...
quinta-feira ,25 julho 2024
Home / Justiça / Gabriel Monteiro vira réu na Justiça por filmar sexo com adolescente

Gabriel Monteiro vira réu na Justiça por filmar sexo com adolescente

Repro­dução: © Divulgação/TJRJ

Vereador também passa por processo ético-disciplinar na Câmara do Rio


Pub­li­ca­do em 18/05/2022 — 09:40 Por Ake­mi Nita­hara – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O vereador car­i­o­ca Gabriel Mon­teiro se tornou réu na Justiça do Rio de Janeiro, acu­sa­do de fil­mar relação sex­u­al com uma ado­les­cente de 15 anos. A denún­cia foi acei­ta no dia 2 de maio pelo juiz Marce­lo Almei­da de Moraes Mar­in­ho, que deu pra­zo de 10 dias para Mon­teiro apre­sen­tar defe­sa prévia e indicar teste­munhas e provas de defe­sa.

A movi­men­tação do proces­so no site do Tri­bunal de Justiça indi­ca que o man­da­do de citação e inti­mação foi expe­di­do ontem (17).

A denún­cia foi apre­sen­ta­da pelo Min­istério Públi­co do Esta­do do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Pro­mo­to­ria de Justiça de Inves­ti­gação Penal Ter­ri­to­r­i­al da área Zona Sul e Bar­ra da Tiju­ca, no dia 8 de abril.

De acor­do com o MPRJ, o crime ocor­reu cer­ca de cin­co meses após o primeiro encon­tro do vereador com a ado­les­cente. A denún­cia apon­ta que Mon­teiro uti­li­zou o próprio tele­fone celu­lar para fil­mar a cena de sexo explíc­i­to.

O vereador tem ale­ga­do que o sexo e a fil­magem foram con­sen­suais e que a menor teria dito a ele que tin­ha 18 anos.

Conselho de Ética

O vereador tam­bém pas­sa por proces­so éti­co-dis­ci­pli­nar que inves­ti­ga no Con­sel­ho de Éti­ca e Deco­ro Par­la­men­tar da Câmara Munic­i­pal do Rio de Janeiro, por que­bra do deco­ro par­la­men­tar. Em reunião na tarde de ontem (17), o cole­gia­do definiu que serão ouvi­das, no próx­i­mo dia 25, duas teste­munhas de acusação, ambas ex-asses­sores de Mon­teiro; Heitor Mon­teiro de Nazaré Neto e Viní­cius Hay­den Witeze.

Out­ras duas teste­munhas serão ouvi­das no dia 1º de jun­ho, ain­da sem definição de nomes. De acor­do com o pres­i­dente do con­sel­ho, vereador Alexan­dre Isquier­do, foi dado novo pra­zo para que Mon­teiro indique teste­munhas de defe­sa, o que não foi feito até o momen­to.

“Para bus­car a ver­dade mate­r­i­al, nós resolve­mos dar mais um pra­zo para que o vereador Gabriel Mon­teiro pos­sa ter garan­ti­da sua ampla defe­sa. Ele terá até a sex­ta-feira (20) des­ta sem­ana para indicar nomes, caso seja do seu inter­esse”.

Con­sel­ho tam­bém inde­feriu os pedi­dos feitos na defe­sa prévia, entregue na sem­ana pas­sa­da, que solic­i­ta­va o arquiv­a­men­to do proces­so.

Na próx­i­ma terça-feira (24),o cole­gia­do se reunirá com os advo­ga­dos do par­la­men­tar para esclare­cer detal­h­es do rito. A fase de instrução tem 30 dias úteis para ser final­iza­da, pror­rogáveis por mais 15 dias. Então o rela­tor, vereador Chico Alen­car, dá seu pare­cer em até cin­co dias úteis, con­cluin­do pela pro­cedên­cia da rep­re­sen­tação ou pelo seu arquiv­a­men­to.

Se o pare­cer aceitar a pro­cedên­cia da denún­cia, então é aber­to pra­zo de cin­co dias para apre­sen­tação de ale­gações finais pela defe­sa do acu­sa­do e o proces­so segue para o Con­sel­ho de Éti­ca em até cin­co dias úteis. Sendo aprova­do, a denún­cia vai para a Mesa Dire­to­ra incluí-lo na Ordem do Dia. A votação em plenário é aber­ta e deci­di­da por dois terços dos vereadores, ou seja, 34 votos, em caso de cas­sação ou maio­r­ia abso­lu­ta em caso de sus­pen­são.

Gabriel Mon­teiro tem dito que está sendo persegui­do e que as ima­gens usadas como provas con­tra ele, divul­gadas na impren­sa, foram manip­u­ladas. “Vou esper­ar a Justiça. Mas daqui a quan­to tem­po vai ser prova­da min­ha inocên­cia? Daqui a três, qua­tro, dez anos? Enquan­to isso durar, terei esse peso nos meus ombros. Mas, ain­da assim, vou con­tin­uar fazen­do meu tra­bal­ho”, disse o vereador, em vídeo pub­li­ca­do, neste mês, em suas redes soci­ais.

Matéria alter­a­da, às 11h22, no sex­to pará­grafo para cor­ri­gir data de depoi­men­to.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dia do Amigo: relação é fundamental para a saúde mental, diz psicóloga

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Especialistas ressaltam que ter amizades é importante desde a infância …