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Geladeiras devem exibir hoje nova etiqueta de eficiência energética

Repro­dução: © 01.12.2011/Arquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Etiqueta indica diferença de conumo de até 30% entre produtos


Pub­li­ca­do em 01/07/2022 — 06:11 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

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A par­tir de hoje (1º), todos os refrig­er­adores que chegarem ao comér­cio brasileiro, fab­ri­ca­dos nacional­mente ou impor­ta­dos, devem exibir a nova Eti­que­ta de Con­ser­vação de Ener­gia Elétri­ca (Ence) do Insti­tu­to Nacional de Metrolo­gia, Qual­i­dade e Tec­nolo­gia (Inmetro). A nova eti­que­ta traz três sub­class­es, indi­can­do difer­ença de con­sumo de até 30% entre os pro­du­tos mais efi­cientes. Além dis­so, intro­duz um QR Code que, no primeiro momen­to, vai reme­ter o con­sum­i­dor ao sta­tus do reg­istro do refrig­er­ador, “se ele está ati­vo, ina­ti­vo, sus­pen­so ou can­ce­la­do”.

Segun­do o chefe da Divisão de Ver­i­fi­cação e Estu­dos Téc­ni­cos Cien­tí­fi­cos (Divet) do insti­tu­to, Hér­cules Souza, “na ver­dade, tem que estar sem­pre ati­vo. Sig­nifi­ca diz­er que aque­le refrig­er­ador atende os req­ui­si­tos esta­b­ele­ci­dos no reg­u­la­men­to e tem lib­er­ação aprova­da pelo Inmetro para ser com­er­cial­iza­do no mer­ca­do nacional”.

Hér­cules Sousa esclare­ceu que ini­cial­mente, o QR Code vai faz­er ape­nas o link com a pági­na de reg­istro, e o próprio con­sum­i­dor poderá con­ferir o sta­tus do reg­istro daque­le refrig­er­ador. Essa é a novi­dade que o Inmetro está imple­men­tan­do ago­ra com a nova eti­que­ta. O chefe da Divet adiantou, entre­tan­to, que existe um pro­je­to em para­le­lo para dar robustez maior a esse QR Code.

Neste mês, o Inmetro vai con­tratar empre­sa que cri­ará uma platafor­ma, em que não será ger­a­da somente infor­mação do sta­tus do reg­istro da geladeira, mas tam­bém asso­cia­rá vídeos infor­ma­tivos para a uti­liza­ção inteligente de refrig­er­adores, com dicas para o con­sum­i­dor ficar aten­to e obter uti­liza­ção efi­ciente do pro­du­to. Souza infor­mou que o con­sum­i­dor, a par­tir do QR Code, vai ser capaz tam­bém de aces­sar uma espé­cie de cal­cu­lado­ra de gas­tos, para ter ideia do con­sumo e do val­or mon­etário que terá na sua con­ta de ener­gia pelo uso de um refrig­er­ador mais econômi­co, em com­para­ção a um apar­el­ho menos efi­ciente.

Comparação

“Vai ser pos­sív­el, usan­do os val­ores de cobrança de ener­gia elétri­ca da região, definir de maneira mais qual­i­fi­ca­da finan­ceira­mente essa infor­mação. E ele (o con­sum­i­dor) poderá faz­er out­ra coisa, que é com­parar refrig­er­adores da mes­ma cat­e­go­ria em ter­mos de vol­ume. Ele poderá ain­da diz­er qual deles é o mais econômi­co, tem maior efi­ciên­cia em ter­mos energéti­cos e tam­bém mon­etários”. Segun­do o téc­ni­co do Inmetro, a ideia é cri­ar uma fer­ra­men­ta a fim de pro­mover ain­da mais sub­sí­dios para a toma­da de decisões do con­sum­i­dor, usan­do a eti­que­ta de efi­ciên­cia nacional de con­ser­vação de ener­gia. A pre­visão é que a platafor­ma-pilo­to este­ja pronta para ser tes­ta­da até o fim deste ano. Os condi­cionadores de ar serão o segun­do pro­du­to a gan­har QR Code na eti­que­ta.

A nova eti­que­ta para geladeiras intro­duz as sub­class­es A+++, A++ e A+ para clas­si­ficar os mod­e­los que con­somem, respec­ti­va­mente, menos 30%, 20% e 10% de ener­gia do que o tradi­cional “A”. Com isso, o Inmetro pre­tende destacar para o con­sum­i­dor qual o pro­du­to que real­mente gas­ta menos ener­gia e incen­ti­var que a indús­tria adote novas tec­nolo­gias em seus pro­du­tos, para que se tornem mais efi­cientes. O comér­cio vare­jista tem pra­zo até 30 de jun­ho de 2023 para con­tin­uar venden­do os pro­du­tos com a eti­que­ta anti­ga. “A gente espera, inclu­sive, que isso acon­teça muito antes da data lim­ite”.

