...
sábado ,5 outubro 2024
Home / Noticias / Governador do DF nomeará novo comandante para a PM

Governador do DF nomeará novo comandante para a PM

Repro­dução: © Anto­nio CruzA­gên­cia Brasil

Ex-titular do cargo foi preso hoje em Brasília


Pub­li­ca­do em 18/08/2023 — 11:40 Por Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O gov­er­nador do Dis­tri­to Fed­er­al, Ibaneis Rocha, disse nes­ta sex­ta-feira (18), em Brasília, que con­ver­sará com o secretário de Segu­rança Públi­ca do DF, San­dro Ave­lar, ain­da hoje, para definir – até a próx­i­ma segun­da-feira (21) — o nome do novo coman­dante-ger­al da Polí­cia Mil­i­tar do DF para sub­sti­tuir o atu­al coman­dante, Klépter Rosa Gonçalves, pre­so nes­ta sex­ta-feira na Oper­ação Incúria.

Ela apu­ra o envolvi­men­to da cúpu­la da PM nos atos golpis­tas de 8 de janeiro que causaram danos aos pré­dios do Palá­cio do Planal­to, Con­gres­so Nacional e Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al. Os acon­tec­i­men­tos foram clas­si­fi­ca­dos pelo gov­er­nador como um “episó­dio dramáti­co e trági­co. As respostas têm que acon­te­cer ao lon­go do perío­do do inquéri­to poli­cial”.

“Vou con­ver­sar com o secretário de Segu­rança e ele vai me indicar o nome e nós vamos nomear [para o coman­do da PM]. Ele vai anal­is­ar a denún­cia, ver o que tem con­tra cada um deles e nós vamos ver quem será exon­er­a­do”, adiantou Ibaneis.

O gov­er­nador acres­cen­tou que a PM não pode ficar sem coman­do. “Já hou­ve o afas­ta­men­to das funções e, ago­ra, temos que escol­her os sub­sti­tu­tos para con­tin­uar den­tro da nor­mal­i­dade da nos­sa cidade. Não podemos ficar com uma cor­po­ração, como a Polí­cia Mil­i­tar, acé­fala e temos que ter um coman­do ali den­tro para que a gente pos­sa dar sequên­cia ao tra­bal­ho na cidade”.

Mandados de prisão

Na man­hã des­ta sex­ta-feira, agentes da Polí­cia Fed­er­al cumpri­ram sete man­da­dos de prisão e cin­co de bus­ca e apreen­são, todos autor­iza­dos pelo Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF). A oper­ação Incúria é resul­ta­do de denún­cia do Grupo Estratégi­co de Com­bate aos Atos anti­democráti­cos da Procu­rado­ria Ger­al da Repúbli­ca (PGR).

Ques­tion­a­do por jor­nal­is­tas, o gov­er­nador disse que “decisão judi­cial se cumpre” e afir­mou que não foi o respon­sáv­el pela indi­cação do atu­al coman­dante da Polí­cia Mil­i­tar.

“Lem­bran­do que o coman­dante indi­ca­do [Klépter Rosa Gonçalves] não foi por mim, foi na época do meu afas­ta­men­to. Foi o inter­ven­tor [quem indi­cou].” O gov­er­nador se refe­ria a Ricar­do Capel­li, que coman­dou a inter­venção na segu­rança públi­ca do DF entre 8 e 31 de janeiro. Coube a Capel­li a nomeação de  Klépter, dias após os aten­ta­dos de 8 de janeiro.

Ibaneis afir­mou tam­bém que não está sur­pre­so com a oper­ação que pren­deu hoje pre­ven­ti­va­mente autori­dades no Dis­tri­to Fed­er­al, por autor­iza­ção do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al.

“Acho que as coisas estão andan­do de for­ma nat­ur­al. Hou­ve ontem (17) a rep­re­sen­tação do Min­istério Públi­co e o min­istro aca­tou. Tem que respeitar”, final­i­zou.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Todos os candidatos a prefeito e vereador de Tocos do Moji/MG da Eleição 2024

Veja os números dos candidatos para o dia da votação em primeiro turno. 02/10/2024 às …