sábado ,8 maio 2021
Home / Cultura / Gênero gospel domina lista de músicas mais tocadas em Brasília

Gênero gospel domina lista de músicas mais tocadas em Brasília

A Torre de TV de Brasília é uma torre de transmissão radiofônica e televisiva construída em Brasília e inaugurada em 1967 com 224 metros de altura.
Reprodução:  © Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Levantamento do Ecad mostra ranking de reprodução pública de músicas


Publicado em 21/04/2021 – 06:45 Por Agência Brasil – Brasília

Nem só de rock vive a capital federal. Brasília, que completa 61 anos hoje (21), é famosa no cenário musical nacional por ser berço de grandes bandas que entraram para a história da música brasileira tocando o ritmo que ganhou projeção com Chuck Berry, Elvis Presley e Little Richard.

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) – órgão responsável por coletar direitos autorais de músicas em execução pública – traçou um perfil especial de Brasília para o aniversário da capital do rock. O órgão fez um levantamento das músicas mais tocadas nas rádios brasilienses entre 2016 e 2020, e do dinheiro arrecadado pela coleta de direitos autorais.

Segundo o levantamento, o gênero gospel atualmente domina a programação de rádios e também execuções públicas – como em casamentos, festas, missas, cultos e eventos em geral. Roberto Carlos, Tom Jobim e os Beatles também aparecem na lista.

Confira o ranking abaixo:

Apresentação2
Reprodução

Em primeiro lugar, “Frutos de justiça”, de autoria de Ronaldo Carneiro, é a música mais executada publicamente na capital. A canção tem diversas interpretações e é geralmente tocada em templos e igrejas evangélicas. O segundo lugar – também gospel – é o hino “Segura na mão de Deus”, de Nelson Monteiro. Em terceiro, uma música dance do ano de 1991 – “Everybody’s free (To feel good)”. Na lista das 20 mais tocadas em Brasília, apenas a balada Yesterday, da banda inglesa The Beatles, pode ser considerada rock.

“Brasília é uma cidade em que a cultura se mistura à sua imponente arquitetura e história urbanística e a fazem única. É a capital do país, concentra tomadas de decisões importantes e tem a sua relevância na cena musical, assim como na participação da arrecadação e distribuição de direitos autorais”, disse a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.

Dentre as regiões administrativas do Distrito Federal, Brasília responde por 70% da arrecadação de direitos autorais. Rádio e TV compõem a maior fatia arrecadatória, com 60% do total de coletas do Ecad tendo sido realizadas por reproduções nesses meios.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Digital Day, exposição de tecnologia 5G, acontece no Salão Negro do Congresso Nacional

Acompanhe lançamento da Semana Nacional das Comunicações

AO VIVO Exposição, também aberta hoje, mostra uso do 5G no Brasil Publicado em 05/05/2021 …