...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Educação / Gabarito oficial do Enem será divulgado até 20 de novembro

Gabarito oficial do Enem será divulgado até 20 de novembro

Segunda prova do exame é aplicada neste domingo (10)

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 10/11/2024 — 17:15
Rio de Janeiro
São Paulo (SP), 10/11/2024 - Estudantes no segundo dia de provas do ENEM na UNIP Vergueiro em São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

O gabar­i­to ofi­cial do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) será divul­ga­do até o dia 20 de novem­bro pelo Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep). Já o resul­ta­do final será con­heci­do em 13 de janeiro de 2025.

Neste ano, mais de 4,3 mil­hões de can­didatos se inscrever­am para o exame. As provas foram apli­cadas em duas eta­pas: no domin­go pas­sa­do (3), foram as 90 questões de lin­gua­gens, história, geografia, soci­olo­gia e filosofia, além de uma redação dis­ser­ta­ti­va; neste domin­go (10), foi a vez das 90 questões de matemáti­ca, físi­ca, quími­ca e biolo­gia.

O Enem avalia o desem­pen­ho esco­lar dos estu­dantes ao tér­mi­no da edu­cação bási­ca. Ao lon­go de mais de duas décadas de existên­cia, o Enem se tornou a prin­ci­pal por­ta de entra­da para a edu­cação supe­ri­or no Brasil, por meio do Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu) e de ini­cia­ti­vas como o Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (Prouni).

Insti­tu­ições de ensi­no públi­cas e pri­vadas uti­lizam o Enem para sele­cionar estu­dantes. Os resul­ta­dos são usa­dos como critério úni­co ou com­ple­men­tar dos proces­sos sele­tivos, além de servirem de parâmetro para aces­so a auxílios gov­er­na­men­tais, como o pro­por­ciona­do pelo Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies).

Os resul­ta­dos indi­vid­u­ais do Enem tam­bém podem ser aproveita­dos nos proces­sos sele­tivos de insti­tu­ições por­tugue­sas que pos­suem con­vênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acor­dos garan­tem aces­so facil­i­ta­do às notas dos estu­dantes brasileiros inter­es­sa­dos em cur­sar a edu­cação supe­ri­or em Por­tu­gal.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática

Esta é a primeira vez que Brasil participa do estudo Mar­i­ana Tokar­nia – Repórter da …