...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Esportes / Gabrielzinho bate recorde em eliminatória da natação na Paralimpíada

Gabrielzinho bate recorde em eliminatória da natação na Paralimpíada

Repro­dução: © Dou­glas Magno/CPB

Nadador já conquistou dois ouros em Paris


Publicado em 01/09/2024 — 11:40 Por Igor Santos — Repórter da EBC — Rio de Janeiro

ouvir:

Na man­hã deste domin­go (1º) em Paris, o nadador Gabriel Araújo, o Gabrielz­in­ho, mostrou que não está mes­mo para brin­cadeira nestes Jogos Par­alímpi­cos. Já vence­dor de dois ouros nas pisci­nas parisiens­es, ele nadou a elim­i­natória dos 150 met­ros med­ley com atle­tas das class­es S1, S2 e S3 (vari­a­dos graus de com­pro­me­ti­men­to físi­co-motor) e, mes­mo ain­da não val­en­do medal­ha, reg­istrou o novo recorde mundi­al da classe S2, com o tem­po de 3min15s06. Ele baixou a própria mar­ca ante­ri­or em quase nove segun­dos (3min23s83).

“O recorde era a ideia, mas com esse tem­po jamais, foi bas­tante forte. Vamos ver o que acon­tece a tarde”, disse Gabrielz­in­ho, em refer­ên­cia à final, pro­gra­ma­da para as 14h20 (horário de Brasília). A declar­ação foi dada ao Comitê Par­alímpi­co Brasileiro (CPB).

Vale lem­brar que nes­ta pro­va o brasileiro, que geral­mente com­pete pela S2, enfrenta atle­tas da S3, com lim­i­tações menos sev­eras que as dele. Por este moti­vo, mes­mo baten­do um recorde da própria classe, Gabriel pas­sou com a quar­ta mel­hor mar­ca no ger­al nas elim­i­natórias.

Neste domin­go, o Brasil estará em mais cin­co finais. Na agen­da, o primeiro a cair na água para bus­car uma medal­ha é Phe­lipe Rodrigues. O nadador — maior medal­hista par­alímpi­co do país em ativi­dade — ten­ta seu déci­mo pódio na car­reira a par­tir das 12h44, na final dos 100 met­ros livre classe S10, para atle­tas com com­pro­me­ti­men­to físi­co e motor mais leve. Phe­lipe, que tem duas pratas e um bronze nes­ta pro­va em Par­alimpíadas pas­sadas, pas­sou com o ter­ceiro mel­hor tem­po nas clas­si­fi­catórias (53s29).

Às 14h10, Lídia Cruz e Patrí­cia Pereira nadam a final dos 150 met­ros med­ley na classe SM4, para atle­tas com defi­ciên­cia físi­ca mod­er­a­da. Lídia fez o quar­to mel­hor tem­po das elim­i­natórias e Patrí­cia, o sex­to.

Às 14h47, Rober­to Rodriguez faz a final dos 100 met­ros peito SB5, para atle­tas com nív­el de com­pro­me­ti­men­to físi­co e motor um pouco menor que os da S4. Às 14h55, Laila Suzi­gan dis­pu­ta a mes­ma pro­va entre as mul­heres.

Fechan­do a pro­gra­mação do domin­go, às 15h19, o Brasil estará rep­re­sen­ta­do no reveza­men­to 4x100 met­ros livre da classe S14, para atle­tas com defi­ciên­cia int­elec­tu­al. Os adver­sários serão Hong Kong, Grã-Bre­tan­ha, Aus­trália e Japão. Em Tóquio, o Brasil lev­ou o bronze nes­ta pro­va.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

São Paulo e Corinthians chegam à final do Brasileiro Feminino

Repro­dução: © Staff Images/CBF/Direitos Reser­va­dos Decisão começa a ser disputada no próximo domingo (15) Publicado …