...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Esportes / Goalball brasileiro encerra participação na primeira fase em Paris

Goalball brasileiro encerra participação na primeira fase em Paris

Repro­dução: © Foto Wan­der Rober­to / CPD

Equipe masculina avança invicta; mulheres passam de fase


Publicado em 31/08/2024 — 15:13 Por Igor Santos — Repórter da EBC — Rio de Janeiro

ouvir:

Neste sába­do (31), as duas seleções brasileiras de goal­ball con­cluíram seu cal­endário na primeira fase da modal­i­dade nos Jogos Par­alímpi­cos de Paris. Enquan­to a equipe mas­culi­na empa­tou com o Irã por 7 a 7 e ter­mi­nou invic­ta, as mul­heres perder­am para a Chi­na por 3 a 1 e fecharam sem vitórias, em últi­mo lugar na chave. Como todas as oito equipes avançam de fase no goal­ball, tan­to no mas­culi­no quan­to no fem­i­ni­no, o Brasil segue vivo em ambos os naipes.

As brasileiras saíram atrás da Chi­na, per­den­do o primeiro tem­po por 1 a 0. O Brasil con­seguiu um empate com gol de Moniza, porém não resis­tiu ao adver­sário e sofreu out­ros dois. Na chave C, a seleção fem­i­ni­na fechou com um empate e duas der­ro­tas, em quar­to e últi­mo lugar. Na próx­i­ma fase, vai encar­ar o primeiro colo­ca­do do grupo D, que tem Japão, Canadá, Coréia do Sul e França. As quar­tas de final acon­te­cem na terça-feira, dia 3.

Já entre os home­ns o Brasil deixou escapar a certeza de ter­mi­nar em primeiro no grupo A. A seleção der­ro­ta­va o Irã por 7 a 4 com gols de André Dan­tas (4), Emer­son, Leomon e Paraz­in­ho, fal­tan­do pouco mais de um min­u­to para o fim da par­ti­da, porém sofreu três gols em sequên­cia, o últi­mo deles quan­do restavam menos de três segun­dos. Uma vitória e, con­se­quente­mente, a manutenção dos 100% de aproveita­men­to, garan­tiri­am a lid­er­ança. No entan­to, na últi­ma roda­da, o Irã, que joga con­tra os Esta­dos Unidos neste domin­go e tem uma vitória e um empate, ain­da pode ultra­pas­sar o Brasil no sal­do de gols. No momen­to, os brasileiros têm uma peque­na van­tagem (oito con­tra qua­tro).

A incerteza sobre a posição final na chave não altera muito o panora­ma para as quar­tas de final, que serão real­izadas na segun­da-feira, dia 2. O Brasil enfrentará o ter­ceiro ou o quar­to colo­ca­do do grupo B, que obri­ga­to­ri­a­mente será o Japão ou o Egi­to. Estas seleções se enfrentam no domin­go para definir quem fica em cada colo­cação.

A seleção mas­culi­na é a atu­al tri­cam­peã do mun­do, além de deten­to­ra do títu­lo par­alímpi­co, con­quis­ta­do em Tóquio. A equipe tam­bém tem uma pra­ta, con­quis­ta­da em Lon­dres 2012 e um bronze, no Rio, em 2016.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

São Paulo e Corinthians chegam à final do Brasileiro Feminino

Repro­dução: © Staff Images/CBF/Direitos Reser­va­dos Decisão começa a ser disputada no próximo domingo (15) Publicado …