação mundi­al.

Des­de 2008, os país­es se revezam na presidên­cia do grupo. Esta é a primeira vez que o Brasil pre­side o G20 no atu­al for­ma­to.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025 Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil …