...
domingo ,14 abril 2024
Home / Noticias do Mundo / Governo chama embaixador do Brasil em Israel para consultas

Governo chama embaixador do Brasil em Israel para consultas

Repro­du­ção: © Geral­do Magela/Agência Sena­do

Embaixador de Israel no Brasil foi chamado ao Itamaraty


Publi­ca­do em 19/02/2024 — 16:45 Por Sabri­na Crai­de — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O minis­tro das Rela­ções Exte­ri­o­res, Mau­ro Viei­ra, cha­mou para con­sul­tas o embai­xa­dor bra­si­lei­ro em Tel Aviv, Fre­de­ri­co Meyer, que embar­ca para o Bra­sil nes­ta ter­ça-fei­ra (20). Tam­bém foi con­vo­ca­do o embai­xa­dor isra­e­len­se Dani­el Zonshi­ne para que com­pa­re­ça ain­da nes­ta segun­da-fei­ra (19) ao Palá­cio Ita­ma­raty, no Rio de Janei­ro. 

Segun­do nota divul­ga­da pelo Ita­ma­raty, as medi­das foram toma­das “dian­te da gra­vi­da­de das decla­ra­ções des­ta manhã do gover­no de Isra­el”. Mau­ro Viei­ra está no Rio de Janei­ro para a reu­nião do G20.

Na manhã des­ta segun­da-fei­ra, o minis­tro das Rela­ções Exte­ri­o­res de Isra­el, Isra­el Katz, vol­tou a cri­ti­car o pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lula da Sil­va por suas decla­ra­ções sobre ope­ra­ções isra­e­len­ses na Fai­xa de Gaza e decla­rou Lula per­so­na non gra­ta no país.

A decla­ra­ção de “per­so­na non gra­ta” é um ins­tru­men­to jurí­di­co reco­nhe­ci­do e uti­li­za­do nas rela­ções inter­na­ci­o­nais. É uma prer­ro­ga­ti­va que os esta­dos têm para indi­car que um repre­sen­tan­te ofi­ci­al estran­gei­ro não é mais bem-vin­do como tal em seu ter­ri­tó­rio.

Em entre­vis­ta cole­ti­va duran­te via­gem ofi­ci­al à Etió­pia, o pre­si­den­te bra­si­lei­ro clas­si­fi­cou as mor­tes de civis em Gaza como geno­cí­dio e cri­ti­cou paí­ses desen­vol­vi­dos por redu­zi­rem ou cor­ta­rem a aju­da huma­ni­tá­ria na região. “O que está acon­te­cen­do na Fai­xa de Gaza com o povo pales­ti­no não exis­te em nenhum outro momen­to his­tó­ri­co. Aliás, exis­tiu quan­do Hitler resol­veu matar os judeus”, dis­se Lula.

Ouça na Radi­o­a­gên­cia Naci­o­nal:

 

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Ataques no Mar Vermelho agravam conflito no Oriente Médio

Repro­du­ção: © Fra­me Reuters/UK MINISTRY OF DEFENCE Situação pode ter reflexos na eleição americana, alerta …