...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Noticias / G20 muda a rotina do Rio de Janeiro

G20 muda a rotina do Rio de Janeiro

Trânsito tem movimento reduzido na cidade

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 19/11/2024 — 08:26
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 18/11/2024 – Mesa de abertura do G20, no MAM, na zona central da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

O esque­ma de segu­rança mon­ta­do no primeiro dia da reunião da Cúpu­la de Líderes do G20 que ocorre no Rio de Janeiro será repeti­do nes­ta terça-feira (19), segun­do dia do encon­tro. Como a prefeitu­ra do Rio decre­tou feri­ado nos dois dias do even­to, o trân­si­to e os meios de trans­porte estão com movi­men­to reduzi­do.

Hoje, cin­co estações do Metrô per­manecem fechadas, em função da reunião de chefes de Esta­do e de Gov­er­no no Museu de Arte Mod­er­na (MAM), no Ater­ro do Fla­men­go. As estações Urugua­iana, Car­i­o­ca, Cinelân­dia, Glória e Catete estarão fechadas das 8 às 19h. As out­ras estações das lin­has 1 e 2 seguem fun­cio­nan­do nor­mal­mente.

O Ater­ro do Fla­men­go per­manece fecha­do dev­i­do ao deslo­ca­men­to das comi­ti­vas das autori­dades. Por medi­da de segu­rança, o Aero­por­to San­tos Dumont, na região cen­tral da cidade, per­manece fecha­do pelo segun­do dia. Os voos da ponte aérea foram trans­feri­dos para o Aero­por­to Inter­na­cional do Rio/ Galeão, na Ilha do Gov­er­nador.

O fechamen­to da orla da zona sul e do Ater­ro vai até a próx­i­ma quar­ta-feira (20), feri­ado nacional da Con­sciên­cia Negra, dev­i­do ao retorno das comi­ti­vas das autori­dades com des­ti­no a seus país­es.

Tecnologia de ponta

O Cen­tro Inte­gra­do de Con­t­role Móv­el (CICC Móv­el) da Polí­cia Mil­i­tar foi insta­l­a­do nas prox­im­i­dades do MAM para dar suporte logís­ti­co e opera­cional ao G20, que reúne chefes de Esta­do das maiores econo­mias do mun­do, mais a União Africana e União Europeia

A estru­tu­ra reúne os mais avança­dos recur­sos tec­nológi­cos, per­mitin­do dar uma respos­ta ráp­i­da e efi­caz a qual­quer inci­dente.

“O CICC Móv­el é um veícu­lo que reúne o que há de mel­hor e mais avança­do em recur­sos tec­nológi­cos, pro­por­cio­nan­do agili­dade às ações, garan­ti­n­do mais segu­rança a grandes even­tos, como o G20. Ele foi um grande ali­a­do da segu­rança no réveil­lon, no show da can­to­ra Madon­na, e des­ta vez não será difer­ente”, disse o gov­er­nador do Rio, Cláu­dio Cas­tro.

O cam­in­hão é equipa­do com drone, câmera de alta capaci­dade de zoom e tér­mi­ca, acopla­da a mas­tro telescópi­co e câmeras de recon­hec­i­men­to facial.  “Podemos obser­var tudo que acon­tece no nos­so entorno e recebe­mos ain­da ima­gens de câmeras insta­l­adas em vias públi­cas, que tam­bém são com­par­til­hadas com o CICC. Des­ta for­ma, é pos­sív­el tomar decisões ime­di­atas em caso de qual­quer emergên­cia” expli­cou o major Maicon Pereira, por­ta-voz da Polí­cia Mil­i­tar.

Toda a movi­men­tação da cidade é acom­pan­ha­da tam­bém em tem­po real, com equipa­men­tos que pos­suem sis­temas de recon­hec­i­men­to facial e de leitu­ra de pla­cas de automóveis insta­l­adas em vias expres­sas, como as Lin­has Ver­mel­ha, Amarela e Aveni­da Brasil. Até o feri­ado des­ta quar­ta-feira (20), mais de 15 mil agentes da Polí­cia Mil­i­tar estarão mobi­liza­dos para reforçar a segu­rança em pon­tos estratégi­cos do Rio.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …