...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Noticias / Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

Ingresso dos novos servidores ocorrerá ao longo de 2025 e 2026

Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 29/01/2025 — 18:37
Brasília
Brasília (DF), 02.05.2024 - Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) estão aproveitando os últimos dias para revisar o conteúdo. Cerca de 160 pessoas acompanharam o último aulão preparatório promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Repro­dução: © Joel Rodrigues/Agência Brasília

O min­istro da Justiça e Segu­rança Públi­ca, Ricar­do Lewandows­ki, anun­ciou nes­ta quar­ta-feira (29) a real­iza­ção de um novo con­cur­so da Polí­cia Fed­er­al que vai preencher 2 mil novas vagas, amplian­do o número de inte­grantes da cor­po­ração de 13 mil para 15 mil poli­ci­ais. Segun­do ele, isso repõe o efe­ti­vo históri­co da PF. O anún­cio foi feito no Palá­cio do Planal­to, após uma reunião com o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, que autor­i­zou a seleção públi­ca.    

“Mais 2 mil poli­ci­ais fed­erais que serão dis­tribuí­dos por todo o Brasil, muito impor­tantes no com­bate ao crime orga­ni­za­do, na segu­rança das nos­sas fron­teiras e no com­bate ao crime ambi­en­tal”, afir­mou Lewandows­ki, detal­han­do que o pres­i­dente autor­i­zou a chama­da de mil profis­sion­ais em 2025 e mil em 2026. Ele esta­va acom­pan­hado pela min­is­tra da Gestão e Ino­vação em Serviços Públi­cos, Esther Dweck. Segun­do ela, a por­taria inter­min­is­te­r­i­al com a autor­iza­ção para o con­cur­so, incluin­do o número exa­to de vagas e car­gos, será pub­li­ca­da em até duas sem­anas.

As vagas serão dis­tribuí­das entre todos os cin­co car­gos da PF: del­e­ga­do, escrivão, papi­lo­copista, agente e per­i­to.

“O pres­i­dente deu uma grande pri­or­i­dade para esse con­cur­so. E a gente está anun­cian­do logo ago­ra, antes de out­ros [con­cur­so] que vamos anun­ciar ao lon­go do ano, para que eles ingressem o mais rápi­do pos­sív­el. Tem todo um proces­so lon­go e a entra­da efe­ti­va deve ocor­rer no final desse ano ou só no ano que vem”, infor­mou a min­is­tra.

Ain­da segun­do Esther Dweck, os cál­cu­los do gov­er­no estão em lin­ha com a econo­mia de R$ 1 bil­hão em con­cur­sos públi­cos anun­ci­a­da pela pas­ta da min­is­tra no final do ano pas­sa­do, e que con­s­ta na Lei Orça­men­tária Anu­al, e não será afe­ta­da por essa nova seleção.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …