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Governo arrecada R$ 216 milhões na concessão de cinco áreas portuárias

leilão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).
Repro­du­ção: © Minis­té­rio da Infra­es­tru­tu­ra

São previstos R$ 600 milhões de investimentos nos terminais


Publi­ca­do em 09/04/2021 — 17:51 Por Bru­no Boc­chi­ni — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

O gover­no fede­ral lei­lo­ou hoje (9), na B3 em São Pau­lo, o arren­da­men­to de cin­co áre­as por­tuá­ri­as: três delas (IQI03, IQI11, IQI12 e IQI13) no Por­to de Ita­qui, no Mara­nhão; e uma (P1), no Por­to de Pelo­tas, no Rio Gran­de do Sul. No total, foram arre­ca­da­dos apro­xi­ma­da­men­te R$ 216 milhões em outor­gas. Tam­bém estão pre­vis­tos cer­ca de R$ 600 milhões de inves­ti­men­tos, pelas empre­sas ven­ce­do­ras, em 20 anos nos ter­mi­nais. 

Com lan­ce de R$ 61,3 milhões, a San­tos Bra­sil Par­ti­ci­pa­ções arre­ma­tou a área IQI03 no Por­to de Ita­qui (MA). O ter­mi­nal tem área de 25.416 metros qua­dra­dos (m²), dedi­ca­da à movi­men­ta­ção de gra­néis líqui­dos, espe­ci­al­men­te com­bus­tí­veis. O con­tra­to de arren­da­men­to tem pra­zo pre­vis­to para explo­ra­ção de 20 anos. No perío­do, a com­pa­nhia deve­rá fazer inves­ti­men­tos de R$ 106,5 milhões no ter­mi­nal.

A área do ter­mi­nal IQI11 (33.607m²) tam­bém foi arre­ma­ta­da pela San­tos Bra­sil Par­ti­ci­pa­ções, assim como a IQI12 (38.683 m²), com lan­ces de R$ 56 milhões e R$ 40 milhões, res­pec­ti­va­men­te. Os ter­mi­nais, que tam­bém ope­ram prin­ci­pal­men­te com gra­néis líqui­dos, deve­rão rece­ber inves­ti­men­tos da com­pa­nhia da ordem de R$ 133 milhões e R$ 177 milhões, res­pec­ti­va­men­te. O tem­po de con­tra­to é de 20 anos.

Com lan­ce de R$ 59 milhões, a Ultra­car­go – Ter­mi­nal Quí­mi­co de Ara­tu — arre­ma­tou a área do ter­mi­nal IQI13 (32.078 m²), e terá de arcar com a implan­ta­ção de toda a infra­es­tru­tu­ra do ter­mi­nal para a ope­ra­ção de gra­néis líqui­dos, incluin­do edi­fi­ca­ções, tan­ca­gem, tubu­la­ções, bem como com os equi­pa­men­tos a serem uti­li­za­dos na ope­ra­ção, com a pre­vi­são de inves­ti­men­tos da ordem de R$ 178,5 milhões em um perío­do de con­ces­são de 20 anos.

Úni­ca a apre­sen­tar pro­pos­ta para a área do ter­mi­nal P1 do Por­to de Pelo­tas, a CMPC Celu­lo­se Rio­gran­den­se ven­ceu o lei­lão com lan­ce de R$ 10 mil. O ter­mi­nal é o úni­co ope­ra­dor por­tuá­rio com voca­ção para movi­men­ta­ção de toras de madei­ra na região. A com­pa­nhia deve­rá fazer inves­ti­men­tos de R$ 16 milhões no perío­do de con­ces­são, de dez anos.

“São ter­mi­nais extre­ma­men­te impor­tan­tes, que rece­be­rão 600 milhões de reais de inves­ti­men­to. Foi um exce­len­te resul­ta­do para a logís­ti­ca bra­si­lei­ra. Esta­mos aumen­tan­do a nos­sa capa­ci­da­de da logís­ti­ca de com­bus­tí­veis e, deta­lhe, [em um sis­te­ma] mul­ti modal. Vamos ver com­bus­tí­vel impor­tan­do che­gan­do em Ita­qui e des­cen­do, sen­do dis­tri­buí­do para o res­to do Bra­sil por fer­ro­via”, des­ta­cou o minis­tro de Infra­es­tru­tu­ra, Tar­cí­sio Frei­tas.

Edi­ção: Ali­ne Leal

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