...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Justiça / Golpistas planejavam culpar governo Lula por atos do 8 de janeiro

Golpistas planejavam culpar governo Lula por atos do 8 de janeiro

Documento com estratégias foi criado em maio de 2023

Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 26/11/2024 — 21:03
Rio de Janeiro
Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Mate­ri­ais encon­tra­dos na residên­cia do gen­er­al da reser­va Mário Fer­nan­des indicam que havia um con­jun­to de estraté­gias para atra­pal­har as inves­ti­gações da ten­ta­ti­va de golpe de Esta­do. Uma delas era volta­da para a Comis­são Par­la­men­tar Mista de Inquéri­to (CPMI) do 8 de janeiro, para que a oposição imputasse ao gov­er­no Lula a respon­s­abil­i­dade pelos atos golpis­tas de 2023. A infor­mação está no relatório da Polí­cia Fed­er­al (PF), cujo sig­i­lo foi reti­ra­do hoje (26) pelo min­istro Alexan­dre de Moraes, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF).

Mário Fer­nan­des era o número dois da Sec­re­taria-Ger­al da Presidên­cia no gov­er­no de Jair Bol­sonaro. O doc­u­men­to com as estraté­gias para a CPMI foi cri­a­do em 16/05/2023, quan­do Fer­nan­des ocu­pa­va car­go de natureza espe­cial no gabi­nete do dep­uta­do fed­er­al Gen­er­al Pazuel­lo. No doc­u­men­to, estão “ideias-forças” para ori­en­tar a oposição ao gov­er­no Lula. A prin­ci­pal delas era afas­tar a respon­s­abil­i­dade do grupo inves­ti­ga­do pela PF e con­seguir o impeach­ment do atu­al pres­i­dente da Repúbli­ca.

Out­ro obje­ti­vo era des­gas­tar o STF e o min­istro Alexan­dre de Moraes, para avançar em pedi­dos de impeach­ment de min­istros da corte supre­ma, denom­i­na­dos “ditadu­ra da toga”, e anu­lar as prisões dos golpis­tas dos atos de 8 de janeiro, chama­dos de “patri­o­tas”.

“Mostrar o abu­so de poder do STF, prin­ci­pal­mente do Alexan­dre de Moraes, na prisão de cer­ca de 1.500 patri­o­tas, que só tem um com­par­a­ti­vo na história da humanidade, que são as prisões dos judeus pelos nazis­tas na Segun­da Guer­ra Mundi­al”, diz um dos tre­chos do doc­u­men­to.

Tam­bém se pre­tendia intim­i­dar e coa­gir a Polí­cia Fed­er­al, ao afir­mar que o órgão poli­cial come­teu abu­sos e pren­deu ile­gal­mente par­tic­i­pantes do 8 de janeiro.

Além das ori­en­tações sobre a CPMI, foram encon­tradas com Mário Fer­nan­des ano­tações para cri­ar uma nar­ra­ti­va con­tra o então min­istro da Justiça, Flávio Dino. O obje­ti­vo era respon­s­abi­lizá-lo por omis­são na ten­ta­ti­va de golpe de Esta­do no 8 de janeiro em Brasília.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Preso PM suspeito de ser o segundo atirador do caso Gritzbach

Total detidos sobe para 26, sendo 17 policiais militares Cami­la Boehm — Repórter da Agên­cia …