...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Educação / Golpistas usam página falsa do Enem para roubar dinheiro da inscrição

Golpistas usam página falsa do Enem para roubar dinheiro da inscrição

Repro­dução: Gov­er­no Fed­er­al

Polícia Federal investiga o caso


Publicado em 02/06/2024 — 09:12 Por Bruno de Freitas Moura — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

A família da jor­nal­ista Môni­ca Siqueira teve uma sur­pre­sa desagradáv­el quan­do ten­tou faz­er a inscrição para o Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem). Morado­ra de Brasília, a fil­ha dela, ain­da menor de idade, quer faz­er a pro­va como for­ma de treina­men­to, mes­mo antes de con­cluir o ensi­no médio.

Ao ten­tar faz­er a inscrição na últi­ma quin­ta-feira (30), ela usou o Google para pesquis­ar o endereço da pági­na de inscrição e encon­trou um site que se pas­sa­va pelo ofi­cial. Era, no entan­to, uma pági­na fal­sa.

“Eu olhei e esta­va dire­it­in­ho o design, o lay­out. A pági­na era igual, esta­va escrito ‘Inscrição Enem 2024’, tin­ha o roboz­in­ho (chat de inteligên­cia arti­fi­cial) que ensi­na o pas­so a pas­so”, lem­bra Môni­ca, desta­can­do as semel­hanças.

Golpe pagamento da taxa do enem. Print de página fraudulenta.
Repro­dução: Golpe paga­men­to da taxa do enem. Print de pági­na fraud­u­len­ta. — Print/AgenciaBrasil

Ao seguir o pro­ced­i­men­to e infor­man­do alguns dados, a estu­dante chegou à pági­na da cobrança de R$ 85, que ofer­e­cia a opção de paga­men­to por bole­to ou pix. Môni­ca fez o paga­men­to, inclu­sive com pequeno descon­to, por ter escol­hi­do a opção pix.

Sem rece­ber qual­quer email de con­fir­mação, mãe e fil­ha pas­saram a descon­fi­ar de que se trata­va de um golpe. Inclu­sive, a fil­ha notou que o site da supos­ta inscrição sequer per­gun­tou se a pro­va seria fei­ta por par­tic­i­pante “treineiro”, que é o caso dela, ou “para valer”.

Após bus­car mais infor­mações com ami­gos e nas redes soci­ais, Môni­ca viu relatos pare­ci­dos e enten­deu que real­mente tin­ha sido víti­ma de uma enganação.

Para ela, além da questão finan­ceira, o golpe é um pre­juí­zo para a edu­cação. “Pes­soas que podem não perce­ber que caíram no golpe e achar que estão inscritas”.

Sem con­tar, acres­cen­ta ela, que para muitas pes­soas, é um din­heiro que faz fal­ta. “Pes­soas que estão em situ­ação de vul­ner­a­bil­i­dade e estão con­seguin­do din­heiro para poder faz­er o Enem, isso é muito grave”.

Site derrubado

Nas redes soci­ais, há relatos semel­hantes nos últi­mos dias de pes­soas que quase foram enganadas ou que caíram no golpe. O site relata­do é o mes­mo, inscricao-2024.com, que já foi reti­ra­do do ar. Usuários citam que o link aparece em for­ma de anún­cio no Google.

O caso está sendo inves­ti­ga­do pela Polí­cia Fed­er­al. O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), autar­quia do Min­istério da Edu­cação respon­sáv­el pelo Enem, reforçou nas redes soci­ais que a inscrição para o exame deve ser fei­ta exclu­si­va­mente pelo endereço enem.inep.gov.br/participante.

“Após a real­iza­ção da inscrição, o sis­tema ger­ará um bole­to do Ban­co do Brasil para o paga­men­to da taxa. Esse bole­to só é disponi­bi­liza­do ao inscrito após aces­so ao sis­tema do exame por meio do login úni­co do Gov.br.”, aler­ta.

Aliás, out­ra difer­ença para o site fraud­u­len­to é que as inscrições cor­re­tas podem ser pagas por cartão de crédi­to e débito e não ape­nas por bole­to e pix.

Procu­ra­da pela Agên­cia Brasil neste sába­do (1º), a Polí­cia Fed­er­al infor­mou que “não se man­i­fes­ta sobre even­tu­ais inves­ti­gações em anda­men­to”.

Tam­bém procu­ra­da pela Agên­cia Brasil, a Google infor­mou que ado­ta políti­cas rígi­das que delimi­tam a for­ma como pes­soas e empre­sas podem anun­ciar pro­du­tos por meio do Google Ads, a platafor­ma de anún­cios do site de bus­cas.

“Quan­do iden­ti­fi­camos uma vio­lação às nos­sas políti­cas, agi­mos ime­di­ata­mente sus­penden­do o anún­cio e, até mes­mo, blo­que­an­do a con­ta do anun­ciante”, diz o comu­ni­ca­do.

Ain­da segun­do a empre­sa, em 2023 foram blo­quea­d­os ou removi­dos, glob­al­mente, 5,5 bil­hões de anún­cios e 12,7 mil­hões de con­tas por vio­lações às políti­cas da com­pan­hia.

“Se algum con­sum­i­dor sus­peitar ou for víti­ma de golpe, ofer­e­ce­mos uma fer­ra­men­ta para denun­ciar vio­lações de nos­sas políti­cas”, final­iza. As denún­cias podem ser feitas neste endereço.

Provas

As inscrições para o Enem 2024 estão aber­tas até 7 de jun­ho (estu­dantes do Rio Grande do Sul terão o pra­zo ampli­a­do, por causa da calami­dade cau­sa­da pela chu­va). A taxa é de R$ 85 e deve ser paga até 12 de jun­ho. O pra­zo para solic­i­tar isenção ter­mi­nou em abril. As provas serão nos dias 3 e 10 de novem­bro, nas 27 unidades da Fed­er­ação.

Além de avaliar o desem­pen­ho esco­lar dos estu­dantes ao tér­mi­no da edu­cação bási­ca, o Enem se tornou a prin­ci­pal por­ta de entra­da para a edu­cação supe­ri­or no Brasil, por meio do Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu), empre­ga­do por uni­ver­si­dades públi­cas, e de ini­cia­ti­vas como o Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (Prouni) e o Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies), uti­liza­do por fac­ul­dades par­tic­u­lares.

Edição: Marce­lo Brandão

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Entenda o que é trepanação, procedimento pelo qual Lula passou

Após dor de cabeça, exame revelou hemorragia intracraniana Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 — 16:10 …