...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Esportes / Ginástica rítmica: lesão adia sonho de medalha para equipe do Brasil

Ginástica rítmica: lesão adia sonho de medalha para equipe do Brasil

© REUTERS/Mike Blake/Proibida repro­dução

País flertou com classificação, antes de Victória Borges se machucar


Publicado em 09/08/2024 — 09:30 Por Luiz Henrique Guimarães — Repórter da EBC — Rio de Janeiro

ouvir:

O mel­hor momen­to da história da ginás­ti­ca rít­mi­ca do Brasil não vai se trans­for­mar em pódio olímpi­co na com­petição por con­jun­to. A lesão de Vic­tória Borges, uma das inte­grantes da equipe nacional, fez com que o país recebesse uma nota muito abaixo do padrão na roti­na mista, de bolas e fitas, aca­ban­do com as chances de clas­si­fi­cação à final da modal­i­dade.

O con­jun­to do Brasil, for­ma­do por Vic­tória, Maria Eduar­da Araka­ki, Deb­o­rah Medra­do, Sofia Pereira e Nicole Pir­cio, chegou a Paris como um dos can­didatos a subir ao pódio olímpi­co por equipes da ginás­ti­ca rít­mi­ca pela primeira vez. A primeira apre­sen­tação na fase clas­si­fi­catória foi no con­jun­to sim­ples de cin­co arcos. As brasileiras tiver­am uma boa exibição ao som de uma ver­são da músi­ca “I Wan­na Dance with Some­body”, da can­to­ra Whit­ney Hous­ton. A nota de 35.950 deixou o Brasil na quar­ta colo­cação ger­al ao fim das 12 primeiras apre­sen­tações. Naque­le momen­to, a clas­si­fi­cação para a final esta­va encam­in­ha­da, já que avançavam as 8 mel­hores equipes.

Paris 2024 Olympics - Rhythmic Gymnastics - Group All-Around Qual. - Part 1 of 2 - Porte de La Chapelle Arena, Paris, France - August 09, 2024. Team Brazil performs with the hoops. REUTERS/Mike Blake
Quin­te­to brasileiro con­seguiu a quar­ta colo­cação entre 12 equipes que fiz­er­am a primeira apre­sen­tação no con­jun­to sim­ples de cin­co arcos da fase clas­si­fi­catória — Reuters/Mike Blake/Direitos/Proibida repro­dução

No entan­to, o cenário mudou antes da segun­da apre­sen­tação no con­jun­to mis­to, de três fitas e duas bolas. Uma das inte­grantes do quin­te­to, Vic­tória Borges, sen­tiu uma con­tratu­ra mus­cu­lar na pan­tur­ril­ha durante o aque­c­i­men­to, poucos min­u­tos antes de entrar em quadra. A atle­ta subiu no tabla­do man­can­do e, mes­mo com dores, fez questão de par­tic­i­par da roti­na jun­to com as demais com­pan­heiras. Na ginás­ti­ca rít­mi­ca não existe a pos­si­bil­i­dade de tro­ca de atle­tas por uma reser­va após o iní­cio da com­petição.

Durante a série, Vic­to­ria não con­seguiu exe­cu­tar os movi­men­tos ginás­ti­cos que fazem parte da vibrante core­ografia das brasileiras. Ao tér­mi­no da apre­sen­tação, as meni­nas não segu­raram a emoção. Vic­to­ria pre­cisou ser ampara­da para deixar o tabla­do. Como esper­a­do, a nota para o con­jun­to do Brasil foi baixa: 24.950.

Ao fim de todas as apre­sen­tações, a equipe brasileira obteve o somatório de 60.900 e ter­mi­nou na 9ª colo­cação, fora da zona de clas­si­fi­cação à final. O time da Bul­gária avançou como o primeiro colo­ca­do ger­al, com nota total de 70.400.

O quin­te­to do Brasil foi uma das que mais evoluiu no ciclo olímpi­co da ginás­ti­ca rít­mi­ca. Nas últi­mas eta­pas de Copa do Mun­do as brasileiras foram pre­sença con­stante nos pódios. Pela primeira vez a con­quista de uma medal­ha olímpi­ca no con­jun­to era algo pos­sív­el para a ginás­ti­ca do Brasil, em uma modal­i­dade ampla­mente dom­i­na­da pelos país­es da Europa. Ago­ra, o son­ho foi adi­a­do em qua­tro anos para a Olimpía­da de Los Ange­les, em 2028.

Edição: Cláu­dia Soares Rodrigues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mães de vítimas da violência estatal puxam Grito dos Excluídos no Rio

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil “Todas as formas de vida importam” foi o slogan da …