...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Noticias / Governo anuncia auxílio emergencial para cidades afetadas por ciclone

Governo anuncia auxílio emergencial para cidades afetadas por ciclone

Repro­dução: © Cadu Gomes/VPR

Comitiva do governo federal irá visitar estado no domingo


Pub­li­ca­do em 08/09/2023 — 15:30 Por Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O pres­i­dente em exer­cí­cio, Ger­al­do Alck­min, anun­ciou o repasse de recur­sos da União para as prefeituras do Rio Grande do Sul com as situ­ações de calami­dade e de emergên­cia dev­i­da­mente recon­heci­das pelo Min­istério da Inte­gração e Desen­volvi­men­to Region­al (MDR). 

Para cál­cu­lo do repasse, o gov­er­no vai con­sid­er­ar o val­or de R$ 800 por pes­soa afe­ta­da pelas con­se­quên­cias da pas­sagem do ciclone extra­t­rop­i­cal nes­tas local­i­dades.

Alck­min esclare­ceu que os recur­sos serão do Min­istério do Desen­volvi­men­to e Assistên­cia Social, Família e Com­bate à Fome (MDS) com o obje­ti­vo de aju­dar os gov­er­nos locais a prestarem assistên­cia às famílias desabri­gadas.

“Nós vamos lib­er­ar R$ 800 por pes­soa para que os gov­er­no locais pos­sam prestar atendi­men­to a quem perdeu suas mora­dias”, disse Ger­al­do Alck­min, logo após reunião com dez min­istros, no Palá­cio do Planal­to.

O min­istro do Desen­volvi­men­to e Assistên­cia Social, Família e Com­bate à Fome, Welling­ton Dias, expli­cou que a trans­fer­ên­cia de recur­sos depen­derá da apre­sen­tação, pelas prefeituras gaúchas, da relação de pes­soas afe­tadas pelas fortes chu­vas.

Welling­ton Dias desta­cou que, ape­sar de 79 municí­pios terem a situ­ação de calami­dade recon­heci­da pelo gov­er­no fed­er­al, este número pode aumen­tar. “O recon­hec­i­men­to poderá chegar hoje a 83 municí­pios. Ago­ra, cada municí­pio apre­sen­tará ali a relação dos números de desabri­ga­dos e nós esta­mos autor­iza­dos a aten­der a todos.”

Comitiva

O min­istro da Sec­re­taria de Comu­ni­cação da Presidên­cia, Paulo Pimen­ta, anun­ciou que o pres­i­dente em exer­cí­cio vai lid­er­ar uma comi­ti­va de min­istros em uma visi­ta aos municí­pios do Rio Grande do Sul, na man­hã do próx­i­mo domin­go (10). Os inte­grantes do gov­er­no fed­er­al vão desem­bar­car em Lajea­do e dev­erão ir a Roca Sales e Arroio do Meio.

“Nós vamos, mais uma vez, reunir com o gov­er­no do esta­do, reunir com os prefeitos, vis­i­tar regiões atingi­das para orga­ni­zar, ain­da mais, esse apoio necessário que o gov­er­no fed­er­al está disponi­bi­lizan­do para o gov­er­no do esta­do e para as prefeituras, espe­cial­mente para as comu­nidades mais atingi­das”, disse Pimen­ta.

Alimentos

Alck­min con­fir­mou ain­da o envio de 20 mil ces­tas de ali­men­tos. Destas, 5 mil chegarão neste domin­go.

Além dis­so, uma sala de situ­ação do gov­er­no fed­er­al será insta­l­a­da no Rio Grande do Sul para reforçar os tra­bal­hos de atendi­men­to emer­gen­cial às cidades atingi­das pelo ciclone extra­t­rop­i­cal. A coor­de­nação deste grupo ficará a car­go do coman­dante do Coman­do Mil­i­tar do Sul, gen­er­al de Exérci­to, Hertz Pires do Nasci­men­to.

Lula

Ger­al­do Alck­min ocu­pa o car­go de pres­i­dente durante a viagem de Luiz Iná­cio Lula da Sil­va a Nova Déli, na Índia, para par­tic­i­par da Cúpu­la do G20.

Per­gun­ta­do pelos jor­nal­is­tas sobre o moti­vo de Lula não ter vis­i­ta­do as víti­mas do ciclone no Rio Grande do Sul, Alck­min afir­mou que o gov­er­no está empen­hado em solu­cionar a questão. “Os seus min­istros estiver­am lá [na quar­ta-feira]. O pres­i­dente [Lula] tin­ha, ontem, o 7 de Setem­bro e não tin­ha como sair. No dia ante­ri­or, [o pres­i­dente Lula]  teve uma indis­posição de saúde, mas todo o gov­er­no está empen­hado em aten­der a região.”

Na rede social X (anti­go Twit­ter), Lula afir­mou que ori­en­tou o gov­er­no a estar “de pron­tidão”. “Pronta­mente, o @geraldoalckmin, e os min­istros e min­is­tras do nos­so gov­er­no, for­maram um comitê per­ma­nente de apoio ao Rio Grande do Sul. Esta­mos atuan­do em todas as frentes. Maquinário, tra­tores, dis­tribuição de 20 mil ces­ta de ali­men­tos e kits de saúde para cer­ca de 15 mil pes­soas estão sendo disponi­bi­liza­dos”, afir­mou.

Situação

As chu­vas inten­sas provo­caram 41 mortes, segun­do o últi­mo bal­anço da Defe­sa Civ­il do esta­do, divul­ga­do na noite de quin­ta-feira (7). Há ain­da 25 pes­soas desa­pare­ci­das, 43 feri­dos, 2.944 desabri­ga­dos e 7.607 desa­lo­ja­dos, em 83 cidades. A esti­ma­ti­va do gov­er­no estad­ual é que mais de 120 mil pes­soas ten­ham sido afe­tadas.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Em 5 anos, homicídios caem mais de 30% em seis estados e no DF

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Em 2018 e 2019, houve queda mesmo com 45,5 mil registros …