Sousa disse ain­da que muitos pro­du­tos foram eti­que­ta­dos na lóg­i­ca anti­ga e têm que con­tin­uar sendo forneci­dos para o con­sum­i­dor. Ele admi­tiu, porém, que já podem ser encon­tra­dos no mer­ca­do pro­du­tos com a nova eti­que­ta. “Muitos pro­du­tos já foram eti­que­ta­dos. Ficou muito a car­go do próprio fab­ri­cante ou impor­ta­dor faz­er essa mudança. Alguns já se ante­ci­param à data de 30 de jun­ho de 2022 porque, a par­tir de 1º de jul­ho, todos os refrig­er­adores têm que estar eti­que­ta­dos na nova for­matação, mas você poderá ain­da encon­trar essa con­vivên­cia da eti­que­ta anti­ga com a nova porque, de fato, ele já pode ter escoa­do a pro­dução para o comér­cio e não tem como traz­er de vol­ta para eti­que­tar de novo. Seria um dup­lo tra­bal­ho, e a gente não pode impor ao ente reg­u­la­do”.

O con­sum­i­dor deve estar aten­to para con­viv­er com a eti­que­ta anti­ga, que fornece ape­nas a infor­mação de cat­e­go­ria A. As sub­class­es inseri­das ago­ra qual­i­fi­cam mel­hor esse grupo de geladeiras que se encon­tra na cat­e­go­ria A. Caberá ao con­sum­i­dor entrar em con­ta­to com o fab­ri­cante para ten­tar enten­der em que cat­e­go­ria, nes­sa nova eti­que­tagem, o refrig­er­ador pode ser con­sid­er­a­do. “A gente espera que 100% já este­jam com a nova eti­que­ta, bem antes da data lim­ite de 30 de jun­ho de 2023’. O Inmetro esti­ma que sejam poucos os fab­ri­cantes e impor­ta­dores que ain­da não ten­ham feito a mudança. “Porque inter­es­sa tam­bém a eles mostrar que o pro­du­to dele está em cat­e­go­ria de maior efi­ciên­cia do que o A, que acaba­va engloban­do tudo, sem faz­er difer­en­ci­ação”.

Corrida

Souza recon­heceu que haverá uma “guer­ra” entre os fab­ri­cantes para mostrar que o pro­du­to deles está no sub­grupo A+++ e, por­tan­to, supera os demais. “A eti­que­ta tem esse papel tam­bém de pro­mover a bus­ca por uma efi­ciên­cia maior. Aí, os fab­ri­cantes acabam fazen­do essa cor­ri­da para ofer­e­cer um pro­du­to de maior efi­ciên­cia e, com isso, menor gas­to energéti­co, incen­ti­va­do por uma indús­tria que adote novas tec­nolo­gias em seus pro­du­tos para tornar, nesse caso, refrig­er­adores, de fato mais efi­cientes. Essa é a ideia mes­mo. A gente está provo­can­do essa cor­ri­da con­tra o tem­po, para o mer­ca­do ofer­e­cer refrig­er­ador mais efi­ciente para o con­sum­i­dor na pon­ta”.

O chefe da Divet desta­cou que o Inmetro con­ta com a aju­da do con­sum­i­dor para agir con­tra fab­ri­cantes e impor­ta­dores que não cumpram o pra­zo e man­ten­ham geladeiras com eti­que­ta anti­ga após 30 de jun­ho de 2023. “A gente pede ao con­sum­i­dor que, iao den­ti­ficar esse prob­le­ma, entre nos canais do Inmetro. A Ouvi­do­ria é o cam­in­ho para faz­er denún­cias. Se ele encon­trou no pon­to de ven­da um pro­du­to que não está den­tro da nova eti­que­tagem, a gente vai lá fis­calizar e autu­ar a empre­sa respon­sáv­el por isso”. Souza asse­gurou que essa é uma práti­ca irreg­u­lar e mostra que o fab­ri­cante ou impor­ta­dor não está cumprindo as regras do reg­u­la­men­to. A parce­ria com o con­sum­i­dor aju­da o Inmetro a coibir essa práti­ca. A empre­sa pode ser autu­a­da, ter o pro­du­to recol­hi­do do mer­ca­do, além de sofr­er mul­ta, cujo val­or é deter­mi­na­do de acor­do com graus de dosime­tria inter­nos apli­ca­dos pelo Inmetro.

O Pro­gra­ma Brasileiro de Eti­que­tagem (PBE) para refrig­er­adores foi atu­al­iza­do em 2021, por meio da Por­taria nº 332, que esta­b­ele­ceu novas regras para a clas­si­fi­cação da efi­ciên­cia energéti­ca dos pro­du­tos, por meio da adoção de sub­class­es para que o con­sum­i­dor pos­sa iden­ti­ficar quais os mod­e­los de fato mais efi­cientes den­tro da classe A. Foram deter­mi­nadas mais duas reclas­si­fi­cações, uma em 2025 e out­ra em 2030, em que o rig­or para a clas­si­fi­cação da efi­ciên­cia energéti­ca vai aumen­tan­do grada­ti­va­mente.

Edição: Graça Adju­to

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