...
sábado ,22 março 2025
Home / Economia / Gov.Br envia mensagens para ofertar serviços públicos digitais

Gov.Br envia mensagens para ofertar serviços públicos digitais

Repro­duçaõ: © Divul­gação/De­tran-DF

Notifica Gov.Br, do Ministério da Economia, entrou em fase de testes


Pub­li­ca­do em 02/12/2021 — 06:02 Por Agên­cia Brasil — Brasília

O gov­er­no fed­er­al ini­ciou testes de fer­ra­men­ta que vai ofer­tar serviços públi­cos dig­i­tais aos cidadãos. O Noti­fi­ca Gov.Br, do Min­istério da Econo­mia, entrou em fase de testes. Nes­ta primeira fase, motoris­tas rece­berão ori­en­tações para obter descon­tos de até 40% em paga­men­tos de mul­tas de trân­si­to.

Segun­do o Min­istério da Econo­mia, 40 mil motoris­tas do país começaram a rece­ber men­sagens com ori­en­tações do Gov.Br para o paga­men­to de mul­tas de trân­si­to den­tro do pra­zo e com descon­tos de até 40%.

Caso não real­izem defe­sa prévia ou entrem com recur­so con­tra a autu­ação, os con­du­tores noti­fi­ca­dos obtêm os 40% de descon­to sobre o val­or da mul­ta.

Nes­ta primeira eta­pa, a ini­cia­ti­va aten­derá con­du­tores com infrações de trân­si­to ain­da a pagar. Os motoris­tas rece­berão as men­sagens pelo aplica­ti­vo Gov.Br, por e‑mail e SMS no celu­lar. Out­ros serviços serão con­tem­pla­dos na sequên­cia, infor­mou o min­istério.

Atual­mente, o Gov.Br tem 116 mil­hões de usuários. A solução foi desen­volvi­da por equipes da Sec­re­taria de Gov­er­no Dig­i­tal do Min­istério da Econo­mia e do Ser­pro, com apoio da Sec­re­taria Nacional de Trân­si­to (Sen­a­tran), do Min­istério da Infraestru­tu­ra.

“Com o Noti­fi­ca Gov.Br, mudamos a lóg­i­ca da comu­ni­cação entre o Esta­do e a pop­u­lação, pois começamos a ofer­e­cer serviços de for­ma ante­ci­pa­da. Nos tor­namos mais pred­i­tivos. Ou seja, não é só o cidadão que vem atrás do serviço públi­co no Gov.Br. Nós começamos a ofer­ecê-los a par­tir da per­son­al­iza­ção da exper­iên­cia do usuário com a platafor­ma Gov.Br”, expli­ca o secretário de Gov­er­no Dig­i­tal, Fer­nan­do Coel­ho Mitkiewicz, em nota.

A ini­cia­ti­va faz parte da Estraté­gia de Gov­er­no Dig­i­tal 2020–2022, que pre­vê a ampli­ação da noti­fi­cação ao cidadão em, no mín­i­mo, 25% dos serviços dig­i­tais. Atual­mente, 72% dos 4,8 mil serviços do gov­er­no brasileiro são total­mente dig­i­tais.

Sistema Eletrônico de Notificações

O min­istério acres­cen­ta que os alvos deste teste são aque­les con­du­tores que ain­da não aderi­ram ao Sis­tema Eletrôni­co de Noti­fi­cações (SNE), disponív­el no aplica­ti­vo da Carteira Dig­i­tal de Trân­si­to ou pelo por­tal de serviços da Sen­a­tran. Eles serão ori­en­ta­dos a aderir.

O serviço vale para todas as mul­tas apli­cadas, seja no âmbito do municí­pio, dos esta­dos ou da União. Mas quem já tiv­er mul­ta ven­ci­da não par­tic­i­pa.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

ONU alerta sobre impactos da mudança climática nas geleiras

Países em desenvolvimento nas montanhas precisam de US$ 187 bi anuais Fabío­la Sin­im­bú — Repórter …