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Golden Cross deve explicar à ANS suspensão da venda de planos de saúde

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Agência alega que não foi comunicada da decisão da operadora


Publicado em 10/06/2024 — 07:02 Por Flávia Albuquerque — Repórter da Agência Brasil — São Paulo

A Agên­cia Nacional de Saúde Suple­men­tar (ANS) aguar­da esclarec­i­men­tos da Gold­en Cross sobre a sus­pen­são da ven­da dos planos de saúde. A ANS disse que não rece­beu, até o momen­to, pedi­do para essa sus­pen­são e, por isso, a oper­ado­ra não está autor­iza­da a ado­tar a medi­da.

A agên­cia envi­ou, na últi­ma sex­ta-feira (7), ofí­cio solic­i­tan­do esclarec­i­men­tos à Gold­en Cross, depois de anún­cios veic­u­la­dos na impren­sa sobre a sus­pen­são da ven­da.

“Assim, a oper­ado­ra não está autor­iza­da a sus­pender a com­er­cial­iza­ção de seus pro­du­tos na data anun­ci­a­da (18 de jun­ho), deven­do todos aque­les que estiverem reg­istra­dos na reg­u­lado­ra e com o sta­tus de “ativos” per­manecerem disponíveis para aquisição dos con­sum­i­dores, até que a sus­pen­são seja dev­i­da­mente autor­iza­da pela ANS”, diz a agên­cia.

A ANS infor­mou ain­da que com relação à parce­ria para uti­liza­ção da rede da Amil pelos ben­efi­ciários da Gold­en Cross, não há neces­si­dade de autor­iza­ção, já que isso é per­mi­ti­do por lei e nor­ma­tivos da saúde suple­men­tar.

“Só é pre­ciso comu­ni­cação à reg­u­lado­ra nos casos em que hou­ver mudança do tipo de con­tratação (rede dire­ta, indi­re­ta ou própria) que havia sido reg­istra­da. Como a Gold­en Cross infor­mou à ANS, para atu­ar ape­nas com rede dire­ta, seja para presta­dores hos­pi­ta­lares quan­to não hos­pi­ta­lares, ela pre­cis­ará faz­er alter­ação no reg­istro jun­to à reg­u­lado­ra para uti­lizar a rede da Amil (rede indireta),o que ain­da não foi feito”.

A ANS ressaltou que por não se tratar de trans­fer­ên­cia de carteira, nada muda no atendi­men­to aos clientes e a Gold­en Cross con­tin­ua respon­sáv­el pela prestação de assistên­cia. “As oper­ado­ras são obri­gadas a ofer­e­cer aos ben­efi­ciários todos os serviços pre­vis­tos no Rol de Pro­ced­i­men­tos e Even­tos em Saúde, de acor­do com o con­tra­to e den­tro dos pra­zos definidos pela agên­cia”.

A Gold­en Cross foi procu­ra­da mas ain­da não respon­deu à Agên­cia Brasil.

Edição: Graça Adju­to

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