...
domingo ,8 setembro 2024
Home / Noticias / General defendeu rompimento institucional para manter Bolsonaro

General defendeu rompimento institucional para manter Bolsonaro

Repro­dução: © Lula Marques/ Agên­cia Brasil

Bolsonaro interrompeu fala de Heleno com receio de vazamento


Pub­li­ca­do em 09/02/2024 — 16:53 Por Pedro Peduzzi e Alex Rodrigues — Repórteres da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O gen­er­al Augus­to Heleno defend­eu, durante a reunião da cúpu­la de gov­er­no do então pres­i­dente Jair Bol­sonaro, rompi­men­tos insti­tu­cionais e uma “vira­da de mesa” antes das eleições de 2022. Na mes­ma reunião, o ex-chefe do Gabi­nete de Segu­rança Insti­tu­cional (GSI) man­i­festou pre­ocu­pação com o risco de haver vaza­men­tos sobre a atu­ação de agentes da Agên­cia Brasileira de Inteligên­cia (Abin).

A reunião está reg­istra­da em um vídeo divul­ga­do nes­ta sex­ta-feira (9) pelo Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), no âmbito da Oper­ação Tem­pus Ver­i­tatis. A oper­ação foi deflagra­da na quin­ta-feira (8) pela Polí­cia Fed­er­al para inves­ti­gar uma supos­ta orga­ni­za­ção crim­i­nosa cuja atu­ação teria resul­ta­do na ten­ta­ti­va mal­suce­di­da de golpe de Esta­do no 8 de janeiro de 2023.

Ao man­i­fes­tar pre­ocu­pação com a pos­si­bil­i­dade de agentes da Abin que estari­am sendo estrate­gi­ca­mente infil­tra­dos naque­le ano eleitoral, Augus­to Heleno foi inter­rompi­do por Bol­sonaro, sob o argu­men­to de que o assun­to teria de ser dis­cu­ti­do no par­tic­u­lar.

“Dois pon­tos que eu quero colo­car aqui, pres­i­dente. Primeiro, o prob­le­ma da inteligên­cia. Eu já con­ver­sei ontem com o Vitor, que é o novo pres­i­dente da Abin [Vic­tor Felis­mi­no Carneiro, então dire­tor-adjun­to da Abin]. Nós vamos mon­tar um esque­ma para acom­pan­har o que os dois lados estão fazen­do. O prob­le­ma todo dis­so é que se vazar qual­quer coisa. A gente se con­hece nesse meio. Qual­quer acusação de infil­tração dess­es ele­men­tos da Abin, em qual­quer…”.

Nesse momen­to Augus­to Heleno foi inter­rompi­do por Bol­sonaro. “Gen­er­al, eu peço que o sen­hor não fale, por favor. Que não prossi­ga na sua obser­vação aqui. Se a gente começar a falar [sobre] não vazar, esquece. Pode vazar. Então a gente con­ver­sa em par­tic­u­lar na min­ha sala sobre esse assun­to, do que por­ven­tu­ra a Abin está fazen­do”, disse Bol­sonaro.

Rompimento institucional

O gen­er­al Heleno então retoma sua fala para man­i­fes­tar a segun­da pre­ocu­pação. “Não tem VAR [juiz assis­tente de vídeo, uti­liza­do no fute­bol] nas eleições. Não vai ter segun­da chama­da das eleições. Não vai ter revisão do VAR. Então o que tiv­er de ser feito tem de ser feito antes das eleições”, disse o gen­er­al.

“Se tiv­er de dar soco na mesa é antes das eleições; se tiv­er de virar a mesa é antes das eleições. Depois das eleições será muito difí­cil que ten­hamos algu­ma nova per­spec­ti­va. Até porque eles vão faz­er tão bem feito, que essa con­ver­sa do Fachin [min­istro Edson Fachin, do STF] com os embaix­adores, vai elim­i­nar a pos­si­bil­i­dade do VAR acon­te­cer. No dia seguinte todo mun­do recon­hece [o novo gov­er­no], e fim de papo”, acres­cen­tou.

Na sequên­cia, Heleno propõe a Bol­sonaro que pro­mo­va um rompi­men­to insti­tu­cional para se man­ter no poder. “Isso tem de ficar bem claro. Acho que as coisas têm de ser feitas antes das eleições. Vai chegar em um pon­to em que não vamos poder falar. Vamos ter de agir. Agir con­tra deter­mi­nadas insti­tu­ições e con­tra deter­mi­nadas pes­soas. Isso pra mim é muito claro”.

Outro lado

À Agên­cia Brasil, Augus­to Heleno afir­mou que não se man­i­fes­tará sobre o caso por não ter tido aces­so aos autos do proces­so.

Em comu­ni­ca­do à impren­sa, a defe­sa de Jair Bol­sonaro afir­mou que ele “jamais com­pactu­ou com qual­quer movi­men­to que visas­se a descon­strução do Esta­do Democráti­co de Dire­ito ou as insti­tu­ições que o pavi­men­tam”.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hoje é Dia: setembro amarelo e alfabetização são destaques

Repro­dução: ©Divul­gação Confira as principais datas da semana entre 8 e 14 de setembro de …