...
domingo ,16 março 2025
Home / Noticias / Governo brasileiro determina retirada de algemas de deportados dos EUA

Governo brasileiro determina retirada de algemas de deportados dos EUA

Passageiros vão embarcar em avião da FAB em Manaus

Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil*
Pub­li­ca­do em 25/01/2025 — 14:53
Brasília
Estados Unidos, 25/01/2025 - Migrantes deportados pelo governo Donald Trump nos Estados Unidos embarcam em avião militar de volta ao Brasil. Foto: Casa Branca/Divulgação
Repro­dução: © Casa Branca/Divulgação

O Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca deter­mi­nou a reti­ra­da de alge­mas de brasileiros que foram depor­ta­dos dos Esta­dos Unidos e que estavam a bor­do de uma aeron­ave norte-amer­i­cana que pousou em Man­aus na noite des­ta sex­ta-feira (24).

“Na man­hã deste sába­do (25), o min­istro da Justiça e Segu­rança Públi­ca, Ricar­do Lewandows­ki, infor­mou o pres­i­dente da Repúbli­ca, Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, sobre uma ten­ta­ti­va de autori­dades dos Esta­dos Unidos de man­ter cidadãos brasileiros alge­ma­dos durante o voo de depor­tação para o Brasil”, infor­mou o Min­istério da Justiça.

Em nota, acres­cen­tou que o min­istério tomou con­hec­i­men­to da situ­ação dos brasileiros pelo dire­tor-ger­al da Polí­cia Fed­er­al (PF), Andrei Pas­sos Rodrigues. O voo, que tin­ha como des­ti­no o Aero­por­to Inter­na­cional de Con­fins, em Belo Hor­i­zonte, pre­cisou faz­er um pouso de emergên­cia em Man­aus dev­i­do a prob­le­mas téc­ni­cos.

Algemas retiradas

“Por ori­en­tação de Lewandows­ki, a Polí­cia Fed­er­al recep­cio­nou os brasileiros e deter­mi­nou a autori­dades e rep­re­sen­tantes do gov­er­no norte-amer­i­cano a ime­di­a­ta reti­ra­da das alge­mas”, reforçou o comu­ni­ca­do. “O min­istro desta­cou ao pres­i­dente o fla­grante desre­speito aos dire­itos fun­da­men­tais dos cidadãos brasileiros”, acres­cen­ta a nota.

Enfa­ti­za que, ao tomar con­hec­i­men­to da situ­ação, Lula deter­mi­nou que uma aeron­ave da Força Aérea Brasileira (FAB) fos­se mobi­liza­da para trans­portar os brasileiros até o des­ti­no final, “de modo a garan­tir que pos­sam com­ple­tar a viagem com dig­nidade e segu­rança.”

“O Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca enfa­ti­za que a dig­nidade da pes­soa humana é um princí­pio basi­lar da Con­sti­tu­ição Fed­er­al e um dos pilares do Esta­do Democráti­co de Dire­ito, con­fig­u­ran­do val­ores inego­ciáveis”, con­cluiu a pas­ta no comu­ni­ca­do.

Tam­bém em nota, a Polí­cia Fed­er­al con­fir­mou que os 88 brasileiros que estavam a bor­do da aeron­ave norte-amer­i­cana com out­ros depor­ta­dos dos Esta­dos Unidos chegaram a Man­aus alge­ma­dos.

“Os brasileiros que chegaram alge­ma­dos foram rece­bidos e ime­di­ata­mente lib­er­a­dos das alge­mas pela Polí­cia Fed­er­al, na garan­tia da sobera­nia brasileira em ter­ritório nacional e dos pro­to­co­los de segu­rança em nos­so país. A Polí­cia Fed­er­al proibiu que os brasileiros fos­sem nova­mente deti­dos pelas autori­dades amer­i­canas.”

“Os pas­sageiros foram acol­hi­dos e aco­moda­dos na área restri­ta do aero­por­to. No local, rece­ber­am bebi­da, comi­da, colchões e foram disponi­bi­liza­dos ban­heiros com chu­veiros”, detal­ha a nota.

Por deter­mi­nação da Presidên­cia da Repúbli­ca, uma aeron­ave da Força Aérea Brasileira (FAB) trans­portará os brasileiros para o Aero­por­to de Con­fins, em Belo Hor­i­zonte, na tarde deste sába­do.

Os brasileiros serão acom­pan­hados e pro­te­gi­dos pelos mil­itares da FAB e poli­ci­ais fed­erais brasileiros.

FAB

A FAB infor­mou que uma aeron­ave KC-30 foi desta­ca­da, após solic­i­tação do gov­er­no fed­er­al, para prestar apoio aéreo a pas­sageiros depor­ta­dos ori­un­dos dos Esta­dos Unidos que aguardam o tér­mi­no do trasla­do em Man­aus.

A aeron­ave, segun­do a FAB, decolou da Base Aérea de Brasília às 13h, com pouso pre­vis­to para 14h30 no Aero­por­to Inter­na­cional Eduar­do Gomes, em Man­aus. “O tem­po de solo em Man­aus depen­derá de trâmites diver­sos a serem real­iza­dos pelos órgãos com­pe­tentes”.

De acor­do com o comu­ni­ca­do, a FAB vai disponi­bi­lizar profis­sion­ais de saúde para realizar o acom­pan­hamen­to dos pas­sageiros depor­ta­dos – durante o tra­je­to até o des­ti­no final, o Aero­por­to Inter­na­cional de Con­fins, em Belo Hor­i­zonte.

Entenda

As oper­ações de depor­tação em mas­sa de imi­grantes ile­gais tiver­am iní­cio poucos dias após o iní­cio do manda­to do pres­i­dente norte-amer­i­cano Don­ald Trump. Na noite da últi­ma quin­ta-feira (23), 538 pes­soas foram deti­das e cen­te­nas foram depor­tadas em oper­ação anun­ci­a­da pela Casa Bran­ca.

“A admin­is­tração Trump deteve 538 imi­grantes ile­gais crim­i­nosos”, anun­ciou a por­ta-voz Karo­line Leav­itt, acres­cen­tan­do que cen­te­nas foram depor­ta­dos em aviões do Exérci­to norte-amer­i­cano. “A maior oper­ação de depor­tação em mas­sa da história está em cur­so”, disse.

Ao lon­go da cam­pan­ha pres­i­den­cial, Trump prom­e­teu con­ter a imi­gração ile­gal no país, cenário clas­si­fi­ca­do por ele como “emergên­cia nacional”. Logo em seu primeiro dia na Presidên­cia dos EUA, o repub­li­cano assi­nou ordens exec­u­ti­vas des­ti­nadas a impedir a entra­da de imi­granteS nos Esta­dos Unidos.

*Com infor­mações da RTP.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Desfile de escolas de samba reafirma tradição popular no RS

Agremiações se recuperam após enchentes devastadoras de 2024 Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …